Há uns 15 anos minha família e eu passamos o fim de ano na praia de Mariscal, em Santa Catarina. A praia fica no município de Bombinhas, que inclui outras praias como Bombas, Quatro Ilhas, Canto Grande, Zimbros e a própria Bombinhas. Há dois anos, nossa pequena Alice chegou à família e, desde então, está conosco nessa quase sagrada estadia de feriazinhas pós-Natal.

Alice, na praia de Mariscal.

 

Mariscal é uma praia linda que resiste bravamente ao boom de turismo na região e ainda mantém sua natureza preservada e o ritmo tranquilo. Aliás, importante esclarecer desde já: Mariscal não tem calçadão em frente à praia, a maioria das ruas não são asfaltadas, não tem shoppinzinhos e nem dezenas de bares e restaurantes descolados. É exatamente por isso que gostamos tanto! Se você não gosta de lugares assim, sugiro hospedar-se em praias próximas (Bombinhas, Bombas ou Porto Belo) e passar um dia por lá para conhecer este pedacinho.

Praia de Mariscal. Imagem: Divulgação Turismo Bombinhas.

 

Em Mariscal existem pousadas e hoteizinhos bacanas, mercadinhos e restaurantes gostosos (se não em Mariscal, ficam bem pertinho). Nós sempre alugamos casa – como o destino é cada vez mais procurado, sugiro começar a pesquisar casas para o final do ano lá por setembro/outubro – mas tenho amigos que já se hospedaram na pousada Vivenda do Mariscal com crianças e aprovaram. A pousada fica em frente à praia e tem apartamentinhos com cozinha e churrasqueira. Aliás, a maioria das pousadas por lá tem esse formato.

Alice curtindo o mar com o vovô.

 

Na praia

Areia gostosa, com bastante espaço para as crianças brincarem. Na maior parte do tempo, o mar é agitado, por isso recomendo estar sempre atento e respeitar a sinalização dos salva-vidas. Dá para revezar uns dias de praia com Zimbros e Canto Grande (mar de dentro), onde o mar é bem tranquilo e sem ondas. Por outro lado, em Mariscal, tem bastante onda para as crianças que querem aprender a surfar e até escolinhas de surf. Um ponto importante é que a praia não tem banheiros públicos, as opções acabam sendo os restaurantes (não são muitos) ou voltar para casa/pousada.

Restaurantes

De uma temporada para outra, sempre muda muita coisa. Restaurantes que fecham e outros que abrem. Este ano conhecemos o Picolitos (sorvetes, cachorro-quente e sanduíches) e o Galé Beach Lounge. Este último acho que já existia mas ainda não conhecíamos. O restaurante tem um beach lounge descoladinho e um parquinho para as crianças. A Casa Mia é uma pizzaria de argentinos, se não me engano, com estrutura bem caseira, mas que sobrevive há alguns anos. Tem ainda o tradicional Berro D’Água, que fica em Zimbros e, apesar de super disputado, vale a espera. A dica é chegar cedo, MUITO cedo. Como fica em frente à praia, as crianças podem se distrair na areia.

Praia de Zimbros. Imagem: Divulgação Turismo Bombinhas.

 

Passeios e atrações

Sou de uma família de mountain-bikers (todos, menos eu!), que curte se aventurar por trilhas daquelas bem complicadas e lá por Mariscal isso é o que não falta. Pelo nível de dificuldade, esses passeios não são indicados para crianças, mas pedalar pela praia é uma dica bem bacana para o final de tarde. Alice adora ir na bike do pai, curtindo a brisa no rosto. Outros passeios legais de fazer bem pertinho são: remar de caiaque duplo em Zimbros (crianças a partir de 3-4 anos) ou subir o Morro do Macaco. Aqui vale uma nota: a subida tem 800 metros, vá de tênis, leve água e se o condicionamento físico não anda lá essas coisas, suba com calma. A vista lá de cima é incrível. Alice subiu conosco este ano, mas foi boa parte no ombro do pai. Ela adorou a aventura!

Vista do Morro do Macaco. Imagem: Divulgação Turismo Bombinhas.

 

Para finalizar, fica uma última dica. Quem quiser se deslocar um pouco mais – nós somos mais do tipo deixar o carro na garagem e esquecer – pode programar uns passeios por Bombinhas, Bombas e até Porto Belo. Tem lojinhas, shoppings, passeios de escuna e parque aquático. Bastante programa para os pequenos (talvez no ano que vem tenha que pensar em algo assim para Alice). Mas atenção: evite de todas as maneiras o fim do dia (das 17h às 20h, por aí) pois o trânsito é inacreditável. Você pega justamente a volta das muitas pessoas que vão passar o dia em Bombinhas e, acredite, a pequena distância pode demorar horas!

 

Leia também:

Férias Com Crianças Em Canto Grande, Bombinhas Santa Catarina: Morro Do Macaco

4 COMENTÁRIOS

  1. Estive no Mariscal neste final de ano, achei muito show,Recomendo os passeios de barco a partir de Porto Belo. Vale a pena visitar a Casa do Homem no Mar próximo de Zimbros….
    Se quiser comida boa e barata, vá ao Buraco na Proa no Canto Grande!

    Cesar
    Rio do Sul, SC.

  2. Ola, tudo bem?
    Gostaria de ter uma opinião sua. Qual canto da Praia de Mariscal VC gosta mais? O Canto esquerdo perto da Atalaia oi o Canto Direito. Nós vamos em 10 Pessoas entre adultos e adolescentes.
    Obrigada.

  3. Oi, td bem?

    Seus posts tem me ajudado bastante. Meus pais, meu namorado e eu vamos para Mariscal passar as férias de fim de ano, e eu gostaria de passar 1 dia em Balneário Camburiú por ser relativamente perto. No entanto, por ser no fim de ano, gostaria de saber se compensa ir para lá, se ficaremos mais tempo no trânsito do que aproveitando em conhecer a cidade. O que você acha?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here