Eu Viajo com Filhos

O que fazer em Cusco, no Peru

Cusco fica no Vale Sagrado, no Peru e foi uma das cidades mais importantes do Império Inca. A cidade tem apenas 300 mil habitantes mas é o principal destino turístico do país pois é de dá que partem os trem rumo ao Machu Picchu.

Nossa viagem pelo Peru começou por Lima, depois fomos para Arequipa, Puno, pegamos o trem Andean Explorer e finalmente, chegamos na estação Wanchaq, em Cusco. Eu gostei tanto de todos os lugares por onde passei que não imagina que Cusco seria tão legal. Eu já não tinha muitas expectativas, estava realmente encantada.

Mas eu amei! A cidade é linda, espaçosa, arejada. Tive uma ótima impressão. Ficamos hospedados no Tierra Viva Cusco Plaza, um hotel próximo a Plaza de Armas, o miolinho do centro histórico. Ao redor da praça há diversos restaurantes, lojinhas e La Catedral de Cuzco (belíssima – um dos principais pontos turísticos). Muito próximo também fica a Piedra de 12 angulos que impressiona por ter um encaixe perfeito e o simpático bairro de San Blás. Caminhamos muitos pelas ruas estreitas e simpáticas da região, entrando em museus (como o Museu Inka) e pequenos comércios de artesanatos e souvenirs.

Como conhecer Cusco

O Centro Histórico é pequeno e pode ser conhecido a pé (é um passeio muito agradável, cheio de cafés que permitem paradas muito agradáveis).

Os complexos arqueológicos são atrações imperdíveis e ficam um pouco mais afastados. Uma das maneiras de conhece-los é em ônibus turísticos. A compra do ingresso dá direito a várias paradas e a saída é da Plaza de Armas. Nós ficamos amigos de um motorista e negociamos diversos pontos turísticos por um preço fechado (dá para negociar bastante). Na frente deles há sempre muitos guias oferecendo os seus serviços. O Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman é impressionante e teria sido um local ligado a religião (templo). As pedras usadas são enormes.

Puka PukaraTambomachay ficam próximos e também são muito interessantes.

Altitude

Cusco fica a 3400 metros de altitude e muitos turistas tem dificuldades de respiração, o mal de soroche. Como nós fomos para Puno antes (que fica tema a 3852 metros de altitude), nossos dias mareados aconteceram por lá, tomamos chá de folha de coca e um comprimido que meus pais me deram (eles tinham feito a mesma viagem no ano anterior).

Quando ir

O melhor mês é setembro pois é um período mais seco e não faz tanto frio.Nos meses de janeiro e fevereiro chove bastante, por isto não é uma boa época. Mas conheço várias pessoas que foram e adoraram.

Onde comer em Cusco

Comemos muito bem em Cusco. O badalado chef Gaston Acurio também está presente em Cusco, foi o 4º restaurante dele que conhecemos na viagem. O Papachos é uma hamburgueria moderninha. A comida e o antedimento são ótimos e ainda fica no segundo andar de um prédio muito próximo a Plaza de Armas. Vale a pena. Outras dicas são o Museu del Pisco (barzinho). Na Plaza de Armas também tem um Starbucks e Mc Donald’s.

 

Ingressos Machu Picchu

Comprarmos os ingressos para o Machu Picchu em Cusco para 2 dias depois, diretamente no ponto de venda de ingressos pois não queríamos nenhum pacote (nas bilheterias das empresas de trem, há a possibilidade de comprar passagem de trem + ingressos + hotel.). Este local fica muito próximo a Plaza de Armas.

Local de compra de ingressos

Vale Sagrado

No Vale Sagrado, além de Machu Picchu, conhecemos Ollantaytambo (dormimos lá e adoramos), Salinas de Maras (lindo) e Moray (bem interessante também). Acordamos cedo em Ollantaytambo e conhecemos estes locais na volta para Cusco, onde pegamos um voo para Lima.

Informações: iperu

Leias outros posts desta viagem pelo Peru

Cusco e Machu Pichu com filhos

Nosso roteiro no Peru

Andean Explorer: o trem mais legal do mundo (Peru)

Puno, Lago Titicaca e Ilha Taquile no Peru