Nosso roteiro no Peru

Nosso roteiro no Peru

Minha viagem pelo Peru foi surpreendente. Eu tinha muitas expectativas e muitas referências. Meus pais, meu irmão, minha nora e alguns grandes amigos foram para lá recentemente. Todos voltaram encantados. Ainda assim, preciso dizer que gostei mais do que eu imaginava! A viagem merece vários post, mas vou começar explicando o roteiro que fiz. E também agradecendo duas blogueiras que tiveram muita paciência com minhas dúvidas existenciais de viagem e que tem ótimos posts sobre o país: a Patricia do Turomaquia e a Natalie Soares do Sunday Cooks, que também tem posts super úteis sobre o Perú no Viajo na Viagem.

Mapa do PeruO país recebe (muito bem) milhões de turistas de todas as parte do mundo. Acabamos encontrando algumas pessoas em diveros pontos da nossa viagem, já que muita gente faz o mesmo roteiro. Outro aspecto que chamou nossa atenção foi a gastronomia. Comemos muito bem em todos os lugares. E de forma geral, mesmo em restaurantes um pouco mais sofisticados, os preços eram bem mais possíveis do que aqui no Brasil. O mesmo vale para a hospedagem. Não pagamos mais do que US 115* para um quarto de casal – mais barato do que o Ibis – e ficamos em hoteis que além charmosos eram muito bem localizados.

 

* Um budget gigantesco se comparado a uma viagem estilo  mochilão

 

Nosso roteiro pelo Peru foi:

Lima – Arequipa – Puno – Cusco – Lima

 

No total foram 10 dias de viagem. É pouco, claro que gostaria de ter ficado mais em cada uma das cidades, mas posso dizer que podemos aproveitar bastante. Para nos locomover usamos avião, trem, ônibus, taxi e transfer. Um samba do criolo doido. Mas como deu tudo muito certo, acho que vale a pena detalhar estes trajetos. Fiz todo este roteiro com bastente cuidado, consultando guias, sites, amigos e meu instinto 😉Paisagem Arequipa - Puno

Cada cidade merece um post, então aqui vou falar apenas sobre a logística da viagem!

Lima – Arequipa

Voo da LAN (duração de 1h30)

Cruz del Sur

Arequipa – Puno

Ônibus Cruz del Sur (duração de 6 horas). Dica da Turomaquia.

Uma das vantagens de fazer este trecho por terra é que o organismo vai se acostumando com a altitude aos poucos. Outra são as pasisagens belíssimas! O ônibus é muito confortável. Pegamos o primeiro assento no segundo andar – lugares privilegiados!

Ônibus Arequipa Puno

Puno – Cusco

Trem Peru Rail Andean Explorer (duração10 horas): um dos pontos altos da viagem. Aliás, montamos nosso o roteiro a partir deste trem – que só opera segundas, quartas e sábados . É tão empolgante que não sei se consigo tramitir todos os detalhes na descrição. A viagem é uma super experiência dos sentidos com direito a vagão panorâmico (todo de vidro) para apreciar a paisagem, menu com pratos da culinária peruana servido à inglesa, degustação de pisco sour (bebida típica local) e muitos mimos. Tem inclusive menu infantil!

Trem Puno CuscoMenu Infantil

 

Cusco – Machu Pichu

Trem. Peru Rail Expedition – O teto é de vidro para que os passageiros possam apreciar a beleza do Valle Sagrado. Uma experiência incrível, só não supera o Andean Explorer!

 

Machu Pichu – Ollantaytambo

Trem Peru Rail Expedition

Estação Valle Sagrado

Ollantaytambo – Valle Sagrado – Cusco

Transfer contratado no hotel até o aeroporto, passando por Salineras de Maras e Moray.Salineras de Maras

Cusco – Lima

Voo pela LAN (duração 1 hora)

 

Dicas e sugestões

• Sobre a bagagem: Muita gente vai para o Machu Pichu a partir de Cusco e deixas a bagagem no próprio hotel (a maioria dos hoteis não tem problemas em guardar bagagens). Nós não tinhamos esta opção pois fizemos CUSCO – MACHU PICHU – OLLANTAYTAMBO e precisamos viajar com nossas bagagens. O tamanho e o peso das bagagens que podem ir neste trem entre Cusco e MAchu Pichi é limitado, mas para casos como o nosso (onde não tinhamos outra opção senão levar a mala), basta mandar um email para eles e eles fazem uma autorização formal de transporte. As malas, durante nossa subida no Machu Pichu, ficaram guardadas na estação. MAs só é possível fazer isto pedindo autorização ANTES.

