Há duas semanas fomos esquiar no norte da Itália, num cidadezinha chamada Ponte di Legno. Esta linda cidade, a 2 horas ao noroeste de Milão. Nós voamos desde Lisboa até Bergamo com a Ryanair (atenção com as restrições de bagagens, de mão e porão, e o sistema de check-in desta companhia para evitar pagamentos extras na hora do embarque) e de lá dirigimos em direção norte pela SS42 até Ponte di Legno . Chegamos bem tarde, quase as duas da manhã, mas valeu a pena poder acordar lá no sábado.
Depois de acordar e vestir todas as capas em nós e nas crianças, conseguimos sair de casa eram quase 11 da manha. Um absurdo para os mais fanáticos do esqui, porém fácil de entender para os pais.
Onde Esquiar
A área Adamello Ski, entre a Lombardia e Trentino Alto Adige, conta com 100 km de pistas desde 1.121 metros até os 3.000 e 28 lifts. São várias estações que se comunicam (somente um passe). Devido ao tamanho da área, existem várias entradas para as pistas com lifts: Temu (1.121m), Pontidilegno (1.255m), Passo Tonale (1.880m) e Presença Glacier (2.585m). O lift de Ponte di Legno é muito cômodo, está dentro da cidade e tem estacionamento ao lado. Nós só esquiamos nas Adamello, mas para quem quiser também é possível comprar o passe Combi para esquiar também nas Dolomites. Os passes para dois dias variam entre 80 € (adulto) a 39 € (<8 anos).
As pistas são adequadas para diferentes níveis e os pequenos podem esquiar com tranquilidade e espaço, pois as pistas, normalmente, não estão abarrotadas de gente (ver mapa das estações aqui). Nós passamos a maior parte do tempo em Passo Tonale por três razões: a escola de esqui está ao lado (e uma das crianças que estava conosco tinha aulas), tem uma zona mais tranquila para os pequenininhos brincarem e um bar com deliciosos croissants! 🙂
Em Passo Tonale está o Fantaski, um parque infantil na neve que todos adoram! Tem personagens, atividades, circuitos e monitores para que os pequenos aproveitem!
As escolas de esqui, para grandes e pequenos, estão em Ponte di Legno e em Passo Tonale. São classes de, no mínimo, 1 hora com diversas modalidades e preços. A partir dos 3 anos as crianças já podem começar a esquiar.
Onde Ficar
Nós ficamos no centro da cidadezinha num apartamento, mas tem várias opções bem bacanas de hotéis na entrada das pistas. O Grand Hotel Paradiso é o hotel perfeito para os fanáticos de esquiar (ou snowboard) porque você pode, literalmente, sair do hotel com os esquis nos pés. É uma ótima opção para famílias pois conta com quartos familiares, um kids room ótimo e está ao lado do lift para as pistas e da zona de esqui infantil. Na mesma estradinha deste hotel têm diversas opções. Outro hotel muito simpático é o La Tana dell’Orso. Apesar de não estar coladinho nas pistas, é uma graça de hotel e vale para quem quer curtir o hotel e as paisagens.
Onde Comer
Nos dias que esquiamos comemos em um restaurante bom, bonito e barato em frente as pistas chamado Da Ragnetto. Massa ótima, pessoal simpático e é só atravessar a rua saindo do lift.
Outro dia almoçamos no Ristorante Il Ceppo. Este restaurante está bem na frente da lift de Ponte di Legno. A comida também bem gostosa, fácil de chegar e estacionar e pessoal muito atencioso.
Para fechar com chave de ouro os nosso dias em Ponte di Legno, na última noite fomos jantar no Ristorante Kro. Um restaurante de montanha, com uma comida mais elaborada, muito boa e um ótimo atendimento.