Mafra é outra ótima opção para uma escapada de um dia, ou um final de semana, para quem está em Lisboa. Nós fizemos um “bate-e-volta” de um dia e adoramos!
Saímos de Lisboa bem cedinho e fomos direto visitar a “Aldeia Típica José Franco”, ou Aldeia Saloia, que fica ao lado de Mafra no Sobreiro. José Franco aprendeu o oficio de oleiro ainda criança e, nos anos 60, recriou uma aldeia com caráter etnográfico, um testemunho da maneira local de viver. A aldeia conta com réplicas de antigas oficinas, algumas ainda em funcionamento (como a padaria, por exemplo), e uma área lúdica com uma série de miniaturas de casas que explicam as atividades desenvolvidas na zona. Posteriormente, foi construído a réplica de um castelo e um parquinho. As crianças adoram ver as miniaturas das cidadezinhas, com pontes, laguinhos, casas, … é, realmente, uma obra de arte ao ar livre! O Kai amou ver como funcionavam as pequenas cidades, trenzinhos, barcos, …
Mesmo as crianças adorando a “Aldeia”, a atração principal de Mafra é o Palácio Nacional de Mafra. Por ignorância nossa, o palácio de Mafra foi uma agradável surpresa. Mesmo depois de já ter visitado muitos palácios pela Europa, o de Mafra nos surpreendeu gratamente.
O edifício pode ser dividido em quatro partes: o palácio, o convento, a basílica e a biblioteca. Na verdade, o projeto inicial era o de um convento, mas o que ficou pronto primeiro foi a basílica (1730). Somente anos depois o palácio, que ocupa todo o primeiro andar, está muito bem conservado e conta com uma impressionante quantidade de frescos. Este palácio está associado ao final da monarquia, já que foi nele que D. Manuel II dormiu a ultima noite em Portugal antes de ir-se ao exílio. A enfermaria do convento e a biblioteca ainda se destacam como espaços de visita obrigatória. A biblioteca é daquelas de deixar qualquer um de “queixo caído”!
Ainda nos faltou um passeio pela Tapada, uma grande zona verde construída ao lado do Palácio que é ideal para um bom piquenique.
Depois de tantas visitas fomos almoçar na Tasquinha do Gil! O restaurante é mínimo e é melhor reservar, mas a comida vale a pena! São vários petiscos e um mais gostoso que o outro!
A Tasquinha do Gil fica há uns 15/20 minutos de Mafra, na Aldeia da Mata Pequena. Esta foi outra surpresa para nós! Esta aldeia, que tem umas poucas casinhas brancas e azuis, está disponível para quem quiser aproveitar a tranquilidade da zona e se hospedar por ali. As casinhas, com vários tamanhos, estão totalmente renovadas e equipadas sem perder o charme da arquitetura da zona. Da próxima vez passaremos o final de semana por lá!
Como chegar
Desde Lisboa pegar a A8 sentido Ericeira.
Tempo de viagem: 40 minutos aproximadamente.
Horários de abertura
Aldeia José Franco
Todos os dias das 9:00 às 18:00 e domingo das 10:00 às 18:00
Entrada franca
Palácio de Mafra
Consultar os horários aqui.
Consultar os preços aqui.
Se quiser saber mais sobre viagens por Portugal, pode ler:
Portugal: Arquipélago das Berlengas
Escapadas de final de semana desde Lisboa: Marvão
Vilanova de Milfontes: costa Alentejana de Portugal