 

• Não levei as crianças desta vez, mas ainda vou fazer esta viagem com eles. Acho que os pontos altos para eles são as viagens de trem, o passeio pelo lago Titicaca e as ruínas de Machu Pichu, claro!

 

• Há outra empresa de trem que também opera Machu Pichu e Vale Nevado, é a Inca Rail

 

• Caso você esteja planejando esta viagem, deixamos de fazer alguns destinos que devem ser incríveis também: Cordilheira Blanca, Amazônia Peruana e Nazca Lines. Muitos turistas (a maior parte, Europeus) também aproveitam para ir para Copacabana, na Bolívia.

 

Cusco - Peru

Serviço

Compramos os tickets de trem e ônibus pelo site, com antecedência.

Peru Rail http://www.perurail.com

Inca Rail http://www.incarail.com

Cruz Del Sur http://www.cruzdelsur.com.pe/

 

 

 

 

 

 

 

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

9 comentários

  1. ResponderLiliane Inglez

    Patrícia, linda viagem! Já tinha visto o post sobre o Peru Rail Andean Explorer e tb amei! Estou com muita vontade de visitar o Peru, mas queria levar o Léo. Me sinto um pouco insegura por causa da altitude… (até eu tenho medo de passar mal…rsrs). Vc acha tranquilo? Outra coisa: em que época do ano foi? Sabe dizer se julho é uma boa época? Desde já obrigada! Bjs


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi! Sim, julho é uma boa época. A época de chuvas é fevereiro.

      Eu não posso afirmar que será tranquilo para ele, mas, na minha percepção, as crianças acabam sempre tirando os contratempo de letra (jet leg, por exemplo). De qq maneira você podia conversar com o pediatra. Outro conselho é fazer os primeiros dias de altitude com bastante calma, Não programar muitas atividades, dormir, descansar. Puno é bem mais alto que Cusco. Eu levaria!!!

  2. ResponderIvana

    Oi Patricia,

    Como já te disse uma vez, você e sua familia são uma inspiração pra mim. Bom, esse anos tinhamos programando ir à Disney pela primeira vez com o nosso filho Davi que fará 7 anos em julho. Com a alta do dolar, resolvemos adiar para o proximo ano. Ai começamos a pensar num plano B. Pensei em fazer o litoral sul de Alagoas (rota ecológica) , ou a região da Praia do Espelho, Taipus de Fora, na Bahia, ou ainda esse roteiro que você fez entre Ceará e Piauí. Mas confesso que um bichinho me picou e comecei a me interessar pelo Peru. Já fui há muitos anos anos atras com uma amiga, mas queria ir de novo com meu marido e filho. Vi que você não levou os seus. Então te pergunto, o que você acha de fazer esse seu roteiro com uma criança de 7 anos? Ou você acha que devo esperar mais um pouco e voltar a pensar no Nordeste? Bj grande

    Ivana


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi Ivana! Obrigada pelo elogio 😉

      Julho não é a época ideal para o nordeste. Pode chover, e daí estragaria o programa (pode nnao chover tambem). La pra cim, Piaui, chove muito pouco, então seria tranquilo. Mas eu adorei a ideia de ir para o Peru! Eu faria sim (bom, fui até para a Tailândia), mas imagino que ele vai gostar da viagem de trem, de brincar nas ruinas, de passear por um lugar tão diferente! Acho que seria bem legal! Super incentivo! beijos

      1. ResponderIvana

        Obrigada pela resposta, você é sempre uma querida. Confesso que perguntei já sabendo a sua resposta. Vou pensar com carinho e ler tudo que tiver disponível. Mas já está me dando um friozinho na barriga. Tenho certeza que ele vai adorar. Afinal, pra quem gostou das casas de Pablo Neruda e do Inhotim, o Peru vai agradar em cheio. bjs

  3. ResponderVictor Ricardo

    Olá gente!!
    primeiramente parabéns pelo blog, Aqui alguns pontos turisticos do Peru.
    Peru é muito grande com muitas alternativas para escolher, não há dúvida de que o atrativo mais importante no Peru é a visita a Machu Picchu, também não podemos deixar de visitar tanto Cusco e Vale Sagrado.Visitar Arequipa também vale a pena pelo seu valor arquitetônico e calor da cidade. Ir para as Ilhas Balhestas e apreciar a vida marinha, apreciar também as Linhas de Nazca. Passear por Lima e desfrutar da gostosa comida peruana.
    Estes são algumas das atrações a comentar, há muitos mais que o Peru tem para oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *