Conhecer o Lago Titicaca e as ilhas flutuantes foi um dos momentos mais emocionantes da viagem. O Titicaca é o maior lago da América do Sul (em volume de água) e fica na divisa entre Peru e a Bolívia. A cidade do Peru, de onde saem os barcos para conhecer as ilhas, é Puno, que fica a 3830 metros de altitude – mais alto do que Cusco.

Puno - PeruPuno é pequena e muito simpática. Ficamos no hotel Hacienda Plaza de Armas, ele fica na praça principal, ou seja, super bem localizado. Assim que chegamos, seguindo a dica da Thyl Guerra do blog Viajando com as Palavras, nos informamos sobre o passeio no Lago Titicaca para o dia seguinte.

Uros e as ilhas flutuantes

O passeio no Lago Titicaca durou 8 horas e inclui a visita a uma das Ilhas Flutuantes de Uros, Taquile, o almoço e o transfer de ida e de volta. Uma van veio nos buscar no hotel bem cedo. Estava bem frio mas a previsão era de sol. Os barcos que pegamos são rápidos, cobertos e confortáveis (eu imaginava que seriam bem mais rústicos). Demoramos pouco mais de uma hora para chegar na ilha que visitamos.

Islas Flotantes - Lago TiticacaIlhas Flutuantes - PeruUros - Ilhas Flutuantes As Ilhas Flutuantes são ilhas artificiais, construídas artesanalmente. Elas são bem pequenas, tem poucas casas (quase ocas) e nela vivem duas ou três famílias. Hoje eles vivem somente do turismo. Na visita, a família que habita na ilha mostra como ela é feita, conta um pouco sobre a rotina, a alimentação e o artesanato que eles produzem. Também demos uma volta no barcos feitos com o mesmo material da ilha. Para que todas as ilhas flutantes sejam visitadas, existe um rodízio, entre os barcos de turismo.

Lago TiticacaÉ tudo muito interessante e inusitado. As cores são belíssimas! Infelizmente, é muito provavel que estas ilhasm não existam mais em poucos anos pois ninguem tem mais interesse em viver nelas.

 

Ilha Taquile

A ideia de conhecer as ilhas flutuantes era tão grandiosa que eu não tinha nem me interessado pela visita a Taquile. No entanto acho que gostei tanto de uma quanto de outra. Taquile é uma ilha natural, que também fica no lago Titicaca. A visita é toda feita a pé, e há muita caminhada durante o percurso, mas tudo é feito com muita calma por um caminho em ótimo estado. É imperdível! A subida é realmente longa, mas o visual lá de cima é de tirar o fôlego 😉

Taquile  Vista do alto de Taquile Taquile Taquile - Lago TiticacaDurante o percusro fiquei me perguntando como seria aquela subida para as crianças. Minha desconfiança era que eles teriam menos problemas que os adultos. Quem quiser pode ver o relato no blog da Thyl Guerra, que foi com os filhos para lá.Roupas típicas de Taquile

Durante a visita o guia nos conta um pouco sobre os costumes locais que continuam preservados. A grande surpresa foi o almoço. O cenário onde ele foi realizado só se vê em filmes. A comida típica (sopa com quinoa, truta a la plancha e pães típicos), estava muito bem preparada.Truta grelhada - prato típico da região

Sem dúvida, este foi um dos passeios mais incríveis que fiz na vida.Almoço na Ilha Taquile

 

Onde Comer em Puno

Durante o passeio fizemos amizade com um casal de europeus da Antuérpia. Mais tarde combinamos de nos encontrar no Café Bar Casa del Corrigidor. Super simpático, descolado e muito próximo do nosso hotel.

Depois fomos jantar em um restaurante que fica na praça, o Moja Restaurante (Jr. Lima, 635 – 2º andar).

No dia anterior, almoçamos e jantamos em restaurantes que ficam na rua Lima (fechada para carros). No almoço comi truta a la plancha (adoro truta!) no La Casona, bem cotato no tripAdvisor, mas eu achei ele meio acéptico. No jantar acabamos escolhendo uma das pizzarias da rua. Todas são pequenas, com um fogão a lenha bem exposto e tem pizzas bem gostosinhas por um preço razoável. Recomendo!

Café Bar Casa Del Corrigidor - Puno

 

 Como chegar:

Embora a cidade de Puno fique um pouco fora do eixo Lima-Cusco,  fica a apenas 1 hora e meia de voo de Lima.

Nós, no entanto nós fomos de ônibus, a partir de Arequipa, com a empresa Cruz del Sur. O ônibus tem 2 andares, serviços de bordo e é bem confortável. As paisagens na estrada sãoa belíssimas! A grande vantagem de fazer este trecho por terra é que o corpo se habitua com a altitude aos poucos.Puno