Passamos uma semana maravilhosa na praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, na Bahia. Saímos de lá apaixonados e com a promessa de voltar em breve.

E assim foi: no dia 28 de dezembro desembarcamos com a família toda (incluindo avós, tios, casal de amigos…) nesse pedacinho incrível na Costa do Dendê. Ficamos até o dia 15 de janeiro. E saímos já loucos pra voltar!

Família esperando o barco em Camamú

Desta vez escolhemos outra praia da região, a Ponta do Mutá (na praia de fora, que é mar aberto, não na baía) e nos hospedamos na Pousada Kaluana Mutá (antiga Ekoa). Gostei bem mais de ficar por ali do que em Taipu. A praia é mais exclusiva, tem uma piscina natural deliciosa bem na frente que é frequentada praticamente só pelos hóspedes.

Outra vantagem é que fica bem mais perto de Barra Grande, a cidadezinha mais agitada, onde há restaurantes deliciosos, uma praça sempre animada com bandas de música, rodas de capoeira, lojinhas de artesanato, supermercados, farmácias e tal. Parece um cenário de história do Jorge Amado!

Piscinas naturais

 

Os dias acabavam assim, com um por do sol lindo na piscina.

 

Pier de Barra Grande

 

 

 

 

Durante o dia o programa era alternar mergulhos na piscina natural com brincadeiras na piscina da pousada.

A noite era jantar em Barra Grande e curtir o (mini) agito da cidade. Alugar SUP, passear de barco pelas ilhas, fazer trilha de quadriciclo e pular do píer também ajudaram a tornar nossa estadia ainda mais incrível. 

Astral delicioso de Barra Grande a noite.







A sua praia? 

Se você gosta de praia com estrutura, bem civilizada e ajeitadinha, procure outro lugar. A região é bem
“roots”, de difícil acesso e complicada de se locomover. Na nossa pousada apareceu uma cobra (não era venenosa, ufa) e uma aranha quase do tamanho de um cachorro (ok, um pouco menor).

Como se locomover:

Se for alugar um carro, escolha um 4×4, pois é bem fácil de atolar. A maior parte das pousadas indica transfer que trazem os hóspedes de Ilhéus (mais perto) ou Salvador. É bem provável que você faça parte da viagem de barco, saindo de Camamú, pois a estrada de terra é bem ruim.

Lá, você pode usar taxis ou jardineiras (caminhões ou caminhonetes com bancos na caçamba, tipo pau de arara!).

Dinheiro:

– Leve dinheiro, pois há vários estabelecimentos que não aceitam cartão e não tem caixa eletrônico nem em Barra Grande. Se precisar de cash, você vai ter que pegar um barco até Camamú.

Alugue carro pela RentCars

Veículo oficial da pousada: todo mundo na caçamba!

Onde ficar em Barra Grande:

Há pousadas de todos os padrões, desde as mais simples até algumas mais sofisticadas.
Gostei muito da Kaluana Mutá (existem duas, uma na Ponta do Mutá e outra, mais simples, em Bombaça). Os quartos e banheiros são grandes, têm camas king size, ar-condicionado, mosquiteiro, TV, frigobar, rede na varanda… Sem luxo, mas com muito bom gosto, tudo limpinho e equipe atenciosa. A questão do restaurante estava um pouco mal resolvida no período em que estivemos lá, mas pudemos perceber um grande esforço dos donos (que assumiram a pousada recentemente) em ouvir os hóspedes e tentar ajustar as possíveis falhas. A pousada é pé na areia, com uma piscina ótima em frente ao mar, um bar de praia gostoso e a vista… nem se fala. É Possível ir a pé até Barra Grande pela praia quando a maré está baixa ou por dentro (pela rua), que é um pouco mais longe e não tão bonito. Mesmo assim eles têm carros sempre a serviço dos hóspedes, basta combinar a hora de sair e voltar.

 

Onde comer em Barra Grande: 

A Tapera – Fica em Barra Brande e foi o nosso restaurante preferido. Recomendo o bobó e o escondidinho de camarão.

Bar da Rô – Lugar ideal para ver o por do sol enquanto passa horas beliscando os deliciosos petiscos e tomando uma cerveja gelada. Fica na beira do rio e dá para alugar SUP.

Donana – Também é ótimo para experimentar as especialidades locais, como moqueca e casquinha de aratu (um siri local).

Dri & Dani – Lanchonete bem no centrinho de Barra Grande que tem um hambúrguer delicioso.

Vila Kaluana – A pizzaria é dos mesmos donos das pousadas Kaluana. Tem pizza, massas e sempre uma ótima trilha sonora (muitas vezes ao vivo).

Tikal – É um pouco longe (em Algodões), mas vale a viagem até esse bar de praia descolado e charmoso. O lugar é lindo e a comida deliciosa. Experimente os ceviches.

