Viagem pelo Brasil

Nós acreditamos que mostrar o mundo para as crianças, proporcionando para elas uma visão ampla de diversas culturas, é a melhor forma de criarmos cidadãos conscientes, empáticos e abertos para aceitar mudanças e transformar a realidade. Nesse momento, em que o mundo todo parou, está difícil programar uma viagem pra longe, mas podemos começar a planejar uma viagem pelo Brasil.

Viagem pelo Brasil

Talvez ainda não seja hora de viajar, mas podemos planejar uma viagem pelo Brasil.

Acreditamos também que essa mudança pode nos dar a oportunidade de nos conectar com a nossa origem. Vivemos em um país que tem 7.500 km de litoral, grandes metrópoles e florestas tropicais, a maior reserva de água doce do planeta, cânions, cachoeiras, parques naturais e de diversões, uma diversidade cultural, étnica e religiosa enorme. Temos seis grandes biomas, fazemos fronteira com cinco países. Temos hotéis e pousadas para todos os estilos de viagem, uma culinária riquíssima influenciada pelos povos originários e imigrantes do mundo todo. Sim, nós queremos viajar pelos seis continentes, sonhamos com a próxima viagem para a Ásia ou parques da Disney, mas podemos fazer viagens maravilhosas aqui mesmo, no nosso Brasil.viagem pelo brasil

Viagem pelo Brasil com crianças

E não estamos sozinhas nessa. A constatação veio através de uma pesquisa, que realizamos com quase 500 pessoas entre maio e junho de 2020, que nos responderam sobre seus medos e desejos em relação à próxima viagem com crianças. Com ela, conseguimos entender um pouco qual é o sentimento geral do público nesse momento, além de algumas das apostas e tendências para o cenário do turismo nos próximos meses.

Aproveitamos que queríamos dividir com vocês o resultado da pesquisa e fizemos nossa 1ª revista digital! Além dos dados da pesquisa, fizemos matérias bem bacanas cheias de dicas e links para inspirar viagens incríveis em família! Baixe grátis nossa revista digital com a pesquisa completa e muitas dicas sobre a próxima viagem pelo Brasil aqui.

Viagem pelo Brasil

E a viagem pelo nosso país aparece com uma tendência forte: quase 70% dos entrevistados afirmaram que sua próxima viagem será no Brasil e 36,3% elegeram as praias do Nordeste como próximo destino. Em segundo lugar, entre os destinos nacionais, está Gramado seguido por lugares que se conectam com a natureza como Bonito, Lençóis Maranhenses, Canions e Pantanal.

Praias do Nordeste com crianças digital por R$ 14,90 aqui

viagem pelo brasil

Viagem pelo Brasil de carro

viagem pelo BrasilFicar fechado dentro de um avião ou aeroporto é um risco que muita gente ainda quer adiar. Por isso, as viagens de carro tendem a crescer nos próximos meses. Pegar a estrada, com maior controle sobre a viagem, a sensação de liberdade, a possibilidade de evitar aglomerações são algumas das razões, assim como o custo da viagem. Destinos mais próximos, onde é possível chegar por terra, podem ser uma ótima opção para quem não quer gastar menos e evitar os voos. Mesmo com o retorno das companhias e as novas medidas de higiene, o retorno aos aviões será lento e caro.

aviaoAlgumas companhias quebraram, as rotas diminuíram e há estudos que apontam para necessidade de diminuir o número de passageiros por aeronave (tirar o assento do meio é uma das possibilidades já apontadas), o que deve aumentar o valor das passagens. Mas, por outro lado, também podemos ver uma retomada surpreendente nesse setor. Mudanças grandes já aconteceram em outros momentos complicados, e acabamos nos adaptando. Pouca gente lembra como era diferente viajar antes do 11 de Setembro (2001), quando a segurança de aeroportos e aviões eram muito mais flexíveis. Naquele tempo não era preciso tirar os sapatos, nem todas as malas passavam por raio-x, poucas pessoas eram revistadas, era possível levar líquido dentro do avião, entre outras coisas… Incorporamos as novas regras e hoje isso virou o “novo normal”.

