Parque Histórico de Carambei

Carambeí fica no Paraná, na região dos Campos Gerais, a 140 km da capital Curitiba.

O município de Carambeí ficava na rota dos tropeiros e foi fundado por holandeses. A cidade se desenvolveu e tornou-se conhecida por causa da Batavo, uma cooperativa de laticínios.

Parque Histórico de Carambei

O Parque Histórico de Carambeí

O Parque Histórico de Carambei é um museu a céu aberto que ocupa cerca de 100 mil metros quadrados e mostra como viviam os colonos no início do século XX. Foi inaugurado em 2011 quando aconteceu o Centenário da Imigração Holandesa.
Tudo está muito bem preservado e as crianças podem brincar a vontade.

Parque Histórico de Carambeí está dividido em cinco alas: a Casa da Memória, a Vila Histórica, o Parque das Águas, o Centro Cultural Amsterdã e o Centro de Exposições.

Parque Histórico de Carambei

O objetivo do Parque é retratar a história da imigração holandesa na região dos Campos Gerais do Paraná através da cultura, arquitetura e gastronomia. 

Parque Histórico de Carambei

Casa da Memória

Na Casa da Memória é possível encontrar um acervo com documentos, objetos pessoais e peças do mobiliário dos pioneiros. Os objetos e artefatos mostram tanto o período do tropeirismo na região e da ocupação indígena como da colonização holandesa, permitindo ao visitante ter uma visão perspectiva da história da formação do município de Carambeí.

Parque Histórico de Carambei

Vila histórica

A Vila HIstórica é um conjunto de casas e construções no Parque Histórico de Carambeí que retratam a arquitetura do início do século passado, nos primeiros anos da formação da Vila de Carambey. Há também uma réplica da Estação de Trem Carambeí da Brazil Railway Company, uma cópia de uma ponte de uma cidade holandesa e de réplicas de casas típicas dos Países Baixos.

Parque Histórico de Carambei

Dentro do parque tem um restaurante bem fofo, o Koffiehuis especializado na cozinha típica dos países países dos imigrantes locais. Abre de terça a domingo das 11 às 19h

Serviço:

Parque Nacional do Carambeí

www.aphc.com.br

O museu abre de terça a domingo de 11 a 18 horas

Ingressos R$ 20 / inteira

R$ 10 / meia

Quarta-feira entrada gratuita (exceto apra grupos)

Parque Histórico de Carambei

Onde ficar hospedado

Hotel Castro

Ficamos hospedados no hotel Borgen que fica em Castro.
Os quartos são enormes, o café da manhã é uma delícia, tem piscina aquecida e eles emprestam bicicletas. É super charmoso.

Hotel Castro

Reserve a pousada Borgen aqui

Hotel Castro

Castro e Outros passeios perto do Parque Nacional de Carambeí

Castro

Castro fica muito próxima a Carambeí e também teve imigração alemã e holandesa. Há algumas atrações turísticas na cidade como a igreja (paróquia SantÁna), o Museu do Troeprio, a Colonia de Castrolanda (com um dos maiores moinhos de vento do mundo), a Casa da Cultura Emilia Erichen, o Morro do Cristo e o Canion do Guartelá.

Parque Histórico de Carambei

Canion do Guartela

Guartela

No mesmo fim de semana da para incluir uma visita ao Guartelá.
Fizemos a trilha principal. A descida é tranquila inclusive para crianças. A volta é mais cansativa. Nao sugiro carrinhos de bebê é sempre levar água, protetor solar e repelente .
O banho de cachoeira no final é a grande recompensa.

Guartela

Leia mais sobre o Canion do Guartela, já estivemos lá acampando.

Canion do Guartela

Quer conhecer mais lugares perto de Curitiba? Tivemos uma ótima experiência em São Luiz do Purunã!

1 COMENTÁRIO

  1. Aiii Não posso ver nada rustico que já boto o olho. Se não fosse tão caro todos os meus moveis seriam rústicos. Vendo estas imagens neste seu post só me fez pensar em decoração. Aja coração!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here