Na Costa das Baleias, extremo sul da Bahia, fica Cumuruxatiba, uma antiga vila de pescadores onde se chega por uma estradinha de terra e sinal de celular é quase artigo de luxo.

Cumuru, como é chamada pelos locais, é distrito de Prado, um destino já bem conhecido dos capixabas e mineiros da região de BH. Mas faz poucos anos que ouvi falar deste lugar e já corri conferir a localização no mapa, pois nossa família adora viajar de carro e somos cada vez mais apaixonados pela Bahia. Assim, colocamos em nosso roteiro das férias de verão de 2017

Foi uma boa escolha: Cumuru é um ótimo destino para quem viaja com crianças, pois as praias são muito calmas, tanto em questão de número de banhistas, como em relação às ondas: suas águas tranquilas nunca testemunharam um caso de afogamento de turista!

Para conhecer a região, dividimos nossa estada entre Prado (que tem um centrinho bem charmoso) e Cumuruxatiba, que tem as praias mais lindas da região.

Praias e passeios em Cumuruxatiba

Todas as praias são bem tranquilas. Não conhecemos todas, mas perguntamos para vários moradores quais eram consideradas as mais bonitas da região e assim escolhemos conhecer a Praia de Imbassuaba (também conhecida como “do Arnaldo”), a do Moreira e a do Cahy. Além disso, fizemos um passeio por estrada de terra até a Ponta do Corumbau.

A Praia de Imbassuaba tem um pequeno rio de mangue e várias árvores que fazem uma sombra super agradável. Mas para passar o dia lá é preciso levar comida e bebidas, pois não há quiosques e nenhum tipo de serviço. Nosso filho amou brincar no rio e passou o dia se divertindo com outras crianças (só havia mais 2 famílias na praia!), construindo barragens no rio e tentando capturar peixinhos!

Ao lado da Imbassuaba fica a Praia do Moreira, também muito bonita, mas por ter uma barreira de corais, não é tão boa para banhos quanto à vizinha. Nesta praia não há rio e também não há quiosques, mas há sombra de árvores.

Mas uma das praias mais lindas da região é a Barra do Cahy. Ela é conhecida como o local onde houve o primeiro contato entre indígenas e portugueses. O Rio Cahy tem águas limpas e dá pra tomar um bom banho nele após entrar na água do mar. Na Barra do Cahy há um restaurante com espreguiçadeiras à sombra ou ao sol. Como fomos em janeiro, também havia carrinhos de sorvete na praia.

Há ainda as Praias de Jabaquara e Tororão, mais próximas a Prado. São bem conhecidas, mas não achei tão bonitas quanto as praias que ficam mais distantes de Prado, como é o caso do Cahy. No entanto, são opções para quem procura um lugar com mais infraestrutura (o que não era nosso caso…)

Se tiver mais tempo na região, um passeio que recomendo é até à Ponta do Corumbau: uma praia lindíssima, com águas super azuis! Há até um passeio de barco que sai de Cumuruxatiba, faz uma parada para mergulho em um recife de corais e depois segue até Corumbau. Mas resolvemos ir por terra mesmo. Não é tão perto, mas dá para encarar! Em Corumbau, há vários quiosques, restaurantes e pousadas.

Para avistar Baleias

A região da Costa das Baleias ganhou este nome por causa da migração das baleias jubarte, que dão o ar de sua graça entre os meses de julho e setembro. É certeza que os pequenos vão achar emocionante o encontro com esses mamíferos gigantes e em Cumuru há passeios de barco e escuna destinados à observação de baleias.

Onde comer em Cumuruxatiba:

Não tivemos muito tempo na região, mas entre os restaurantes que conhecemos, posso indicar:

Cores e Sabores: tem pratos kids, e é especializado em peixes, massas e frutos do mar, em um ambiente familiar e acolhedor, com cara de cantina e mesas espalhadas no quintal!

– Café Gelato: para um café da tarde ou jantar, este lugar é super agradável! Tem várias opções de massa, hamburgueres, além dos doces! Tem uma pequena área destinada às crianças com brinquedos, lousa, jogos. Os pequenos gostam muito!

Uma dica que eu daria para quem visita a região é provar o Budião, ou peixe papagaio. Tem uma carne branquinha e macia e dá para encontrar na maioria dos restaurantes ou quiosques de praia.

Para hospedagem, não há hotéis grandes ou resorts, mas diversas opções de pousadas, desde mais simples até mais charmosas.

Enfim, gostamos muito de conhecer Cumuruxatiba, um destino com tudo de bom que o litoral da Bahia oferece: praias lindas, comida boa, gente simpática e aquela energia boa que só tem por lá!

 

Liliane Inglez é professora e psicóloga, mãe do Léo de 9 anos e autora do blog www.trilhasecantos.com.br

 

Leia outros posts da Liliane

Celebration Resort em Olímpia (SP)

Leia outros posts sobre o litoral da Bahia

 

Como encontrar hotéis, pousadinhas pé na areia, restaurante gostosos e as melhores praias para crianças no Nordeste? Eu escrevi o guia guia Praias do Nordeste com Crianças pensando em juntar as melhores informações e dicas que você precisa para sua próxima viagem em família! Compre o guia Praias do Nordeste com Crianças pelo menor preço na loja virtual do Viajo com Filhos (no facebook). R$ 29,90, com entrega incluída para todo o Brasil.

Também está a venda no site das Livraria Cultura, Travessa e Saraiva.

COMPRE AQUI

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here