Ouro Preto com Bebês

Quando nossa bebê estava com 4 meses de vida fomos passar um final de semana em Ouro Preto. Já tínhamos o hábito de viajar de carro porque desde os 2 meses dela fomos para as casas dos avós em Minas Gerais. 

Nossa viagem foi de Juiz de Fora para Ouro Preto, e a viagem durou cerca de 4 horas de carro. 

A estrada até Ouro Preto é boa, mas cuidado com os radares de velocidade. Além disso, se você estiver viajando pela BR 0-40 um local excelente para comer pão de queijo é no Roselanche, na altura de Barbacena (já guarda essa dica). O Roselanche tem boa estrutura, principalmente quando se está viajando com uma bebê.

Ouro Preto com bebês

Escolhemos uma Pousada Casa Grande, que já me hospedei outras vezes, porque gosto muito do preço, da localização, do café da manhã e do atendimento. Pedimos um berço na hora da reserva para garantir. 

Ouro Preto com bebês

Ouro Preto com bebês
Sapatos adequados e canguru pelas ruas

Ouro Preto: Patrimônio Mundial da Humanidade

O Centro Histórico de Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de patrimônio cultural da humanidade, e sua arquitetura colonial é muito linda. E como toda típica cidade mineira, a cidade tem muitas ruas, becos e ladeiras íngremes. Ah, e para completar, não tem asfalto e sim pedras  bastante escorregadias, então não esqueça de ir com calçados adequados.

Outra coisa muito importante para se destacar é que como fomos no início do mês de setembro, o clima ainda estava bem frio, então leve casacos e roupas  para esse fim de inverno.

As ladeiras de Ouro Preto com bebês

Não me imagino andando de carrinho de bebê por lá, então optamos pelo fantástico canguru e foi uma excelente pedida. Andamos com ela assim, agarradinha na gente e passeamos muito e exploramos a cidade como bons turistas. 

O que fazer em Ouro Preto com bebês: ladeiras, museus e as igrejas Ouropretanas

Juntamente com a arquitetura colonial, as inúmeras Igrejas em Ouro Preto são riquíssimas. Ou seja, cheias de ouro daquela época quando a cidade era referência em extração desse metal super precioso. 

Então descemos e subimos a Rua Direita inúmeras vezes, fomos até a Escola de Minas para tirar foto da principal Praça  da cidade, a Praça Tiradentes. 

Queríamos ter entrado no Museu da Inconfidência localizado ali mesmo, no entanto, tínhamos  pouco tempo, então preferimos andar sem rumo pela cidade, entrando e saindo dos charmosos becos. 

A cidade é absurdamente fotogênica e você se sente dentro do seu livro de história da escola. 

Adoramos ver o Pico do Itacolomy de vários pontos da cidade (é a montanha que parece um homem deitado, com um nariz bem grande). 

Vista panorâmica de Ouro Preto/ Vista Itacolomy

Entramos na linda e imperdível Casa dos Contos e descobrimos que ali antigamente funcionava um local oficial para cobrar os impostos para a Coroa Portuguesa. Atualmente é um museu que preserva toda essa história.

Almoçamos bem ao lado dali, no delicioso Passo Pizza Jazz. O restaurante mistura culinária  mineira com toques de criatividade e boa carta de vinhos e cervejas. 

Inclusive a gastronomia em Ouro Preto é referência em Minas Gerais. Vale muito a pena vir pra cá para fazer tour gastronômico. 

Como foi a alimentação do bebê na viagem

Uma mega vantagem em se viajar com bebês de 3 meses de vida é que não é preciso se preocupar com a alimentação dele. Minha criança viajante estava sendo amamentada e isso era muito bom. Sacava o mamá em qualquer lugar e ela estava sempre feliz e bem nutrida. 

Uma outra coisa que foi fundamental para nossa viagem ter sido tão especial foi a presença dos avós da minha bebê. Meus pais amam Ouro Preto e possuem ótimas lembranças de quando morávamos na região, então foi muito bom ter trazido eles. 

Família em Ouro Preto

Bate e volta de Ouro Preto à Mariana

Toda vez que visitamos Ouro Preto sempre conseguimos arrumar tempo para visitar a encantadora cidade de Mariana

Então fizemos um bate e volta, almoçamos na casa de amigos da época de quando moramos ali e passamos ótimos momentos durante a tarde. 

Mariana possui um incalculável valor histórico: foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. 

No século XVIII, foi uma das principais cidades produtoras de ouro para o Império Português. Não sei se é do conhecimento de todos, mas Mariana tornou-se a primeira capital mineira por vencer uma espécie de concurso onde a Vila que arrecadasse maior quantia de ouro seria promovida a Cidade, e assim, virou a capital da então Capitania de Minas Gerais.

Vista de Mariana
Praça em Mariana

Para nossa sorte estava tendo um encontro de Palhaços na Pracinha da cidade, e claro que minha criança viajante, mesmo com 3 meses, curtiu muito. 

Aliás, em relação à pracinha da cidade, que a população local chama de Jardim é muito gostosa. Super arborizada, com um laguinho bucólico, muitos bancos embaixo das árvores e um coreto, tudo muito pitoresco. 

Vale a pena viajar com bebê para Ouro Preto? 

Claaaro que vale! Se você gosta de história, arquitetura barroca bem preservada e boa gastronomia, essa viagem é para você. Só se prepare para carregar neném morro acima e morro abaixo através de slings ou cangurus e não se esqueça dos sapatos adequados para isso. 

Ficamos 3  noites e já estamos querendo retornar para entrar na Mina de ouro, em grutas,  museus, igrejas e visitar o distrito de Lavras Novas que não conseguimos visitar. Outra coisa que faremos aqui  é o passeio de Maria Fumaça, além de degustar a saborosa gastronomia mineira em outros bares e restaurantes. 

Essa viagem de carro para Ouro Preto com a bebê foi meio que um treinamento para viajar com ela para o exterior, onde viajamos na semana seguinte para a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Alemanha.

Segue nosso roteiro:  Croácia, Montenegro, Bósnia e Alemanha: roteiro de 15 dias pelos Bálcãs

Elizabeth Werneck é mãe da Iara, agora ela tem 3 anos.

Veja outras dicas de Minas Gerais com crianças

Ouro Preto com crianças

Passeio de Trem de Tiradentes a São João Del Rei

Inhotim com crianças

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here