O litoral de Alagoas é simplesmente maravilhoso. O mar é verde, a temperatura da água é uma delícia, a areia é branca e os coqueiros completam o cenário paradisíaco. Além disto, há uma barreira de corais que acompanha praticamente a costa toda do estado, quando a maré está baixa formam-se centenas de piscinas naturais. Sem falar que, por lá, o sol brilha grande parte do ano.
Eu já fui para várias praias do estado de Alagoas: São Miguel do Milagres (onde fica a Pousada do Toque), Maceió, Praia do Francês, etc, mas desta vez nos concentramos no litoral sul. Posso dizer que cada vez gosto mais desta região. Tem praias e atracões para todos os gostos. Para quem viaja com crianças, é imperdível!
Amanhece e anoitece cedo. Sete e pouco a Luiza já estava animadíssima para começar o dia!
Confira uma lista de casas para alugar nas praias de Alagoas
Litoral Sul de Alagoas
PONTAL DO PEBA
A primeira praia do litoral é Pontal do Peba. A praia não tem muita estrutura, nem muita sofisticação. Mas é uma boa amostra do que vem pela frente. Perguntei para a Claudia, do blog Feito a Mão, que mora em Maceió e gosta de viajar, se ela tinha alguma indicação naquela região. Ela me falou que já tinha ouvido falar de uma pousada na beira da praia, a Chez Julie. Passamos o Ano Novo lá. Os quartos são simples, o ambiente é gostoso e a comida é muito boa! A praia é tranquila, não tem mega barracas ou restaurantes. A grande atração da região são os passeios para a foz do rio São Francisco, para as cidades ribeirinhas da região (como Piaçabuçu e Penedo) e para as dunas. Cada um destes passeios merece um post a parte, mas como este post é sobre as praias, depois eu farei o link para todos eles.
BARRA DE SÃO MIGUEL
A grande surpresa foram os saguizinhos que apareciam todos os dias de manhã e ficavam em volta da piscina. O Pedro chegou a dar banana na boca deles.
Há poucas “barracas de praia” e elas não são super estruturadas, mas servem como um ponto de apoio. Uma delas é a Barraca do Manuel.
No canto da praia fica a associação dos jangadeiros, de onde saem os barcos, para quem quiser passear nas piscinas naturais (ou ir até a Praia do Gunga de barco). Fica também a Villa Ninquim, um complexo turístico com alguns restaurantes, pizzarias, lojinhas e shows.
Para visitar as praias que ficam próximas, alugamos um carro. Foi uma ótima ideia porque assim conhecemos lugares fantásticos. A menos de 40 minutos de Barra de São Miguel ficam dezenas de atrações maravilhosas:
PRAIA DO GUNGA
A Praia do Gunga: considerada uma das praias mais bonitas do Brasil (e é!). Fica a 10km da Barra. Tem muitas barracas de praia (com banheiro, servindo comidas e bebidas), música, algumas barracas de artesanato e passeios para os corais e para as falésias. A praia do Gunga chega a ficar cheia demais porque recebe muita gente que vem passar o dia, vinda de outras praias e de cruzeiros que param na região. Para quem não gosta de muvuca recomento ir depois das 14hs horas (quando o povo começa a ir embora), o serviço fica mais ágil e a praia respira.
Ainda assim, há uma vasta área de areia e mar verde, praticamente intocada. Quem quiser tiver guarda sol e cadeira e quiser se isolar, basta andar 40 metros para o lado. E quem preferir ficar perto da cerveja gelada, dos petiscos e da água de coco, tem bastante opções.
Fizemos o passeio de barco até os corais, são menos de cinco minutos até os arrecifes, lá o Pedro e a Luiza deram pãezinhos para os peixinhos. As piscinas que se formam são bem razinhas, então não dá para mergulhar entre os peixes. Depois o barco pára em um banco de areia. Custa R$ 30 por pessoa (as crianças não pagam).
Na entrada da praia há um mirante de onde é possível ver grande parte do litoral.
FALÉSIAS DO GUNGA
Precisei dar destaque para este programa pois foi o preferido do Pedro. As falésias são realmente lindas, mas o que o Pedro gostou mesmo é que existem duas opções de transporte para se ir até elas: bugue ou quadriciclo. O passeio dura uma hora mais ou menos e é muito legal! O Pedro foi “dirigindo” e não se aguentava de tanta alegria. A Luiza estava com sono e pasmém, DORMIU, no quadriciclo, entre meus pais (ela sempre dorme no nossos programas com mais emoção: dormiu nas dunas de Dubai, no barco na Tailândia, no carrinho na Disney). Fomos no final da tarde (as 4h30) e o visual estava lindo. Ao meio dia deve ser muito quente e muito cheio de gente.
DUAS BARRAS
Duas barras fica um pouco mais sul do que a Praia do Gunga (cerca de 30 km). Na praia há um encontro do rio com o mar. De um lado do rio há um restaurante com bastante estrutura e música alta, do outro, apenas barraquinhas simples com algumas comidinhas (como carangueijos) e bebidas. A maioria das pessoas acaba tomando banho no rio mesmo, pois a água do mar é mais agitada. Acabamos não almoçando por lá, mas tem alguns restaurantes e é possível fazer passeios de barco pelo rio.
PRAIA DO FRANCÊS
Fui na Praia do Francês há mais de 15 anos atrás, foi lá que me apaixonei pelo litoral de Alagoas. Não conseguia areditar que o mar podia ser tão bonito. Hoje a praia é um das principais atrações turístticas do litoral. Conta com estrutura, muitas pousadas, muitas lojinhas, muito agito. Em janeiro há shows e bandas famosas e muita, muita gente. Na praia, os ambulantes vendem de tudo: picolé, carangueijo, ostra, camarão, espetinho, queijo-coalho, castanha, amendoim, suco, caipirinha, batata frita, caldinho, etc.
LAGOA MANGUABA EM MASSAGUEIRA
Fomos duas vezes comer na beira da Lagoa Manguaba. Na primeira, era noite, e muitos restaurantes já estavam fechados. Escolhemos o BAR DO PATO e gostamos bastante. Ficamos com vontade de ver a lagoa de dia, por isto voltamos no dia seguinte e dai escolhemos o bar do Delegado. O visual é realmente muito bonito. Muitos restaurantes tem espaço kids. Na entrada da Massagueira tem muitas barraquinhas com doces e frutas: os suspiros e as cocadas são maravilhosos!
A Lagoa fica em Marechal Deodoro, outra atração simpática no município é o centrinho histórico.
ONDE FICAR NA BARRA DE SÃO MIGUEL
Quando eu estava planejando minha viagem encontrei uma ou duas pousadas, mas a verdade é que há bastante opções de diversos estilos e preços na região. No Ano Novo, as tarifas são bem mais caras, mas em outros períodos os valores podem ser bem interessantes, principalmente considerando as atrações ao redor.
Estas são algumas das opções que eu vi por lá, desde pousadas de praias, mais simples (mas simpáticas!) até resorts mais caros e completos. Alguns eu já conhecia, outros dei uma passada na frente e outros foram recomendados por pessoas que estiveram lá:
ILOA: um hotel estilo resort com piscinas enormes e playgrounds aquáticos
GUNGAPORANGA: Me lembrou muito a Pousada do Toque, poucos chalés, muito charmosa. Na beira da praia. Achei a minha cara 🙂
VILLAGE BARRA HOTEL: Achei mais bonito ao vivo do que no site. A praia na frente tem águas calmas e verdes. Pelo que percebi, todos os apartamentos tem vista para praia.
BRISAMAR – Simples e muito bem avaliada no Booking! Tem quartos com cama de casal e 2 de solteiro.
KENOA É um dos melhores hotéis do Brasil, é um hotel bem sofisticado. Possui apartamentos com 2 quartos que acomodam bem famílias.
Confira as tarifas no Booking.
Eu acabei ficando em uma casa alugada e recomendo a experiência, como estávamos em muitas pessoas, acho que foi uma boa opção por termos mais privacidade, sem perder o conforto. A casa era exatamente como na foto do site e o contato com a proprietária foi muito tranquilo. Antes de eu decidir qual casa alugar, mandei email para mais de 5 casas diferentes (perguntando sobre a disponibilidade, as tarifas, localização etc e fui sempre bem atendida).
O site é o www.aluguetemporada.com.br
Reserve seu Hotel em Alagoas pelo Booking!
Vai viajar de carro? Alugue seu carro pelo nosso parceiro RentCars