 

Mais dicas sobre a região de Barra Grande

As Melhores Viagens com Crianças: Taipu de Fora

Mergulho de ciliddro em Taipu

 

Mais dicas de praias da Bahia que já fomos conhecer

As melhores praias da Bahia com crianças

Hotel em Salvador perto do aeroporto: Catussaba Business

Arraial d’Ajuda Eco Resort

Eco Park Arraial d’Ajuda

As Melhores Viagens com Crianças: Praia do Forte

Pousadas e hotéis na Praia do Forte

As Melhores Viagens com crianças: Imbassaí (Bahia)

As melhores viagens com crianças: Itacaré

As melhores Viagens com Crianças: Caraiva

Praias do Nordeste com Crianças

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá Fernanda,
    Muito legais as informações no seu site sobre Barra Grande. Estou pensando em ir no Carnaval, você acha que vale a pena ou é muito cheio?
    Abraço grande,
    Daniela

  2. Oi Daniela, que bom que gostou das dicas. Eu nunca fui no Carnaval, mas acredito que o movimento não seja muito diferente do que no ano novo. É cheio para os padrões locais, mas nada que chegue a ser um problema. Como é uma praia de difícil acesso, dificilmente fica lotada.
    Boa viagem

  3. Oi Fernanda,

    Obrigada por compartilhar sua experiência! Queria saber se vocês tiveram problemas com mosquitos na pousada e se a praia em frente era boa para crianças.

    Obrigada!

  4. Olá Fernanda,
    Hoje sou responsável pela pousada Kaluana Mutá, que você e sua família se hospedaram em 2013.
    Agradeço os elogios, o carinho e confirmo que temos hoje, toda nossa estrutura e serviços voltados para atender muito bem famílias que viajam com filhos.
    A questão do restaurante conseguimos resolver, hoje temos um dos, se não o melhor restaurante de praia de Barra Grande com cardápio completo mesclando o melhor da culinária de Frutos do Mar sofisticada mas também com cardápio mais simples para o dia a dia e é logico um menu especial para os baixinhos.!! Como voce disse nosso esforço é constante e buscamos sempre proporcionar uma experiencia cada vez mais satisfatória para nossos hospedes e clientes.
    Vale lembrar também que construí na pizzaria Vila Kaluana uma brinquedoteca completa com casinha de bonecas, mesa de desenho, totó, vídeo games e vários outros brinquedos. Tudo pensado com muito carinho para as famílias com crianças.
    Muito obrigado pelo carinho, aguardamos vocês novamente!

    • Olá Pedro, obrigada pelo contato e pelas informações. Tenho certeza que com todas essas novidades, a Kaluana Mutá deva estar ainda mais especial. Gostamos muito do astral, da praia, das acomodações e da estrutura. Fico feliz em saber que estão sempre em busca de melhorias, em especial para viagens com crianças. Boa sorte e sucesso!

  5. Lugar realmente incrível. Já deu saudades. Espero voltar em breve. Também adorei a Pousada Kaluana. Aproveito pra mandar um abraço a todos, a Kelly, o Pedro e toda equipe. Na época que eu fui, o Sr. Nestor estava viajando, mas receba meus cumprimentos.
    Márcio André.

    • Olá Márcio, realmente Barra Grande é um lugar incrível! Sou suspeito pra falar mas não conheci ainda lugar tão completo como aqui. De um lado quilômetros de praias incríveis, intocadas, que na maré baixa formam piscinas naturais e possibilitam deleite e mergulho tanto para crianças como para adultos, do outro lado a Baía de Camamú, terceira maior do Brasil completamente limpa e natural, cheia de ilhas interessantes, cachoeira que deságua no mar e ainda da ponta do mutá possibilita a vista de um por do sol de tirar o folego. Bons restaurantes especializados em frutos do mar com pratos típicos e preço justo. Pousadas incríveis com excelente custo benefício. Povo alegre e hospitaleiro.
      Bom, como disse sou apaixonado por Barra. Obrigado pelo carinho, espero você e sua família por aqui! Abração

  6. Olá Pedro Maciel.
    Fiz minha reserva ontem na Pousada Kaluana e ainda não consegui fazer contato telefônico. Por favor confirme o número para que eu possa efetivar minha reserva para julho/2016. Estamos ansiosos pela chegada das férias de julho e podermos conhecer esse pedaço de paraíso. Quanto mais leio sobre Barra Grande, mais fico curioso….rsrsrs. Quero garantir o quanto antes nossa estada com vocês. Desde já.agradeço e aguardo. Marcelo (almeidamm@terra.com.br)

    • Não é a melhor época para o surfe. O bom mesmo é no inverno, entre maio e outubro. Mas com sorte você pode pegar umas ondas em Taipus de Fora ou Algodões, perto de Barra Grande!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here