Eu Viajo com Filhos

Melhores Viagens com Crianças: Trancoso

Trancoso - Igreja no Quadrado

Atualizado em 2018. Esta foi a terceira vez que fui para Trancoso, mas a primeira que vou como mãe, com filho. Como o Pedro foi viajar com meus pais, foi a primeira vez que a Luiza foi filha única. A viagem foi uma delícia. A passagem foi de milhas (reduzidas). Ficamos no Hotel Capim Santo. O hotel é suuuuper charmoso, são poucos quartos (acho que 16) e é conhecido pelo também pelo restaurante (tanto de Trancoso como de SP). Ficamos no quarto mais barato, e mesmo assim adoramos. Foi SUPER aprovado. Acho que os mosquiteiros dão muito charme rsrsrs. O quarto é bem espaçoso então o bercinho da Luiza não atrapalhou em nada. Acredito que cabe mais uma cama (caso a gente leve o Pedro) tranquilamente.

 

O hotel fica no QUADRADO: o lugar bacana de Trancoso: para quem não sabe o quadrado é um grande gramado verde cercado de casinhas coloridas (lojinhas descoladas e restaurantes gostosos e caros) com uma igrejinha na ponta. Depois dela, um grande penhasco e o mar. Já vi a lua nascendo ali, é uma das cenas mais lindas que você pode ver na vida.

A Luiza voltou a Trancoso 7 anos depois

 

O inconveniente é que a praia fica… lá em baixo. Tem que andar bastantinho. Mas foi muuuuuito tranquilo. Depois de descer o morro, você passa pelo mangue e chega na areia. De lá tem ainda mais uma andada até as barracas de praia. Só que nos recomendaram uma barraca que era ainda maaaaiiis longe, chama Pé na Praia. A música lá era bem mais do meu estilo. Além disto o banheiro era IMPECÁVEL, tinha ducha para tirar a água de sal e um parquinho rústico, de madeira para as crianças. Andamos quase 2 km e digo que valeu a pena. A Luiza parava de vez em quando pra fazer um castelinho na areia e se distrair. Caminhamos com calma, sem pressa.

Na volta para casa tivemos sorte, uma família simpática que estava de carro nos ofereceu carona (2 dias). No último dia amanheceu chovendinho e fomos mais tarde para praia, então ficamos nas barracas na praia de coqueiros mesmo. As duas vantagens destas barracas são que elas ficam mais perto e que o mar é beeeeem calminho. A estrutura também é bem completa. Eu comprei um kit de baldinho e pazinha ali mesmo por R$ 10.

Onde comer em Trancoso

Umas das grandes atrações de Trancoso é a comida. Comemos muito bem todos os dias. Em alguns restaurantes achei o preço salgado demais. Como eram todos muito bonitinhos, fomos cada dia em um. Mas a Luiza só comia peixinho com arroz, então levamos ela no mais barato que encontramos (chamado Silvana, bem no meio do quadrado) antes de escolhermos onde nós jantaríamos. Aliás, comemos um bobó de camarão MUITO gostoso lá.

Comemos também no Restaurante do Cacau, no Capim Santo (do hotel) e no Cantinho Doce. Também gostei muito da decoração do Il Mercatto, mas não cheguei a comer lá!

Não posso esquecer de falar da sorveteria do Andreas, a Luiza AMOU o sorvete de pistache (isto é normal??? o Pedro também adora, será que é porque o sorvete é verde???)

Pelas lojinhas do quadrado (Osklen, Carmin, Lenny) dá pra ter uma ideia do publico que frequenta o local, também tem muitas lojas com designer locais. Comprei um vestidinho muito legal para Luiza usar no aniversário de 2 anos lá (se ela não crescer demais).

Minha dica final é a Camila, a babá que ficou com a Luiza enquanto eu e o nuno ficamos tomando caipirinha no QUADRADO. A Luiza se sentiu super bem com ela, elas ficaram montando quebra-cabeças e depois que a Luiza dormiu, ela ficou cuidando para ver se ela não acordava.

Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, onde chegam aviões de várias cidades diariamente em todos os horários possíveis e imagináveis. De lá, leva uma hora de carro (ônibus ou van), é possível ir por duas estradas, por uma delas é necessário pegar uma balsa (é bom prestar atenção nos horários). Trancoso fica depois de Arraial d’ajuda.

Onde ficar: Fora os hotéis do QUADRADO há MUITAS outras opções de hotéis na praia, a maioria é paradisíaco (como o Etnia e o Estrela d’água), mas são caros, já vou avisando…

 

Não deixe de conhecer as praias Rio da Barra e Espelho que ficam próximas!!! Leia sobre elas: As Melhores Viagens com crianças: Porto Seguro

Outros posts sobre a região