O que mudou nos protocolos de segurança de muitos hotéis e resorts

viagem pelo BrasilMuitos hotéis e resorts já estão abrindo com protocolos de segurança e ocupação limitada, oferecendo pacotes especiais com boas políticas de cancelamento. Ou seja, se você pensa em viajar nos próximos 12 meses, talvez seja hora de começar a planejar para aproveitar esses descontos.

  • Redução do número de hóspedes
  • Limitação de uso de espaços comuns (piscinas, academias…)
  • Álcool em gel distribuído em todas as áreas
  • Uso de desinfetante hospitalar em superfícies muito tocadas
  • Estações de higienização no acesso a áreas comuns
  • Check in pelo celular
  • Eliminação de brindes físicos
  • Refeições servidas em turnos
  • Café da manhã no quarto
  • Mudanças nas atividades como recreação e eventos

 

Dicas para fazer uma viagem pelo Brasil mais segura

  1. Na hora de planejar a viagem, verifique como estão os números da pandemia no destino e quais os decretos do governo sobre o que abre e o que fecha na cidade escolhida.
  2. Ao escolher o local (hotel, resort, casa alugada) pesquise sobre as medidas de segurança que estão sendo tomadas. Ligue e converse, faça todas as perguntas sobre as providências que estão sendo tomadas.
  3. Na hora de fazer as reservas, leia todos os asteriscos e letras pequenininhas para ter certeza que poderá cancelar (com estorno do valor pago) ou remarcar a viagem dentro de um prazo que seja razoável para a sua família.
  4. Prefira lugares com muito espaço ao ar livre, lugares abertos e ventilados.
  5. Mesmo que o hotel ofereça, não saia de casa sem um bom estoque de álcool 70%, máscaras e termômetro.
  6. Se for se hospedar em hotéis, dê preferência aos que ofereçam alguma estrutura de cozinha para não precisar usar apenas os restaurantes.
  7. Leve brinquedos, jogos e atividades para entreter as crianças. Nesse momento não é recomendável aproveitar a recreação dos hotéis, mesmo que o serviço esteja sendo oferecido.

Viagem pelo Brasil

Aluguel de casas e apartamentos

O movimento chamado “slow travel”, que significa viagens mais lentas, com mais tempo e menos destinos, também ganhou força nesse momento em que trabalho e estudo remoto devem se tornar cada vez mais presentes na nossa vida. Aproveitar ao máximo a experiência, criando mais conexão com o destino e estreitando contato com os moradores locais, é uma tendência que já vinha crescendo, estimulada principalmente por sites de aluguel temporário como Airbnb.

viagem pelo brasilQuanto menos deslocamento (pontes aéras, check ins e check outs, filas…) mais seguros e protegidos estarão os viajantes. A ideia de viver por um tempo em outra cidade ou país pode ser muito interessante, especialmente agora que o home office e as aulas à distância deixaram de ser “coisa do futuro”. O Airbnb anunciou novos protocolos de higienização que devem ser adotados e, em breve, indicará no site se os anfitriões estão praticando as novas diretrizes de limpeza, que incluem um período de espera mínimo de 24 horas entre as reservas. Uma nova categoria de listagens indicará que nenhum hóspede ocupou um aluguel 72 horas antes da chegada.

Campos do Jordão com crianças

Destinos de uma viagem pelo Brasil

A pesquisa realizada pelo Viajo com Filhos revelou também que a maioria das famílias quer aproveitar um destino com praia (28%) e natureza (15%). Em seguida, quase empatados) vêm os parques aquáticos (11,9%) e lugares com muitas atrações com crianças (11%). Separamos alguns destinos que podem ser uma boa opção, desde que você fique atento – como dissemos acima – aos números de contaminação da região, decretos do governo sobre liberação e tome todos os cuidados necessários. Lembramos que estamos falando em planejamento, não necessariamente uma viagem para se fazer agora.

viagem pelo brasil

Aproveite este momento em que ainda há muitos destinos, resorts e atrações que nem abriram para planejar com calma, se informar sobre os destinos que você sempre sonhou conhecer! Agora, se você não sabe nem por onde começar, baixe a revista digital para se inspirar!

Aventura e Ecoturismo com crianças

Praias do Nordeste com crianças

Guia de resorts no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here