Meu marido e eu gostamos muito de viajar, e, filhos pequenos, nunca foram empecilhos para conhecer lugares, culturas e comidas diferentes. Mas é claro que existem algumas limitações. Para que a viagem se torne prazerosa tanto para os pequenos quanto para os adultos, acrescentamos alguns detalhes na nossa rotina de viagem:
- Reservamos sempre que possível apart hotel (com cozinha equipada) e não simplesmente hotéis. Nem sempre a alimentação durante o dia será agradável para a criança, por isso todos os dias a noite cozinhamos para eles. Comidas bem simples e rápidas, como: macarrão, arroz, carne, ovo, saladinha de tomate……… Sem contar que facilita preparação de mamadeiras.
- Meu filho tem 2 anos e minha filha tem 5 anos, mas nas viagens procuro colocar os dois em carrinhos de bebê para passearmos, pois criança não tem muita paciência para ficar andando.
- Evito roteiros turísticos muito cansativos, com muitas cidades e mudanças de hotel frequentes. Eles cansam muito com isso.
- Levo o mínimo de malas possível, pois as vezes temos que carregar os filhos e as malas, daí….. haja braço!!!!!!
- Carrego sempre na bolsa (preferencialmente mochila para deixar as mãos livres para carregá-los) papinhas da Nestlé, pois caso o almoço seja muito fora do costume da criança, dou a papinha e a noite reforço com o jantar no apart hotel)
- Evito passeios noturnos, pois os pequenos precisam dormir bem para acordar bem no outro dia (nossos dias são bem cheios de atividades). Mas é claro que algumas atrações noturnas são imperdíveis, como o Tango da Argentina. Daí levamos eles juntos (já jantados).
- Restaurantes são sempre complicados: taças, pratos de vidro, facas…… Procuro sentar em cantos do restaurante. É mais fácil para dominá-los……. E também carrego na bolsa copos de plásticos com tampas, pois nem todos os restaurantes contém pratos e copos de plástico
- Incluo sempre no roteiro passeios que agradem as crianças, como parques, zoologicos, praias.
- Carrego sempre na mochila lenços umedecidos, pois criança vive derramando as coisas. É essencial!!!!!
- Levo sempre um brinquedinho que seja novidade, como um livro de adesivos, por exemplo…. No hotel e aeroporto é muito fácil para distraí-los.
- Levo sempre nas viagens um pouco de detergente e sabão em pó, para lavar copos, mamadeiras e também algumas peças de roupa
- Se a viagem for para região de clima frio, lavo as roupas a noite e penduro próximo ao aquecedor do quarto. Pela manhã já estarão bem secas!
Mamãe Karina – Esposa do Flávio – pais da Amanda (5 anos) e do Felipe (2 anos) – Moramos em Cuiabá-MT