Quem gosta de praia e surf, certamente, já ouviu falar de Peniche. Esta praia está a 1 hora de carro de Lisboa e é muito conhecida pelas excelentes ondas. Mas, na verdade, falo de Peniche neste post como ponto de partida para um lugar lindo: o Arquipélago das Berlengas.
Estas ilhas se situam em frente a Peniche, a cerca de 15km. Berlenga, Farilhões, Estelas e Forcadas constituem o arquipélago. A ilha que dá nome ao arquipélago, e a maior, tem 1,5 km de comprimento, seu ponto mais alto tem 85 metros e é formada por granito róseo (o que dá a cor da areia da praia), enquanto as outras ilhas são de xisto e gneisse.
Suas águas transparentes têm uma fauna marítima abundante e colorida. Duas das maiores atrações desta ilha são as falésias e as inúmeras grutas, lindas e coloridas.
O Furado Grande, que atravessa a ilha de um lado ao outro, desemboca numa baía coberta por uma grande abóbada, a Cova do Sonho; estas duas obras-primas da natureza são, para nós, o ponto auge da ilha.
Os barco turísticos atracam na pequena praia do Carreiro do Mosteiro. É um dos poucos lugares onde é possível brincar de castelo de areia com a criançada. Atenção com as gaivotas, elas (e são muitas) estão na sua casa e somos nós os intrusos.
O que Fazer
Além de descansar na prainha, dá para ir até o Farol (atenção: para chegar tem que subir 265 degraus), alugar kayak e dar uma volta de barco (com fundo transparente que as crianças adoram!) pela ilha. Com criança pequena faria os dois últimos, pois subir tantos degraus acho inviável.
Onde Ficar
Há três alojamentos na Berlenga: camping, Forte S. Julião Baptista ou Restaurante Mar e Sol.
Para dormir no camping é necessário fazer a reserva (com muita antecedência).
O Forte dispõe de 20 quartos que permitem o alojamento a um preço bastante acessível. Atenção: é necessário levar roupa de cama e é permitido cozinhar nas instalações. O sítio é excelente para quem procura paz. As reservas são feitas na Associação Amigos das Berlengas.
O “Restaurante e Quartos Mar e Sol” conta com 5 pequenos quartos duplos com banheiro e vista para o mar.
Não posso recomendar nenhum deles, pois nós fomos para passar o dia. Pegamos o barco lá pelas 10:30 da manha e voltamos as 6:30 da tarde.
Onde Comer
Nós tomamos café da manha no minimercado e comemos no Carreiro do Mosteiro, o único restaurante com espaço exterior. A comida é simples e estava uma delícia!
Como Chegar
Nós saímos de Lisboa, pegamos a A8 e em 1 hora estávamos em Peniche. Uma vez na cidade, basta ir até o cais e escolher a companhia de barco, são várias, que tenha o horário mais conveniente. As empresas somente fazem este trajeto entre maio e setembro e o barco maior, Cabo Avelar, costuma lotar. O melhor é ligar e reservar em qualquer uma das empresas disponíveis.
Dicas Práticas
Se forem com crianças levem comida e água de reserva, principalmente, se forem fazer alguma excursão caminhando. Na ilha existe apenas um minimercado com produtos essenciais.
Antes de ir até Peniche ligar para a operadora para consultar o estado do mar. A travessia é rápida, porém o mar é bastante mexido nesta zona.
Prestar muita atenção nos horários de barcos. O último barco grande sai às 18:30 horas.
Quem quiser dormir na ilha é melhor levar lanternas e mantimentos, água doce incluída.
A eletricidade é cortada à 1 hora da manhã.
A torneira de água doce comunitária é cortada as 10h da manhã.
[…] Quem gosta de praia e surf, certamente, já ouviu falar de Peniche. Esta praia está a 1 hora de carro de Lisboa e é muito conhecida pelas excelentes ondas. Mas, na verdade, falo de Peniche … […]