Eu Viajo com Filhos

As melhores viagens com crianças: Foz do Iguaçu

As melhores viagens com crianças: Foz do Iguaçu

10 anos depois a Luiza voltou no Macuco

Quando eu era criança fui muitas vezes a Foz do Iguaçu. Sempre gostei do programa, que incluía, uma tarde em Ciudad de leste, comprar doce de leite e blusas de lã na Argentina (Puerto Iguazu), a salada de frutas que fica no castelinho entre Céu Azul e dois passeios em Foz do Iguaçu: Itaipú (que agora é um parque SUPER organizado com tour e museu) e o Parque das Cataratas, que eu adoro!

Foz do Iguaçu mudou muito e, cada vez, tem mais atrações para família! Embora a atração mais importante continue sendo as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e o Vale dos Dinossauros são obrigatório para quem visita Foz do Iguaçu com crianças.

Confira uma lista de Hotel em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu com Crianças: o parque das Cataratas em Foz do Iguaçu

A estrutura do Parque das Cataratas para os visitantes é muito boa: é um parque temático com mascotes, ônibus double deck decorado, praça de alimentação, passeios e trilhas MUITO legais para crianças de todas as idades!

O ônibus leva os visitantes até as trilhas e o deck de onde é possível ver as as cachoeiras imensas.

Pra mim, o Macuco Safari (que é um passeios pago a parte) é disparado o programa mais bacana. Nele você faz uma trilha em 3 etapas: primeiro vai de trator, depois faz uma trilha a pé e finalmente, vai de bote até embaixo das Cataratas. É impossível não sair ensopado. Recomendo comprar capas de chuva já na entrada do Parque.

O parque também oferece rapel, trilha de bicicleta e passeios de barco com menos emoção! Há também um passeio nas Cataratas em noites de lua cheia. Deve ser muito bonito!

Informações: www.cataratasdoiguacu.com.br

O que fazer no Parque das Cataratas

Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas (o Parque das Cataratas) é um parque com uma boa estrutura para receber visitantes e famílias: bem sinalizado, banheiros com trocador, limpo e organizado. Para chegar nas Cataratas é preciso pegar um ônibus double deck . Ele faz 5 paradas ao longo do percurso. É possível descerem cada uma delas para passear, ir ao banheiro, comprar um lanche ou fazer algum dos passeios opcionais (que não estão incluídos no valor da entrada.)

Estação Centro de Visitantes  do Parque das Cataratas

É o ponto de partida das visitas ao Parque. Local onde se compram os bilhetes de entrada do parque e dos passeios opcionais (como o Macuco Safári e passeio de helicóptero). O ingresso único dá acesso livre à Trilha das Cataratas, ao elevador do espaço Naipi e aos ônibus que fazem o trajeto entre as paradas a cada 15 minutos.

Centro de Visitante visto de cima

Parada Trilha do Poço Preto

Essa parada é para aqueles que tem espírito aventureiro. Trilha de 9 km por onde é possível caminhar ou pedalar (o passeio dura quase meio dia). Com saídas previstas a cada hora. Para quem achar pouco, ainda tem a Ilha da Taquara de caiaque e Trilha das Bananeiras ( uma caminhada de dois quilômetros na mata).

Parada Macuco Safari

 

Para quem gosta de adrenalina, o passeio é perfeito. A trilha na mata, que pode ser percorrida a pé ou de veículo elétrico, é seguida por um passeio de barco inflável até muito próximo das grandes quedas d’água. Prepare-se para se molhar bastante. (Quem tiver energia pode também fazer rafting).

É aconselhável levar roupas secas e toalhas, que podem ficar guardadas em guarda-volumes enquanto você se diverte. O passeio dura aproximadamente duas horas e há saídas a cada dez minutos.


Trilha das Bananeiras

Em frente à Parada Macuco Safari está a entrada para a Trilha das Bananeiras, um caminho de 1.600 metros pela mata e de barco pela Ilha da Taquara. Mais curto e não tão emocionante quanto a Trilha do Poço Preto, é ideal para quem prefere caminhadas mais breves. São 2h30 de passeio.

Parada Trilha das Cataratas

A trilha, que começa em frente ao luxuoso Hotel das Cataratas, serpenteia ao longo da mata até o Espaço Naipi. São cerca de 1.200 metros com vistas incríveis das quedas d’água. O visual é incrível! Ao final da caminhada fica a passarela da Garganta do Diabo.

 

Quem estiver com crianças pequenas ou carrinhos de bebê, pode optar por descer na Estação Espaço Porto Canoas, pois é a parada mais próxima da passarela.

Estação Espaço Porto Canoas

É o ponto final da visita, ideal para descansar, repor as energias e deixar as crianças correrem um pouco na praça. Nessa parada há banheiro, área para descanso, lojinha, diversas opções de lanches e o restaurante Porto Canoas (serve comida típica brasileira e tem uma vista magnífica das águas do Rio Iguaçu antes de chegarem às quedas).

O restaurante Porto Canoas fica exatamente em cima das Cataratas, logo antes da queda do rio!

