Amsterdã é uma das cidades mais bonitas da Europa. A arquitetura das casas na beira dos canais e o hábito dos holandeses de andar de bicicleta dão um charme especial para as ruas. Os pais passeiam com seus filhos pequenos por todos os lados, o que acaba incentivando os turistas a fazerem o mesmo! A cidade vai muito além da imagem ligada aos coffee shops e o red light district e tem ótimos programas para fazer com filhos! Visitamos Amsterdã com crianças de todas as idades: um adolescente de 13, uma menina de 8 e dois bebês de 1 ano!
Fomos em abril e estava frio, da última vez fui em maio e também estava. A verdade é que em Amsterdã faz frio mesmo no verão e os dias de sol devem ser aproveitados ao máximo!
Roteiro de 4 dias em Amsterdam NOVO
O que fazer em Amsterdã com crianças
NEMO SCIENCE CENTER
O Nemo, museu de ciências, foi um dos programas que meus filhos mais amaram em toda a viagem! O Nemo tem 4 andares de brinquedos e instalações interativas que entretem crianças de todas as idades (e pais também). Tanto o Pedro quanto a Luiza passaram horas indo de um para o outro e nos puxando para voltar nas atrações que eles mais gostaram. Algumas brincadeiras são muito simples e envolvem espelhos e bolhas de sabão, outras são mais complexas e inovadoras. Um dos andares traz curiosidades e conhecimento para os adolescentes.
Serviço:
De abril a agosto, aberto de segunda a domingo, das 10h às 17h30
De setembro a março, aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30
www.nemosciencemuseum.nl
VAN GOGH MUSEUM
Ia a Amsterdam e não ver o Museu do Van Gogh é como ir a Roma e não ir no Vaticano 🙂
O museu é relativamente pequeno e vale a visita. O prédio tem um átrio muito bonito, com bastante de vidro. Para fãs do pintor é uma visita memorável! Algumas das obras famosas que estão lá são Girassóis, Amendoeira em flor e o Quarto (em Arles). Há algumas curiosidades e atividades especiais para as crianças – em uma delas é possível tocar em uma textura para entender as pinceladas do artista. O museu fica na Museumplein, uma grande praça gramada onde fica também o famoso Rijksmuseum.
Serviço:
De março a julho, aberto de segunda a domingo, das 9h às 18h00 (sextas-feiras aberto até às 22h)
Museumplein 6, Amsterdam
CASA DA ANNE FRANK
Conhecer a Casa da Anne Frank não é um programa leve, mas eu considero muito importante para que as crianças tenham consciência dos reflexos das guerras na vida de outras crianças. Tanto o Pedro (13), como a Luiza (8) já conheciam a história a Anne Frank, o Pedro leu o livro na escola e a Luiza leu uma versão para crianças menores. Os corredores são apertados e durante todo o percursos há muitos turistas na sua frente e ao seu lado, é bom ir preparado. Vale a pena pegar o audio guide, eles tem uma versão em português de Portugal que ajuda o entendimento da história.
Muito importante: compre os ingressos antecipadamente pela internet. As filas chegam a durar 2 horas.
Serviço:
Todos os dias, aberto de segunda a domingo, das 9h às 22h00
Anne Frank Huis
Prinsengracht 263-267, 1016 GV
PASSEAR PELO CANAIS
Um dos programas mais legais de Amsterdan é passear pelos canais, sem destino. Cada canal revela uma paisagem ainda mais bonita que a anterior. Na primavera, as flores decoram as pontes e varandas. As bicicletas estão literalmente por todos os lados, cuidado para não ser atropelado ou atropelar um ciclista! Uma das regiões mais simpáticas é Grachtengordel. Os dois bebês estavam nos seus carrinhos (daqueles simples) e as calçadas não são das melhores, pois são irregulares. Não chega a impedir o passeio, mas é bom estar preparado para caminhar com calma.
VONDELPARK
O principal parque de Amsterdã é delicioso e o centro das atenções nos dias de sol e calor. As pessoa vão lá para passear, fazer picnics, fazer esportes e descansar. Um dos programas mais legais, sem dúvida, é andar de bicicleta. No verão há vários concertos gratuitos ao ar livre.
TRANSPORTE PÚBLICO EM AMSTERDÃ COM CRIANÇAS
Usamos trem (bonde), metrô e ônibus e todos funcionaram super bem.
Fomos de trem do aeroporto para o centro – compramos o ingressos nas estações de auto atendimento no aeroporto.
É possível comprar o ticket para o tram/ônibus na hora, dentro do veículo ou na estação de trem.
Onde ficar hospedado em Amsterdam
Nós ficamos hospedados em 2 hotéis em Amsterdã, um hotel a 3 km do centro, um pouco mais “em conta”, muito descolado, com uma café da manhã nota 10, o HOTEL CASA AMSTERDAM. O transporte para o centro era bem traquilo, muito próximo do hotel. Lembrando que a gente estava com 2 crianças e 2 bebês. O segundo hotel foi só por uma noite e era bem central, bem mais caro e sofisticado, muito bom, o tradicional Movënpick Amsterdam
Schipol – o aeroporto child friendly
O aeroporto Schipol é um dos melhores para quem tem esperas longas. Cheio de espaços temáticos com bibliotecas, xícaras de chá gigantes e até baby care center – uma sala com espaço de amamentação super aconchegante.
Leia também:
- Roteiro de 4 dias em Amsterdam NOVO
- Veja o vídeo da viagem pela Holanda
- Roteiro pela Holanda com crianças
- Amsterdan para Crianças
- Keukenhof – os jardins de tulipa da Holanda
- Gouda, a cidade do queijo na Holanda
- Nemo Science Museum