Passamos uma semana maravilhosa na praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, na Bahia. Saímos de lá apaixonados e com a promessa de voltar em breve.
E assim foi: no dia 28 de dezembro desembarcamos com a família toda (incluindo avós, tios, casal de amigos…) nesse pedacinho incrível na Costa do Dendê. Ficamos até o dia 15 de janeiro. E saímos já loucos pra voltar!
Família esperando o barco em Camamú |
Desta vez escolhemos outra praia da região, a Ponta do Mutá (na praia de fora, que é mar aberto, não na baía) e nos hospedamos na Pousada Kaluana Mutá (antiga Ekoa). Gostei bem mais de ficar por ali do que em Taipu. A praia é mais exclusiva, tem uma piscina natural deliciosa bem na frente que é frequentada praticamente só pelos hóspedes.
Outra vantagem é que fica bem mais perto de Barra Grande, a cidadezinha mais agitada, onde há restaurantes deliciosos, uma praça sempre animada com bandas de música, rodas de capoeira, lojinhas de artesanato, supermercados, farmácias e tal. Parece um cenário de história do Jorge Amado!
Piscinas naturais |
Os dias acabavam assim, com um por do sol lindo na piscina. |
Pier de Barra Grande |
Durante o dia o programa era alternar mergulhos na piscina natural com brincadeiras na piscina da pousada.
A noite era jantar em Barra Grande e curtir o (mini) agito da cidade. Alugar SUP, passear de barco pelas ilhas, fazer trilha de quadriciclo e pular do píer também ajudaram a tornar nossa estadia ainda mais incrível.
Astral delicioso de Barra Grande a noite. |
A sua praia?
Se você gosta de praia com estrutura, bem civilizada e ajeitadinha, procure outro lugar. A região é bem
“roots”, de difícil acesso e complicada de se locomover. Na nossa pousada apareceu uma cobra (não era venenosa, ufa) e uma aranha quase do tamanho de um cachorro (ok, um pouco menor).
Como se locomover:
Se for alugar um carro, escolha um 4×4, pois é bem fácil de atolar. A maior parte das pousadas indica transfer que trazem os hóspedes de Ilhéus (mais perto) ou Salvador. É bem provável que você faça parte da viagem de barco, saindo de Camamú, pois a estrada de terra é bem ruim.
Lá, você pode usar taxis ou jardineiras (caminhões ou caminhonetes com bancos na caçamba, tipo pau de arara!).
Dinheiro:
– Leve dinheiro, pois há vários estabelecimentos que não aceitam cartão e não tem caixa eletrônico nem em Barra Grande. Se precisar de cash, você vai ter que pegar um barco até Camamú.
Veículo oficial da pousada: todo mundo na caçamba! |
Onde ficar em Barra Grande:
Há pousadas de todos os padrões, desde as mais simples até algumas mais sofisticadas.
Gostei muito da Kaluana Mutá (existem duas, uma na Ponta do Mutá e outra, mais simples, em Bombaça). Os quartos e banheiros são grandes, têm camas king size, ar-condicionado, mosquiteiro, TV, frigobar, rede na varanda… Sem luxo, mas com muito bom gosto, tudo limpinho e equipe atenciosa. A questão do restaurante estava um pouco mal resolvida no período em que estivemos lá, mas pudemos perceber um grande esforço dos donos (que assumiram a pousada recentemente) em ouvir os hóspedes e tentar ajustar as possíveis falhas. A pousada é pé na areia, com uma piscina ótima em frente ao mar, um bar de praia gostoso e a vista… nem se fala. É Possível ir a pé até Barra Grande pela praia quando a maré está baixa ou por dentro (pela rua), que é um pouco mais longe e não tão bonito. Mesmo assim eles têm carros sempre a serviço dos hóspedes, basta combinar a hora de sair e voltar.
Onde comer em Barra Grande:
A Tapera – Fica em Barra Brande e foi o nosso restaurante preferido. Recomendo o bobó e o escondidinho de camarão.
Bar da Rô – Lugar ideal para ver o por do sol enquanto passa horas beliscando os deliciosos petiscos e tomando uma cerveja gelada. Fica na beira do rio e dá para alugar SUP.
Donana – Também é ótimo para experimentar as especialidades locais, como moqueca e casquinha de aratu (um siri local).
Dri & Dani – Lanchonete bem no centrinho de Barra Grande que tem um hambúrguer delicioso.
Vila Kaluana – A pizzaria é dos mesmos donos das pousadas Kaluana. Tem pizza, massas e sempre uma ótima trilha sonora (muitas vezes ao vivo).
Tikal – É um pouco longe (em Algodões), mas vale a viagem até esse bar de praia descolado e charmoso. O lugar é lindo e a comida deliciosa. Experimente os ceviches.
Mais dicas sobre a região de Barra Grande
As Melhores Viagens com Crianças: Taipu de Fora
Mais dicas de praias da Bahia que já fomos conhecer
As melhores praias da Bahia com crianças
Hotel em Salvador perto do aeroporto: Catussaba Business
As Melhores Viagens com Crianças: Praia do Forte
Pousadas e hotéis na Praia do Forte
As Melhores Viagens com crianças: Imbassaí (Bahia)
As melhores viagens com crianças: Itacaré