Paraty com crianças é um programa muito divertido! Charmosa, cheia de opções gastronômicas, programas culturais e atividades ligadas à natureza, a cidade também é um destino muito legal para feriados e férias de julho. Fizemos essa viagem saindo de Curitiba de carro (com parada em Maresias na ida e Juquehy na volta) para aproveitar as paisagens da rodovia Rio-Santos.
Ficamos cinco noites e quatro dias inteiros em Paraty, tempo suficiente para curtir a cidade e fazer vários programas. Vou dividir com vocês o nosso roteiro e algumas dicas bacanas.
Paraty com Crianças – roteiro de 4 dias
Dia 1
Chegamos em Paraty a tardinha e fizemos o check in na Pousada do Príncipe. O hotel, que pertence a Dom João de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel (informação legal para contar para as crianças) é gostosa, com quartos espaçosos e bem localizada (a 3 minutos a pé do Centro Histórico). O café da manhã não é o ponto forte, mas o atendimento é ótimo. Depois de largarmos as nossas malas, fomos passear e jantar pelo centrinho. Foi paixão à primeira vista!
Dia 2
Aproveitamos o dia de sol e calor para passear de barco pelas ilhas da região. Escolhemos um barco só para nós pela comodidade de poder ir e voltar no horário escolhido, decidir onde parar e ter mais privacidade. Mas quem preferir economizar (e socializar!) pode agendar um passeio de escuna. A maioria dos hotéis faz essa reserva para os hóspedes, mas também dá para ir direto no trapiche e negociar por lá os valores. Durante o nosso passeio paramos em um restaurante franco-caiçara muito gostoso chamado Danse Avec.
Dia 3
Fomos conhecer a praia de Trindade, cerca de 30 quilômetros de Paraty. Embora o mar não seja calminho e bom para mergulhar com as crianças, a paisagem é linda e pudemos aproveitar muito. Almoçamos por lá mesmo, em um bar de praia com música ao vivo (mas bem tranquilo, nada de muvuca) e voltamos para aproveitar o fim de tarde no Centro Histórico.
Dia 4
Aproveitamos nosso último dia na cidade para tomar banho de rio e escorregar na Cachoeira do Tobogã. Se for fazer esse programa, não esqueça de levar roupas de banho, toalhas e um dinheirinho trocado para colocar na caixinha do “Surfista”, um rapaz que fica lá auxiliando adultos e crianças a escorregar com segurança. Bem em frente à cachoeira (que fica no comecinho da Estrada Real) fica o Engenho D’Ouro, um restaurante especializado em galinha caipira (a dona já foi até ensinar sua receita no programa da Ana Maria Braga). Simples, barato e delicioso. Nos fundos fica um alambique e lojinha de cachaças e doces típicos. Fechamos nossa estadia com chave de ouro no incrível restaurante Banana da Terra. Prepare os bolsos, é caro, mas foi uma das melhores comidas que já experimentei. Embora não haja um menu kids, eles prepararam um pratinho todo especial para a Olivia com filé mignon e espaguete.
Hotéis e Pousadas para ficar em Paraty com crianças. Reserve pelo Booking:
Outras dicas imperdíveis de Paraty com Crianças
- Conhecer a lojinha de brinquedos educativos Querubim
- Comprar livros infantis na Livraria das Marés
- Comer bolo nos carrinhos de doces que ficam espalhadas pelo Centro Histórico
- Visitar a Casa de Cultura
- Conhecer a loja Armazém Paraty, especializada em artesanato das tribos indígenas brasileiras
- Tomar sorvete na Pistache
- Levar as crianças no Teatro de Bonecos. Mas verifique a programação, quando fomos a peça em cartaz não era apropriada para crianças.
Leia também…