Eu Viajo com Filhos

Vale do Purunã: onde ficar em São Luiz do Purunã com Crianças

São Luiz do Purunã com crianças

Visitar São Luiz do Purunã com crianças é uma experiência muito legal. Fica pertinho de Curitiba, com acesso fácil e rápido, a região é ideal pra quem quer fugir dos centros urbanos, respirar ar puro, curtir a natureza com a família, apreciar paisagens lindas e aproveitar uma viagem segura, longe das aglomerações!

Estivemos lá em um final de semana de agosto, a convite do Vale do Purunã, uma  fazenda com flats de alto padrão e estrutura completa pra receber famílias que visitam São Luiz do Purunã com crianças.

Fomos em um dos finais de semana mais frio dos últimos meses e pegamos um dia inteirinho de chuva. Mas isso não impediu que a nossa hospedagem fosse deliciosa, pois os flats contam com ar-condicionado e lareira à álcool, banheira, além de roupas de cama quentinhas. Ficamos imaginando que se estava gostoso assim no inverno, no verão (e com sol), deve ser melhor ainda!

São dois modelos de chalés: com um e dois quartos. O que chama atenção é o capricho das proprietárias – também mães de crianças pequenas – e o cuidado com todos os detalhes. Os chalés estão novinhos, pois o espaço foi recém-inaugurado, e contam com tudo que uma família precisa pra ficar bem acomodada.

Todos os chalés tem nomes de cavalos, os nossos eram o Pandora e o Utrillo e são estrategicamente projetados para curtir o pôr do sol.

Estrutura completa em São Luiz do Purunã com crianças

As cozinhas são completas, com louças, panelas e todos os acessórios para cozinhar, incluindo liquidificador, torradeira, cafeteira de cápsulas… não nos faltou nada! Tem até pratinhos para bebês e crianças pequenas. A sala e os quartos são super aconchegantes, mas o banheiro é o destaque! Todos têm banheira de imersão, box grande e chuveiro gostoso!

O projeto dos flats é de muito bom gosto, com linhas retas e estilo contemporâneo. Todos têm varanda com churrasqueira, rede e cadeiras com vista para o lago e uma plantação de eucaliptos.

O acesso é feito com fechadura digital e senha, o que garante mais privacidade e segurança aos hóspedes. Em nenhum momento tivemos contato físico com ninguém, apenas por WhatsApp. Aliás, o WiFi funciona super bem, me deu vontade de fazer home office por lá, com aquela paz e tranquilidade!

Para cada chalé são disponibilizadas duas bicicletas grandes (uma boa ideia para quem tem filhos pequenos é levar cadeirinhas), além de toalha e cesta para piquenique, peteca, baralho, jogo Uno, bumerangue e outros detalhes fofos que fazem diferença pra quem viaja com crianças!

Piquenique em São Luiz do Purunã

Uma super cesta de piquenique com sucos, frutas, tortas e doces tradicionais da região, estava nos esperando no chalé. A fazenda não tem espaço de restaurante ou café da manhã, mas é possível pedir a cesta de café da manhã ou piquenique da Confeitaria Kliewer, que faz a entrega para os hóspedes (mediante encomenda). A confeitaria tem muita tradição em cafés coloniais! Eu achei muito gostosa a ideia de usar a cesta e a toalha de piquenique e se instalar perto do playground para comer e brincar.

São Luiz do Purunã com crianças: onde fica e o que fazer

São Luiz do Purunã fica no município de Balsa Nova, há menos de 50km de Curitiba. A região fica situada na Escarpa Devoniana, uma formação geológica que divide o Primeiro e o Segundo Planalto do Paraná, portal de entrada dos Campos Gerais. O nome, Escarpa Devoniana, se deve ao período da formação rochosa ocorrida há 400 milhões de anos, no período Devoniano. Entretanto, a forma como se encontra hoje é mais recente – 65 milhões de anos – fruto do período Cenozóico. A geografia local é de tirar o fôlego, com cânions, rios, cachoeiras, formações rochosas e florestas nativas.

A programação envolve trilhas, esportes de aventura, cavalgadas, colheitas, ciclismo e até aulas de arco e flecha. Ao fazer a reserva no Vale do Purunã, os hóspedes recebem algumas indicações de passeios e dicas de programação, além de orientações de passeios que podem ser feitos a pé até a beirada do cânion, passando por casas lindas e paisagens incríveis.

Um dos programas é fazer passeios a cavalo pelas trilhas e canions.

São Luiz do Purunã com crianças: onde comer

Na nossa estadia no Vale do Purunã, aproveitamos a estrutura da cozinha pra fazer comidas gostosas e relaxar, mas tem muitas opções legais na região, que fica ao lado de Witmarsum, uma colônia formada por alemães menonitas cheia de lugares café coloniais e restaurantes com comidas tradicionais.

No caminho para o Vale do Purunã, paramos para almoçar no restaurante Biergarten, da Cervejaria Usinamalte, famosa pela produção da cerveja Anarquista. O cardápio tem opções ótimas para crianças, como o spaetzle (espécie de macarrão caseiro típico alemão), batata frita, sanduíches e salsichas. O dia estava frio e chuvoso, mas ficamos com muita vontade de voltar para aproveitar o lindo jardim, com mesinhas ao ar livre. E o lugar ainda é pet friendly!

Biergarten Usinamalte Bierwit

Beer GardenBar, restaurante, café, loja, animais e área verde.
Sexta: 14h às 19h
Sáb/ dom/ feriados 11h As 18h
WhatsApp 42 99111 4200

Mais próximo do Vale do Purunã há também outros restaurantes, como do Rancho Ventania, do Hotel Fazenda Cainã e a Cantina Dona Eulália. Dessa vez não fomos experimentar, mas pretendemos voltar logo para conhecer melhor a gastronomia da região.

Confeitaria Kliewer

A Confeitaria Kliewer é uma das mais tradicionais da região e tem um super café colonial, sábados e domingos, das 8h às 17h. Nossa cesta de piquenique e as cestas de café da manhã são da Kliewer. Eles tem uma parceria com o Vale do Purunã e entregam as cestas, sob encomenda, nos chalés. Mas quem preferir pode aproveitar o buffet que é cheio de opções deliciosas, eles tem parquinho infantil.

Av. Pres. Ernesto Geisel, 2817 – Palmeira, PR, 84130-000
(42) 98405-7921

Bauern Haus

Na volta pra casa, almoçamos no restaurante Bauern Haus, um bufê de comida caseira, muito tradicional com pratos como joelho de porco, além de arroz, feijão e opções de carne e sobremesa, com donos muito simpáticos.

O lugar tem mesinhas ao ar-livre e alguns animaizinhos como carneiros, avestruzes e patos. As crianças adoram!

BR 376, KM 549 -Acesso Sentido Curitiba ➜ Ponta Grossa

www.airbnb.com/h/valedopuruna4
www.airbnb.com/h/valedopuruna5

Instagram: Valedopuruna

Obrigada pelo convite, adoramos nossa estadia!

Veja outros passeios nos arredores de Curitiba: