Nós acreditamos que mostrar o mundo para as crianças, proporcionando para elas uma visão ampla de diversas culturas, é a melhor forma de criarmos cidadãos conscientes, empáticos e abertos para aceitar mudanças e transformar a realidade. Nesse momento, em que o mundo todo parou, está difícil programar uma viagem pra longe, mas podemos começar a planejar uma viagem pelo Brasil.
Talvez ainda não seja hora de viajar, mas podemos planejar uma viagem pelo Brasil.
Acreditamos também que essa mudança pode nos dar a oportunidade de nos conectar com a nossa origem. Vivemos em um país que tem 7.500 km de litoral, grandes metrópoles e florestas tropicais, a maior reserva de água doce do planeta, cânions, cachoeiras, parques naturais e de diversões, uma diversidade cultural, étnica e religiosa enorme. Temos seis grandes biomas, fazemos fronteira com cinco países. Temos hotéis e pousadas para todos os estilos de viagem, uma culinária riquíssima influenciada pelos povos originários e imigrantes do mundo todo. Sim, nós queremos viajar pelos seis continentes, sonhamos com a próxima viagem para a Ásia ou parques da Disney, mas podemos fazer viagens maravilhosas aqui mesmo, no nosso Brasil.
Viagem pelo Brasil com crianças
E não estamos sozinhas nessa. A constatação veio através de uma pesquisa, que realizamos com quase 500 pessoas entre maio e junho de 2020, que nos responderam sobre seus medos e desejos em relação à próxima viagem com crianças. Com ela, conseguimos entender um pouco qual é o sentimento geral do público nesse momento, além de algumas das apostas e tendências para o cenário do turismo nos próximos meses.
Aproveitamos que queríamos dividir com vocês o resultado da pesquisa e fizemos nossa 1ª revista digital! Além dos dados da pesquisa, fizemos matérias bem bacanas cheias de dicas e links para inspirar viagens incríveis em família! Baixe grátis nossa revista digital com a pesquisa completa e muitas dicas sobre a próxima viagem pelo Brasil aqui.
E a viagem pelo nosso país aparece com uma tendência forte: quase 70% dos entrevistados afirmaram que sua próxima viagem será no Brasil e 36,3% elegeram as praias do Nordeste como próximo destino. Em segundo lugar, entre os destinos nacionais, está Gramado seguido por lugares que se conectam com a natureza como Bonito, Lençóis Maranhenses, Canions e Pantanal.
Praias do Nordeste com crianças digital por R$ 14,90 aqui
Viagem pelo Brasil de carro
O que mudou nos protocolos de segurança de muitos hotéis e resorts
- Redução do número de hóspedes
- Limitação de uso de espaços comuns (piscinas, academias…)
- Álcool em gel distribuído em todas as áreas
- Uso de desinfetante hospitalar em superfícies muito tocadas
- Estações de higienização no acesso a áreas comuns
- Check in pelo celular
- Eliminação de brindes físicos
- Refeições servidas em turnos
- Café da manhã no quarto
- Mudanças nas atividades como recreação e eventos
Dicas para fazer uma viagem pelo Brasil mais segura
- Na hora de planejar a viagem, verifique como estão os números da pandemia no destino e quais os decretos do governo sobre o que abre e o que fecha na cidade escolhida.
- Ao escolher o local (hotel, resort, casa alugada) pesquise sobre as medidas de segurança que estão sendo tomadas. Ligue e converse, faça todas as perguntas sobre as providências que estão sendo tomadas.
- Na hora de fazer as reservas, leia todos os asteriscos e letras pequenininhas para ter certeza que poderá cancelar (com estorno do valor pago) ou remarcar a viagem dentro de um prazo que seja razoável para a sua família.
- Prefira lugares com muito espaço ao ar livre, lugares abertos e ventilados.
- Mesmo que o hotel ofereça, não saia de casa sem um bom estoque de álcool 70%, máscaras e termômetro.
- Se for se hospedar em hotéis, dê preferência aos que ofereçam alguma estrutura de cozinha para não precisar usar apenas os restaurantes.
- Leve brinquedos, jogos e atividades para entreter as crianças. Nesse momento não é recomendável aproveitar a recreação dos hotéis, mesmo que o serviço esteja sendo oferecido.
Aluguel de casas e apartamentos
O movimento chamado “slow travel”, que significa viagens mais lentas, com mais tempo e menos destinos, também ganhou força nesse momento em que trabalho e estudo remoto devem se tornar cada vez mais presentes na nossa vida. Aproveitar ao máximo a experiência, criando mais conexão com o destino e estreitando contato com os moradores locais, é uma tendência que já vinha crescendo, estimulada principalmente por sites de aluguel temporário como Airbnb.
Destinos de uma viagem pelo Brasil
A pesquisa realizada pelo Viajo com Filhos revelou também que a maioria das famílias quer aproveitar um destino com praia (28%) e natureza (15%). Em seguida, quase empatados) vêm os parques aquáticos (11,9%) e lugares com muitas atrações com crianças (11%). Separamos alguns destinos que podem ser uma boa opção, desde que você fique atento – como dissemos acima – aos números de contaminação da região, decretos do governo sobre liberação e tome todos os cuidados necessários. Lembramos que estamos falando em planejamento, não necessariamente uma viagem para se fazer agora.
Aproveite este momento em que ainda há muitos destinos, resorts e atrações que nem abriram para planejar com calma, se informar sobre os destinos que você sempre sonhou conhecer! Agora, se você não sabe nem por onde começar, baixe a revista digital para se inspirar!
Aventura e Ecoturismo com crianças
Praias do Nordeste com crianças