A barragem de Castelo do Bode, no rio Zêzere, é uma das mais importantes de Portugal e também é responsável pelo abastecimento de Lisboa. A barragem fica entre Tomar (cidade e o Convento de Cristo merecem um post só para eles) e Abranches.

Convento de Cristo, Tomar
Convento de Cristo, Tomar

A paisagem é linda e dá para aproveitar em qualquer época do ano. O ideal é passar o final de semana, mas também dá para fazer um “bate-e-volta” desde Lisboa (1,30 hora de carro). Se for para passar o final de semana, dá para fazer represa em um dia e conhecer Tomar no outro (é meio corrido, mas dá para fazer). Se for só para passar o dia, daí só dá para fazer um dos dois programas.

Represa de Castelo do Bode
Represa de Castelo do Bode

Onde Ficar

Em Tomar nunca dormimos, sempre fomos só passar o dia, então não posso indicar nenhum hotel.

Pertinho da represa há, vários. Gostamos do Apartamentos do Lago e do Segredos de Vale Manso.

O “Apartamentos do Lago” é um condomínio, com unidades disponível para aluguel (diárias ou mensal) e compra, com piscina (para adultos e crianças), parque infantil, espaço para andar de bicicleta e caminhar, e umas vistas de tirar o fôlego do Lago Azul, da barragem. Os apartamentos têm quarto (suíte), sala, banheiro e cozinha (como não tem café da manha, é deixado no quarto um “kit” café da manhã com geleia, manteiga, pão, café e chá).

IMG_2850 IMG_2852

O “Segredos de Vale Manso” é um hotel rodeado por paisagens naturais e lindas vistas para a represa. Um jardim exterior agradável com duas piscinas, uma delas de agua salgada (O Kai amou a piscina das crianças porque foi a primeira vez que entrou em uma piscina que dava pé para ele. Adorou!). Os quartos não tem cozinha (mas o hotel tem café da manhã e um ótimo restaurante para almoços e jantares).

IMG_3007 IMG_3010

O que fazer

Entre outubro e junho estas paisagens são ideais para hiking, passeios em bicicleta, a cavalo, … Durante o verão, talvez a melhor maneira de aproveitar esta região seja indo para a água.

Um dos lugares com mais infraestrutura da represa é a praia fluvial da Castanheira, ou Lago Azul. Com piscina flutuante, vigilância, posto de primeiros socorros, recolha de lixo, banheiros, limpeza de praia, acesso para carrinhos de bebês e cadeiras de roda e estacionamento. Além desta praia, este é o lugar perfeito para os esportes como: windsurf, wakeboard, ski aquático e caiaque.

Da última vez que fomos, estávamos com uns amigos, e conhecemos o João da escola Maven Wakeboard. Fomos super bem atendidos (o Tiago foi um ótimo instrutor!), o material era como novo e a lancha muito bem cuidada. O Kai adorou o passeio até que caiu nos “braços de Morfeu” (até agora não sei como ele dormiu com o motor funcionando!). A Maven também dá cursos de uma semana para grupos de crianças (tipo colônia de férias) e aulas individuais a partir dos 3 anos.

IMG_2889

IMG_2906

Depois fomos dar um mergulho nas piscinas da praia da Castanheira e almoçar.

IMG_2854

Um dia delicioso em um lugar lindo e na companhia de ótimos amigos!

Onde Comer

Para fechar o dia com chave de ouro, fomos jantar no  O Sabor da Pedra. Na verdade, a primeira vez que ouvi falar de “Castelo do Bode” foi para ir a este restaurante. Como sempre uma ótima escolha! Lugar lindo, comida incrível, carta de vinhos excelente e o pessoal é super atencioso com os pequenos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here