Eu Viajo com Filhos

Como é alugar um apartamento pelo AirBnB com a família

Em abril de 2012 fizemos uma viagem com nossa filha (à época com 1 ano e meio) para Paris, Vale do Champange e Londres. Junto conosco, foi mais um casal de amigos com sua filha (2 anos e meio) e a mãe da minha amiga. Como ficaríamos vários dias em Paris e Londres, e por estarmos com crianças, resolvemos buscar apartamentos para alugar. Na ocasião, um amigo tinha ouvido falar do AirBnb, olhei, gostei e resolvi testar um apartamento pelo Airbnb.

AirBnb: em Londres e Paris, testado e aprovado!

Para quem ainda não conhece, o AirBnb é um site para aluguel de apartamentos. A ideia veio inspirada no conceito do Couchsurginf, porém para aluguel e não empréstimo. Você pode alugar um apartamento ou apenas um quarto. A base é enorme, gente do mundo inteiro. A ideia é você alugar e colocar o seu à disposição, o que na realidade não acontece muito. Até porque nas duas experiências que tivemos (Paris e Londres), percebemos que os proprietários mantinham aqueles apartamentos apenas para aluguel para turistas.

 

 

Funciona assim: você procura a cidade que quer ir e começa a busca. Num primeiro momento, você tem acesso somente à região aproximada de onde se localiza, fotos do apartamento, descrição, preço da diária e – o mais importante, na minha opinião – a avaliação de pessoas que ficaram no apartamento. De cara, já descartava os que não tinham nenhuma avaliação. Foquei em alguns e fiz contato.

 

Diferente de uma imobiliária, o contato é feito diretamente com o proprietário (por intermédio do site). Mandei mensagens e tive retornos bem rápido. Quando dá certo a negociação, você fecha a reserva e paga: aluguel + taxa do site + seguro (estornado depois da sua saída do local). O pagamento é feito integral para a empresa que administra o site e o repasse ao proprietário só é feito 48 horas depois que você chega no apartamento. A ideia é que, caso você chegue lá e seja furada total e comprovada, tudo é cancelado (não sei se tão simples assim, mas é o que diz nos termos). No inicio, ficamos um pouco inseguros sobre a confiabilidade do site. Pesquisei muito e vi que as reclamações que existiam eram, na maioria, de pessoas que colocaram seus apartamentos para locação e tiveram prejuízos (por isso foi criado o seguro).

 

Bom, para nós, deu tudo certo! Tanto em Londres quanto em Paris, os apês eram exatamente como nas fotos. Os donos eram muito atenciosos. Em Londres, Jason nos esperou no apartamento, onde tinha folhetinhos e guias impressos com dicas de lojas, bares, restaurantes, etc. Valeu muito a pena. 

 

Vantagens de alugar no Airnbn:

– Preço. Mas, claro, tudo depende da quantidade de pessoas, localização e quanto dias. No caso de Londres, para referência, o total por pessoa ficou equivalente ao que gastaríamos nos hospedando em um Ibis pros lados da Tower of London. O apê alugado era praticamente no Soho, estávamos a 4 quadras da Oxford Street (muitas estações de metrô e ônibus), meu marido foi dar sua corridinha no Regent´s Park e tinham muitos pubs para uma cervejinha ao final do dia (os adultos revezavam com as meninas em casa, vale dizer!). 

 

– Facilidades e comodidades. Ter cozinha e máquina de lavar roupa, com criança, fez toda diferença. Fora que contar com um ambiente comum para elas ficarem brincando (sem ser o lobby ou restaurante do hotel) era ótimo. Em Paris, estávamos tão em casa que até recebemos a visita de uma amiga que mora lá para o jantar!

 

 

Desvantagens:

– Bom, demos sorte: em ambos, lençóis e toalhas limpinhas nos aguardavam. Mas não é serviço de hotel, então tem o risco. Ou, quem não quer arriscar, tem que levar ou comprar.
– Há, claro, experiências negativas. Meus pais ficaram em um apê alugado em Paris e não era assim exatamente o que mostrava no site. 
NOTA: soube recentemente num grupo de família viajantes que em Paris a prefeitura anda coibindo proprietários que têm apartamentos exclusivamente para alugar para turistas. Vi relatos de gente que recebeu visita de fiscais. Mas a responsabilidade é do proprietário. Uma pena!

 

Priscila Seixas, mãe da Alice de 2 anos. Jornalista e uma feliz aprendiz da arte de ser mãe. É apaixonada pela ideia de levar sua pequena para conhecer o mundo junto com ela, por isso tratou de colocar em prática desde bem cedinho. 

 

Pesquise no AirBnb por aqui!

 

Leia também

O Airbnb é seguro? Como funciona?