Eu Viajo com Filhos

Biarritz com crianças

Biarritz com Crianças
Biarritz é uma cidade que fica no litoral do sudoeste da França, próxima da Espanha onde as temperaturas são agradáveis durante todo o ano! A Daphne foi para lá com a filha pequena e escreveu  várias dicas bacanas de Biarritz com crianças!

Biarritz com crianças, as dicas da Daphne

Somos uma família de três: o marido, surfista e workaholic, eu, ilustradora e mãe e nossa filha Emma de 5 anos super feliz! Moramos em Curitiba e temos um ritmo de vida normal para uma família de três. Trabalho, escola, viagenzinhas de fim de semana, trabalho, escola, trabalho, escola… Enfim, se você conhece Curitiba, sabe bem como é o clima por aqui. Super instável e às vezes desanimador.
 E por causa disso, sempre pensamos em como é a vida de quem mora em outro país, outra cidade, com clima estável, com verão de verdade! Avaliamos e vimos que conseguiríamos passar 43 dias em um lugar de sol, no meio do ano. Conciliamos as férias da Emma, com nossos trabalhos a distância e deu certo. Vamos! Mas… Para onde? Pesquisamos, fizemos tabelas de pontos nas cidades – qual tem língua mais fácil? Qual conhecemos? Qual tem praia? Qual a gente quer ir? Qual tem parquinho? Qual é pequena? Qual não precisaremos de carro? Venceu Biarritz, na França! Já foi pra lá? É a cidade que tem o pessoal mais educado e feliz que conheci!

Onde ficar em Biarritz

Cidade escolhida, ficar num AirbnB foi a opção. De novo, pesquisa, somas, cálculos, mapas e mais mapas! Muitas propostas não queriam honrar o valor que publicaram no site, pois isso era setembro de 2017 e iríamos somente em junho de 2018. Mas, acertamos na mosca na escolha! Achamos um apê, tipicamente basco – sim, lá é a região basca da França, com dois quartos, iluminadíssimo e perto de tudo, na Rue Victor Hugo. Das praias legais, dos supermercado do mercado municipal, de pontos de ônibus, no Centre Ville mesmo! Podíamos fazer tudo a pé.
Era nessa cidade que o Picasso morou na França, e a Coco Chanel tinha uma fabrica por lá. A moda praia+listras, iniciou-se em Biarritz.

Outras opções de hotel e apartamento em Biarritz para famílias com filhos

Résidence Vacances Bleues Le Grand Large (apartamento com cozinha)
Hotel de La Plage (hotel)
Hôtel Maïtagaria (estilo bem tradicional)

As praias de Biarritz com crianças

Nossa rotina era bacana, como estávamos a 5 horas na frente do Brasil, os trabalhos nossos começavam somente a tarde. De manhã era praia Port Vieux, Grand Plage ou Cote des Basques. O Fernando (marido) surfava quase todos os dias. Íamos a pé para tudo.
As três praias são bem legais! A que mais ia com minha filha, de 6 anos era a de Port Vieux, que chamávamos de praia do Portinho. A Cotê Basque, era a praia do surf, mas às vezes a maré ficava tão baixa, que era uma delícia, ficava cheia de piscinas naturais. A Grand Plage, era boa para surf de manhã, e para criança no fim da tarde.
E tinha também a praia de Milady, linda e com o melhor parquinho que já vi para crianças!

As marés por lá, mudavam bem rapidamente. Coisa de 3, 4 horas, uma praia com altas ondas, virava o paraíso para criança! E vice-e-versa.

A temperatura da água estava boa, refrescante. De manhã, sempre mais geladinha. Mas depois do meio dia, a água era uma delícia. E o sol ia até bem tarde, então ficávamos na praia bastantão!
As praias tinham areia – dava até para brincar de baldinho, exceto a do Portinho, que era pedrinhas.
Todas tem banheiros na parte seca da praia. Todas tem bancos para sentar no calçadão. E comidinhas próximo Mas nada de vendedores ambulantes. O que por lá todos faziam, era levar seu sanduíche, sucos, água e almoçar na praia mesmo.
Uma coisa bem legal: a gente sempre deixava o carrinho, antes de descer para areia. E no fim do dia, ele estava no mesmo lugar.

Outros programas com crianças em Biarritz

Tinha uma praça com um parquinho maravilhoso, o Parc Mazon, com dois modelos de brinquedos, para crianças de 0-5 e de 5-13! Cheio de flores ao redor, bebedouro, saquinhos para cachorros, muita criança, aquele piso emborrachado que não queima o pé. E os brinquedos eram super legais! Tudo grátis! A cidade, embora petit, tinha também cinemas. A Midiatheque, que é como eles chamam na França, as bibliotecas, que não tem mais somente livros – tem filmes, dvds, exposições. É demais! Ótimas para dias de chuva! Tem também uma mini galeria Laffayete, bem boa para passear e ver coisas! 
O Aquário que é lindo e bem bacana, além do trenzinho que dá uma volta na cidade e o Cité de l’Ocean – mais afastado – mas que conta bem coisas do mar.
Muse de La Mer
Esplanade du Rocher de la Vierge
64200 Biarritz, France

Onde comer, restaurantes e refeições

Na volta para casa, comprávamos produtos frescos e orgânicos para o almoço. Comíamos bastante em casa! Apesar de não cozinhar, nos aventurávamos em grelhar carnes, um arroz, massa, muita salada, verdura . O supermercado era bem próximo, uns 200 metros e o Mercado Municipal, sensacional, era a 250 metros. Tudo fresco! Milhões de peixes, frutos do mar, ostras! Queijos, vinhos e muito presunto!

No verão tem até uma feira típica gastronômica e de coisas, toda quarta feira!
Mas íamos também em restaurantes: os de dentro do mercado municipal (Les Halles de la Ville de Biarritz) eram nossos favoritos! Os sorvetes eram divinos, tomávamos na Artisan Boulangerie, em frente a Gallerie Laffayete
Casa Juan Pedro: tem mariscos frescos e deliciosos!
Ventilo Café: bom para refeições rápidas.
Les Baigneuses: tem Yoga no terraço e drinks deliciosos (dá pra fazer as duas coisas juntas se quiser!)
Ragazzi da Pepone: ótimas massas! E dois pratos dão pra três!
De tarde ele trabalhava, e eu me dividia entre ilustrar livros e ir no parquinho ou cinema com minha filha. As navettes gratuite eram demais! Os ônibus elétricos que circulavam pela cidade e de graça, nos levavam a todos os lugares, tem de 3 a 4 linhas.
O mais legal mesmo, foi a comemorar da Queda da Bastilha, no dia 14 de julho: todos na praia de noitão! Lindo!
Mas deu certo por que a gente se planejou! Com filha e trabalho não dava para ir arriscar. Estamos preparando a próxima.
A Daphne Lambros é mãe da Emma de 6 anos.

Leia mais sobre viagens na França e no litoral europeu

Lembre-se: para entrar na Europa é preciso ter seguro de viagem!

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes.

O Tratado estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem para todos os turistas. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem. Saiba mais sobre seguro de viagem para família aqui.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”Biarritz” theme=”card-large” show_logo=”true”/]