As praias de Balneário Camboriú são bem diferentes umas das outras. A mais conhecida, chamada de Praia Central, é o cartão postal da cidade, com uma orla bem urbanizada, cheia de arranhas-céus, apelidada de a “Dubai Brasileira”. Mas há outras sete praias no entorno, algumas delas interligadas pela Avenida Interpraias. Tem praia com mar calminho, tem mar aberto (excelente para a prática do surfe), tem algumas bem rústicas e sem estrutura para o turismo e até uma praia naturista. O bacana para quem está de carro é passear por todas as praias de Balneário Camboriú e aproveitar essa diversidade de paisagens que a região oferece.
Avenida Interpraias
A Avenida Interpraias é um percurso cênico cheio de curvas e paisagens lindas. A avenida tem 14 km, começa um pouco antes do Morro do Boi (no canto sul) e passa pelo Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquaras, Taquarinhas e Laranjeiras.
Praias de Balneário Camboriú
Praia Central
Essa é a praia principal da cidade, aquela cheia de arranha-céus e muitos guarda-sóis na areia! São 6 km de orla. As pontas sul e norte são bem mais tranquilas. O agito pega mesmo é no meio, onde se concentram muitos turistas. Para quem está com crianças, recomendo a Barra Sul, onde o mar é calminho e há várias atrações próximas, como o Parque Unipraias, o Oceanic Aquarium, o Classic Car Show, o parquinho, a saída para o Barco Pirata e restaurantes bem gostosos. Ao longo de toda a praia há um calçadão e uma ciclovia onde é possível caminhar, patinar, andar de skate, correr e pedalar.
Reserve aqui seu apartamento na Barra Sul
Praia do Buraco
Acessada por um deck de madeira, a caminhada de 20 minutos até a Praia do Buraco é um programa gostoso para fazer com as crianças. Fica na Barra Norte, de onde sai a trilha para subir o Morro do Careca. É uma praia praticamente deserta, sem infraestrutura turística.
Praia de Laranjeiras
Depois da Praia Central, é a mais conhecida da região. Fica a 6 km do centro e pode ser acessada pela Avenida Interpraias e pelo bondinho do Parque Unipraias. A pequena baía é muito frequentada por turistas que buscam águas calminhas. É conhecida também pela maricultura, que é a produção de mexilhões. Há vários restaurantes à beira mar.
Praia de Taquarinhas
Fica a 7 km da Praia Central e é ainda mais rústica e preservada do que Taquaras. Mas aqui o mar é agitado e não há infraestrutura de alimentação.
Praia de Taquaras
Uma praia rústica e bem tranquila a 12 km do centro. Costuma ser calma (mas profunda) durante a maior parte do ano, ideal para nadar ou descansar tranquilo logo após a arrebentação. Tem uma pequena infraestrutura de bares e restaurantes. No canto sul, isolada por pedras e com vegetação nativa, fica a Ponta do Santinho, que permite a prática de mergulhos para observar a flora e fauna aquática do local. Para chegar lá é preciso percorrer uma pequena trilha.
Praia do Pinho
Localizada a 13 km do Centro, é a primeira praia do Brasil a permitir a prática do Naturismo. A associação que administra a praia estabelece algumas regras, entre elas a proibição de pessoas vestidas, com exceção para crianças de até 12 anos.
Praia do Estaleiro
A 20 km do centro de Balneário Camboriú, tem quase nenhuma infraestrutura turística e é bem tranquila: mar azul e vegetação nativa preservada. Um dos melhores picos de surfe da região. Ou seja: também não é indicada para banhos. Mas, às vezes, formam-se piscinas nas pedras, diversão garantida para as crianças.
Praia do Estaleirinho
Uma praia tranquila a cerca de 26 km do centro de Balneário Camboriú, tem ótimos restaurantes de frutos do mar, areia branquinha e água clarinha. Mas o mar é agitado demais para quem está com crianças. Vale a pena o passeio para comer bem e apreciar a vista.
Praia dos Amores
Ao norte de Balneário Camboriú, do outro lado do Morro do Careca, fica essa praia que é colada à Praia Brava de Itajaí, conhecida pelas boas ondas para a prática do surfe e baladas bem animadas. É cheia de lojas descoladas, e excelentes restaurantes.
Ficou com vontade de ir? Olha só a super seleção de hotéis e apartamentos para alugar que a gente tem aqui: Onde se hospedar
Algumas dicas de onde ser hospedar em Balneário Camboriú:
Uma opção bem central é o Mercure.
Se preferir alugar um apartamento, dá uma olhada nesta opção e nesta lista de apartamentos do Airbnb.
Leia também: