Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /srv/users/serverpilot/apps/0default/public/wp-includes/wp-db.php on line 3215
Norte da Itália: esqui e paisagens - Eu Viajo com Filhos
Norte da Itália: esqui e paisagens

Norte da Itália: esqui e paisagens

Há duas semanas fomos esquiar no norte da Itália,  num cidadezinha chamada Ponte di Legno. Esta linda cidade, a 2 horas ao noroeste de Milão. Nós voamos desde Lisboa até Bergamo com a Ryanair (atenção com as restrições de bagagens, de mão e porão, e o sistema de check-in desta companhia para evitar pagamentos extras na hora do embarque) e de lá dirigimos em direção norte pela SS42 até Ponte di Legno . Chegamos bem tarde, quase as duas da manhã, mas valeu a pena poder acordar lá no sábado.

Vista da nossa janela

Vista da nossa janela

Ponte di Legno_4

Ponte di Legno

Depois de acordar e vestir todas as capas em nós e nas crianças, conseguimos sair de casa eram quase 11 da manha. Um absurdo para os mais fanáticos do esqui, porém fácil de entender para os pais.

Onde Esquiar

A área Adamello Ski, entre a Lombardia e Trentino Alto Adige, conta com 100 km de pistas desde 1.121 metros até os 3.000 e 28 lifts. São várias estações que se comunicam (somente um passe). Devido ao tamanho da área, existem várias entradas para as pistas com lifts: Temu (1.121m), Pontidilegno (1.255m), Passo Tonale (1.880m) e Presença Glacier (2.585m). O lift de Ponte di Legno é muito cômodo, está dentro da cidade e tem estacionamento ao lado. Nós só esquiamos nas Adamello, mas para quem quiser também é possível comprar o passe Combi para esquiar também nas Dolomites. Os passes para dois dias variam entre 80 € (adulto) a 39 € (<8 anos).

Ponte di Legno_2

Pista por cima da estrada. Bem bacana!

As pistas são adequadas para diferentes níveis e os pequenos podem esquiar com tranquilidade e espaço, pois as pistas, normalmente, não estão abarrotadas de gente (ver mapa das estações aqui). Nós passamos a maior parte do tempo em Passo Tonale por três razões: a escola de esqui está ao lado (e uma das crianças que estava conosco tinha aulas), tem uma zona mais tranquila para os pequenininhos brincarem e um bar com deliciosos croissants! 🙂

Ponte di Legno_7

Final da pista infantil e lift para as pistas vermelhas e pretas

Ponte di Legno_5

Bar da pista

Kai_Mami

Em Passo Tonale está o Fantaski, um parque infantil na neve que todos adoram! Tem personagens, atividades, circuitos e monitores para que os pequenos aproveitem!

_ale1277

Fantaski Tonale

As escolas de esqui, para grandes e pequenos,  estão em Ponte di Legno e em Passo Tonale. São classes de, no mínimo, 1 hora com diversas modalidades e preços. A partir dos 3 anos as crianças já podem começar a esquiar.

Onde Ficar

Nós ficamos no centro da cidadezinha num apartamento, mas tem várias opções bem bacanas de hotéis na entrada das pistas. O Grand Hotel Paradiso é o hotel perfeito para os fanáticos de esquiar (ou snowboard) porque você pode, literalmente, sair do hotel com os esquis nos pés. É uma ótima opção para famílias pois conta com quartos familiares, um kids room ótimo e está ao lado do lift para as pistas e da zona de esqui infantil. Na mesma estradinha deste hotel têm diversas opções. Outro hotel muito simpático é o La Tana dell’Orso. Apesar de não estar coladinho nas pistas, é uma graça de hotel e vale para quem quer curtir o hotel e as paisagens.

Onde Comer

Nos dias que esquiamos comemos em um restaurante bom, bonito e barato em frente as pistas chamado Da Ragnetto. Massa ótima, pessoal simpático e é só atravessar a rua saindo do lift.

Outro dia almoçamos no Ristorante Il Ceppo. Este restaurante está bem na frente da lift de Ponte di Legno. A comida também bem gostosa, fácil de chegar e estacionar e pessoal muito atencioso.

Para fechar com chave de ouro os nosso dias em Ponte di Legno, na última noite fomos jantar no Ristorante Kro. Um restaurante de montanha, com uma comida mais elaborada, muito boa e um ótimo atendimento.

Ana, mãe do Kai de 3 anos e da Noa de 2 meses. Arquiteta, mãe e passageira, seja para onde for a viagem. Ela adora viajar em família e mostrar diferentes países e culturas aos seus pequenos.

Ver meus outros posts

5 comentários


  1. Autor
    ResponderAna Pagliuso

    Olá Rosane,
    Desculpe-me demorar tanto em te responder.
    Vocês esquiarão? Já sabem ou precisarão de instrutor? Trazem o material e a roupa de esqui do Brasil ou alugarão nos Alpes?
    Um abraço,
    Ana

  2. ResponderAna

    Olá xará! Que bom ver seu relato aqui, estou justamente planejando uma viagem de 3 noites para Passo del Tonale e reservei um hotel em Ponte di Legno também, mas vou dar uma olhada nos hoteis que você sugeriu. Você acha que 3 noites dá para aproveitar bem? Como são as pistas de iniciante, são tranquilas? Um casal que irá conosco nunca esquiou e terá aulas, você gostou da escola que a criança que estava com vocês fez? Já entrei em contato com eles. A estrada é traquila? Vamos chegar à noite em Linarte e meu marido está acostumado em dirigir na neve, mas não sei se pelo cansaço seria uma boa dormir por lá primeiro. Muito Obrigada por compartilhar sua experiência!


    1. Autor
      ResponderAna Pagliuso

      Oi Ana! Tudo bem? Muito obrigada pelo teu comentário.
      Nós ficamos 3 noites e 2,5 dias e aproveitamos bastante, apesar da quantidade de neve que caiu.
      As pistas são bem tranquilas, acho que seus amigos não terão problemas. A escola é boa e os instrutores atenciosos e cuidadosos.
      Com respeito a estrada… eu não gosto de dirigir de noite em geral, e com neve ainda menos. Nós chegamos muito tarde, mas quem dirigiu tem bastante experiência em dirigir na neve. Meu conselho: se tiver nevando muito durmam em Milão, não vale a pena arriscar e passar apuros numa tempestade de neve a noite. Agora, se não estiver nevando e teu marido tem experiência em dirigir na neve podem ir, a estrada é boa (não é pista dupla até Ponte di Legno, mas é boa).
      Depois conte como foi!
      Boa viagem!

  3. ResponderAna Maria Cafe

    Olá Ana, xará!
    Adorei sua dicas.
    Eu e meu marido vamos ficar 3 dias (de domingo a terça-feira), queremos esquiar, ou pelo menos tentar, primeira vez. Como funciona, as escolas alugam equipamentos e roupas? Sabe onde consigo ver preços e datas? Obrigada:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to verify temporary file contents for atomic writing.' in /srv/users/serverpilot/apps/0default/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:47 Stack trace: #0 /srv/users/serverpilot/apps/0default/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(648): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/srv/users/serv...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /srv/users/serverpilot/apps/0default/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 47