Um dos maiores medos de quem viaja são problemas gerados por causa de vôos atrasados ou pior, cancelados!!! Mas todo viajante sabe (ou deveria saber) que está sujeito a imprevistos!
As vezes é possível perceber no ar que tem algo acontecendo, na maioria das vezes, a gente tenta fingir que não percebeu. Primeiro vem o desespero, depois a frustração e depois, muitas consequencias práticas como perder um dia no destino, perder conexões, malas extraviadas e por aí vai…
Mas como diz uma amiga, só tem este tipo de problema, quem viaja!
Seu vôo foi cancelado!
Na volta da minha última viagem, meu vôo da Swiss (sim, também acontece na Suiça…) foi cancelado. Só saiu no dia seguinte, 12 horas depois. O pior é que a notícia vem aos poucos. Já estava sentadinha na minha poltrona, já tinha folheado a revista de bordo e já tinha até escolhido o filme que queria assistir.
Mesmo sem ficar controlando o horário da decolagem, já tinha percebido que a espera estava se prolongando. O ar condicionado não estava ligado e mesmo que lá fora estive 4º, dentro estava um forno.
Então veio a primeira notícia em alemão, depois em francês e em inglês, dizendo que a aeronave estava com problemas (#medo).
Depois a segunda notícia em alemão, francês e inglês, reforçando que o problema que ainda não havia sido resolvido.
Mais de uma hora depois do horário previsto para o embarque, soubemos que o vôo não poderia decolar, que quem quisesse comer deveria permanecer no avião (no aeroporto os restaurantes já estavam fechados e no hotel não havia serviço de quarto).
Ao desembarcar recebemos voucher para um hotel e um ônibus ficou a disposição para fazer o transfer. Quem quisesse , poderia pegar as malas e despacha-las novamente no dia seguinte.
CLARO, que tudo isto leva H-O-R-A-S.
Nós não jantamos, não pegamos as malas e não esperamos o ônibus. Fomos de taxi para o hotel (rachamos a conta com outros passageiros). Mesmo assim, fazendo tudo rapidinho, dormimos por 4 horas.
Bom. no dia seguinte o vôo saiu no horário. Massss… claro que perdermos a conexão e passagem não tinha sido comprada junta, ou seja, minha passagem não foi remarcada automaticamente.
De prático, as duas dicas que foram muito úteis (para quem perder a conexão)
• Reservamos uma passagem para voltar (de milhas porque estava muito cara) a partir de Zurique (assim que cheguei no hotel)
• Como não pegamos a mala, ganhamos um kit para passar a noite: um malinha com uma camiseta, desodorante, shampu, creme, pente etc no “Lost & Founds) do aeroportos – provavelmente nem todas as empresas ou todos os aeroportos tem este kit.
• Assim que chegamos em Guarulhos, fomos direto pegar uma carta da Swiss que vou usar para conseguir reembolso da passagem que perdi (e tive que comprar outra).
Estatísticas (a parte do rir para não chorar)
Nas minhas últimas viagens internacionais descobri que a cada 2 viagens, uma delas tem algum problema grave como atraso de mais de 5 horas ou cancelamento. em cada um dos casos (e das companhias TAM, British, Swiss) a solução e as providências foram diferentes.
Vôos cancelados, atrasados e com crianças!
Quando este tipo de problema acontece em uma viagem com crianças, o que mais complica é lidar com a frustração dos filhos! Se a criança for maior, pode ficar muito decepcionada porque sabe o que está perdendo. Se for menor, geralmente, temos que lidar com cansaço e fome!
É preciso uma boa dose de paciência para tentar manter a calma e passar segurança para criança, explicando, que no fim, tudo vai dar certo 😉
Leia também:
Como distrair seus filho durante vôos longos
Atividades para distrair as crianças em viagens
Dicas para quem vai viajar de carro com a família nestas férias