São Luiz do Purunã com crianças

Visitar São Luiz do Purunã com crianças é uma experiência muito legal. Fica pertinho de Curitiba, com acesso fácil e rápido, a região é ideal pra quem quer fugir dos centros urbanos, respirar ar puro, curtir a natureza com a família, apreciar paisagens lindas e aproveitar uma viagem segura, longe das aglomerações!

Estivemos lá em um final de semana de agosto, a convite do Vale do Purunã, uma  fazenda com flats de alto padrão e estrutura completa pra receber famílias que visitam São Luiz do Purunã com crianças.

Fomos em um dos finais de semana mais frio dos últimos meses e pegamos um dia inteirinho de chuva. Mas isso não impediu que a nossa hospedagem fosse deliciosa, pois os flats contam com ar-condicionado e lareira à álcool, banheira, além de roupas de cama quentinhas. Ficamos imaginando que se estava gostoso assim no inverno, no verão (e com sol), deve ser melhor ainda!

São dois modelos de chalés: com um e dois quartos. O que chama atenção é o capricho das proprietárias – também mães de crianças pequenas – e o cuidado com todos os detalhes. Os chalés estão novinhos, pois o espaço foi recém-inaugurado, e contam com tudo que uma família precisa pra ficar bem acomodada.

Todos os chalés tem nomes de cavalos, os nossos eram o Pandora e o Utrillo e são estrategicamente projetados para curtir o pôr do sol.

Estrutura completa em São Luiz do Purunã com crianças

As cozinhas são completas, com louças, panelas e todos os acessórios para cozinhar, incluindo liquidificador, torradeira, cafeteira de cápsulas… não nos faltou nada! Tem até pratinhos para bebês e crianças pequenas. A sala e os quartos são super aconchegantes, mas o banheiro é o destaque! Todos têm banheira de imersão, box grande e chuveiro gostoso!

São Luiz do Purunã com crianças

O projeto dos flats é de muito bom gosto, com linhas retas e estilo contemporâneo. Todos têm varanda com churrasqueira, rede e cadeiras com vista para o lago e uma plantação de eucaliptos.

O acesso é feito com fechadura digital e senha, o que garante mais privacidade e segurança aos hóspedes. Em nenhum momento tivemos contato físico com ninguém, apenas por WhatsApp. Aliás, o WiFi funciona super bem, me deu vontade de fazer home office por lá, com aquela paz e tranquilidade!

Para cada chalé são disponibilizadas duas bicicletas grandes (uma boa ideia para quem tem filhos pequenos é levar cadeirinhas), além de toalha e cesta para piquenique, peteca, baralho, jogo Uno, bumerangue e outros detalhes fofos que fazem diferença pra quem viaja com crianças!

Piquenique em São Luiz do Purunã

São Luiz do Purunã com crianças

Uma super cesta de piquenique com sucos, frutas, tortas e doces tradicionais da região, estava nos esperando no chalé. A fazenda não tem espaço de restaurante ou café da manhã, mas é possível pedir a cesta de café da manhã ou piquenique da Confeitaria Kliewer, que faz a entrega para os hóspedes (mediante encomenda). A confeitaria tem muita tradição em cafés coloniais! Eu achei muito gostosa a ideia de usar a cesta e a toalha de piquenique e se instalar perto do playground para comer e brincar.

em tradição em cafés coloniais! Eu achei muito gostosa a ideia de usar a cesta e a toalha de piquenique e se instalar perto do playground para comer e brincar.

São Luiz do Purunã com crianças: onde fica e o que fazer

São Luiz do Purunã com crianças

São Luiz do Purunã fica no município de Balsa Nova, há menos de 50km de Curitiba. A região fica situada na Escarpa Devoniana, uma formação geológica que divide o Primeiro e o Segundo Planalto do Paraná, portal de entrada dos Campos Gerais. O nome, Escarpa Devoniana, se deve ao período da formação rochosa ocorrida há 400 milhões de anos, no período Devoniano. Entretanto, a forma como se encontra hoje é mais recente – 65 milhões de anos – fruto do período Cenozóico. A geografia local é de tirar o fôlego, com cânions, rios, cachoeiras, formações rochosas e florestas nativas.

A programação envolve trilhas, esportes de aventura, cavalgadas, colheitas, ciclismo e até aulas de arco e flecha. Ao fazer a reserva no Vale do Purunã, os hóspedes recebem algumas indicações de passeios e dicas de programação, além de orientações de passeios que podem ser feitos a pé até a beirada do cânion, passando por casas lindas e paisagens incríveis.

São Luiz do Purunã com crianças

Um dos programas é fazer passeios a cavalo pelas trilhas e canions.

São Luiz do Purunã com crianças: onde comer

Na nossa estadia no Vale do Purunã, aproveitamos a estrutura da cozinha pra fazer comidas gostosas e relaxar, mas tem muitas opções legais na região, que fica ao lado de Witmarsum, uma colônia formada por alemães menonitas cheia de lugares café coloniais e restaurantes com comidas tradicionais.

No caminho para o Vale do Purunã, paramos para almoçar no restaurante Biergarten, da Cervejaria Usinamalte, famosa pela produção da cerveja Anarquista. O cardápio tem opções ótimas para crianças, como o spaetzle (espécie de macarrão caseiro típico alemão), batata frita, sanduíches e salsichas. O dia estava frio e chuvoso, mas ficamos com muita vontade de voltar para aproveitar o lindo jardim, com mesinhas ao ar livre. E o lugar ainda é pet friendly!

Biergarten Usinamalte Bierwit

Beer GardenBar, restaurante, café, loja, animais e área verde.
Sexta: 14h às 19h
Sáb/ dom/ feriados 11h As 18h
WhatsApp 42 99111 4200

Mais próximo do Vale do Purunã há também outros restaurantes, como do Rancho Ventania, do Hotel Fazenda Cainã e a Cantina Dona Eulália. Dessa vez não fomos experimentar, mas pretendemos voltar logo para conhecer melhor a gastronomia da região.

Confeitaria Kliewer

A Confeitaria Kliewer é uma das mais tradicionais da região e tem um super café colonial, sábados e domingos, das 8h às 17h. Nossa cesta de piquenique e as cestas de café da manhã são da Kliewer. Eles tem uma parceria com o Vale do Purunã e entregam as cestas, sob encomenda, nos chalés. Mas quem preferir pode aproveitar o buffet que é cheio de opções deliciosas, eles tem parquinho infantil.

Av. Pres. Ernesto Geisel, 2817 – Palmeira, PR, 84130-000
(42) 98405-7921

Bauern Haus

São Luiz do Purunã com crianças

Na volta pra casa, almoçamos no restaurante Bauern Haus, um bufê de comida caseira, muito tradicional com pratos como joelho de porco, além de arroz, feijão e opções de carne e sobremesa, com donos muito simpáticos.

O lugar tem mesinhas ao ar-livre e alguns animaizinhos como carneiros, avestruzes e patos. As crianças adoram!

BR 376, KM 549 -Acesso Sentido Curitiba ➜ Ponta Grossa

www.airbnb.com/h/valedopuruna4
www.airbnb.com/h/valedopuruna5

Instagram: Valedopuruna

Obrigada pelo convite, adoramos nossa estadia!

Veja outros passeios nos arredores de Curitiba: