Há uns 15 anos minha família e eu passamos o fim de ano na praia de Mariscal, em Santa Catarina. A praia fica no município de Bombinhas, que inclui outras praias como Bombas, Quatro Ilhas, Canto Grande, Zimbros e a própria Bombinhas. Há dois anos, nossa pequena Alice chegou à família e, desde então, está conosco nessa quase sagrada estadia de feriazinhas pós-Natal.
Alice, na praia de Mariscal. |
Mariscal é uma praia linda que resiste bravamente ao boom de turismo na região e ainda mantém sua natureza preservada e o ritmo tranquilo. Aliás, importante esclarecer desde já: Mariscal não tem calçadão em frente à praia, a maioria das ruas não são asfaltadas, não tem shoppinzinhos e nem dezenas de bares e restaurantes descolados. É exatamente por isso que gostamos tanto! Se você não gosta de lugares assim, sugiro hospedar-se em praias próximas (Bombinhas, Bombas ou Porto Belo) e passar um dia por lá para conhecer este pedacinho.
Praia de Mariscal. Imagem: Divulgação Turismo Bombinhas. |
Em Mariscal existem pousadas e hoteizinhos bacanas, mercadinhos e restaurantes gostosos (se não em Mariscal, ficam bem pertinho). Nós sempre alugamos casa – como o destino é cada vez mais procurado, sugiro começar a pesquisar casas para o final do ano lá por setembro/outubro – mas tenho amigos que já se hospedaram na pousada Vivenda do Mariscal com crianças e aprovaram. A pousada fica em frente à praia e tem apartamentinhos com cozinha e churrasqueira. Aliás, a maioria das pousadas por lá tem esse formato.
Alice curtindo o mar com o vovô. |
Na praia
Areia gostosa, com bastante espaço para as crianças brincarem. Na maior parte do tempo, o mar é agitado, por isso recomendo estar sempre atento e respeitar a sinalização dos salva-vidas. Dá para revezar uns dias de praia com Zimbros e Canto Grande (mar de dentro), onde o mar é bem tranquilo e sem ondas. Por outro lado, em Mariscal, tem bastante onda para as crianças que querem aprender a surfar e até escolinhas de surf. Um ponto importante é que a praia não tem banheiros públicos, as opções acabam sendo os restaurantes (não são muitos) ou voltar para casa/pousada.
Restaurantes
De uma temporada para outra, sempre muda muita coisa. Restaurantes que fecham e outros que abrem. Este ano conhecemos o Picolitos (sorvetes, cachorro-quente e sanduíches) e o Galé Beach Lounge. Este último acho que já existia mas ainda não conhecíamos. O restaurante tem um beach lounge descoladinho e um parquinho para as crianças. A Casa Mia é uma pizzaria de argentinos, se não me engano, com estrutura bem caseira, mas que sobrevive há alguns anos. Tem ainda o tradicional Berro D’Água, que fica em Zimbros e, apesar de super disputado, vale a espera. A dica é chegar cedo, MUITO cedo. Como fica em frente à praia, as crianças podem se distrair na areia.
Praia de Zimbros. Imagem: Divulgação Turismo Bombinhas. |
Passeios e atrações
Sou de uma família de mountain-bikers (todos, menos eu!), que curte se aventurar por trilhas daquelas bem complicadas e lá por Mariscal isso é o que não falta. Pelo nível de dificuldade, esses passeios não são indicados para crianças, mas pedalar pela praia é uma dica bem bacana para o final de tarde. Alice adora ir na bike do pai, curtindo a brisa no rosto. Outros passeios legais de fazer bem pertinho são: remar de caiaque duplo em Zimbros (crianças a partir de 3-4 anos) ou subir o Morro do Macaco. Aqui vale uma nota: a subida tem 800 metros, vá de tênis, leve água e se o condicionamento físico não anda lá essas coisas, suba com calma. A vista lá de cima é incrível. Alice subiu conosco este ano, mas foi boa parte no ombro do pai. Ela adorou a aventura!
Vista do Morro do Macaco. Imagem: Divulgação Turismo Bombinhas. |
Para finalizar, fica uma última dica. Quem quiser se deslocar um pouco mais – nós somos mais do tipo deixar o carro na garagem e esquecer – pode programar uns passeios por Bombinhas, Bombas e até Porto Belo. Tem lojinhas, shoppings, passeios de escuna e parque aquático. Bastante programa para os pequenos (talvez no ano que vem tenha que pensar em algo assim para Alice). Mas atenção: evite de todas as maneiras o fim do dia (das 17h às 20h, por aí) pois o trânsito é inacreditável. Você pega justamente a volta das muitas pessoas que vão passar o dia em Bombinhas e, acredite, a pequena distância pode demorar horas!
Leia também:
Férias Com Crianças Em Canto Grande, Bombinhas Santa Catarina: Morro Do Macaco