 

Hospedagem em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu existem várias opções de hotel. Os mais completos, no estilo resort, são o Mabu Bourbon e  o Hotel das Cataratas (do grupo Oriente Express) que fica dentro do Parque (leia aqui um post completo contando sobre o Bourbon Cataratas com crianças).

No centro, uma opção é o Bella Itália, é uma boa opção para quem não quer estrutura de resort.

Hotéis em Puerto Iguazu, na Argentina

Da última vez que eu fui, ficamos num hotel na Argentina. De forma geral estes hotéis  são mais baratos (por causa do câmbio). Outra vantagem é o fato de que há alguns bons restaurantes com vinhos bons e uma carne deliciosa (como o La Rueda)!!!

O hotel em que nos hospedamos em Puerto Iguazu é Exe Hotel Cataratas.Ele não é novinho, mas é bacana. Na mesma rua, há dezenas de opções!

Outras atrações em Foz do Iguaçu

Há cada vez mais opções de programas em Foz para crianças. Uma das atrações que as crianças mais gostam é o Parque da Aves, que fica bem pertinho da entrada do Parque das Cataratas.

Leia mais sobre o Parque das Aves

Para quem tem 3 dias em Foz do Iguaçu, também vale a pena visitar o Dreamland, onde fica o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros, as Maravilhas do Mundo e o Ice Bar.

Vale dos Dinossauros

Uma atração bem legal para crianças até mais ou menos 10 anos. Mais de 20 dinossauros que se mexem e emitem sons, em uma floresta. É uma viagem pré-histórica. Um dos destaques é a tirolesa passa bem pertinho do maior dinossauro de todos.

Museu de Cera

15 cenários temáticos e mais de 100 réplicas de personalidades do mundo dos esportes, pop, cinema, infantis e história. Para as crianças é sempre divertido e elas adoram tirar fotos com as estátuas.

Maravilhas do Mundo

São maquetes de Maravilhas do mundo inteiro como Coliseu, Torre Eiffel, Pirâmides do Egito, onde é possível tirar fotos.

Dreams Ice Bar

É o maior bar de gelo do Brasil com paredes e esculturas de gelo. Embora seja um bar com drinques e coquetéis, as crianças também podem ir e curtir com refrigerantes e achocolatados e coquetéis sem álcool.

Onde comer em Foz do Iguaçu

Há várias opções de restaurante na Avenida das Cataratas na entrada da cidade. Também gostamos muito do Quinta da Oliva, que tem menu kids.

R. Estanislau Zambrzycki, 197 – Centro, Foz do Iguaçu – PR, 85852-200

As Cataratas do lado da Argentina com crianças pequenas

Vale a pena ver as Cataratas pelo lado da Argentina! Muita gente diz que é até mais bonito (eu acho os dois maravilhosos), a desvantagem para quem esta com crianças pequenas é a trilha até a beira das Cataratas. Leia como foi nossa experiência: Cataratas no lado da Argentina

No vídeo é possível ver um pouco da trilha do lado da Argentina, do Parque das Cataratas e do Macuco Safari.

Onde fica Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu fica no oeste do Paraná e faz divisa com o Paraguai e com a Argentina. A distância de Curitiba a Foz do Iguaçu é de 700 quilômetros.  Para quem vai de avião, há voos saindo de Curitiba, Sao Paulo e das principais capitais do Brasil.

Melhor época para ir para Foz do Iguaçu

O clima em Foz do Iguaçu é bom o ano inteiro. No verão faz muito calor (chega a 32ºC) e chove mais, mas as Cataratas ficam ainda mais bonitas quando o volume de água aumenta. No inverno o clima é mais ameno, pode até fazer frio, faz nada grave (média de 16ºC). Os resorts em Foz do Iguaçu, como Bourbon e Mabu tem piscinas com águas climatizada.

Viagem de carro para Foz do Iguaçu com crianças

Acho que nunca tínhamos feito uma viagem de carro tão longa com o Pedro e com a Luiza como esta de Curitiba até Foz do Iguaçu. Estávamos em 6 no carro (os avós além de ajudarem a cuidar, são uma excelente companhia). Saímos na sexta-feira e fomos direto até Céu Azul (550 km).  No dia seguinte viajamos de Céu Azul até Foz (apenas uma hora).

Fizemos 3 paradas para troca de fraldas, xixis e pequenos lanchinhos). Os dois se comportaram super bem!!

Leia também:

Hotéis para curtir com crianças em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu com 2 bebês

Foz do Iguaçu com Crianças: Parque das Aves

As Cataratas do lado da Argentina com crianças pequenas

 



Booking.com

 

Serviço

Preços ingressos Macuco Safari Janeiro 2020

Macuco Safari (selva + barco) R$ 246

Crianças de 7 a 11 anos, brasileiros acima de 60 anos pagam meia

Crianças até 6 anos não pagam ingresso

 

Preços ingressos Dreamland

Museu de Cera + Vale dos Dinossauros + Maravilhas do Mundo + Dreams Ice Bar = R$ 161

https://dreamland.com.br/c/foz-do-igua-u/