O Delta Po fica em uma região da Itália que nós brasileiros conhecemos pouco! O Po é o maior e um dos mais importantes rios da Itália. A parque onde fica o delta (encontro do rio com o mar) tem 540 km2, um ecossistema riquíssimo e a maior concentração de espécies de pássaros do país. Um destino muito interessante para as crianças pois tem muita natureza e aventura!
Nós tivemos oportunidade de visitar o Delta Po na nossa viagem pela Emilia Romagna, região onde fica Bolonha, Modena e Parma. Conhecer este parque foi completamente inusitado, bem diferente de tudo que eu conhecia na Itália.
Saímos cedinho de Bolonha, pegamos um trem até Ferrara e lá fomos recebido pelo Antonio Romagnoli, da Delta Adventures, que seria nosso guia em um jipe 4×4 pelos próximos 2 dias! Os tripulantes eram o Antonio, a Natasha (blogueira de Dubai que também estava no Blogville), minha filha Luiza e eu.
A paisagem começou a mudar logo que saímos da área urbana. Nossa primeira parada foi o Castello Mesolla. Os olhos da Luiza brilharam quando viu um castelo de verdade!
O parque Delta Po (Parco Delta del Po)
O Parco Delta Po, junto com a cidade Ferrara, são Patrimônio da Humanidade (Unesco) desde 1999. Uma das melhores maneiras de curtir o Sacca di Goro, passear pelos mangues e observar os animais é navegando pelos canais do rio.
Nosso almoço foi massa com frutos do mar no Uspa, no porto Gorino e logo depois embarcamos. O capitão do nosso barco (uma lancha grande, rápida e confortável) era o Lucio Cazzola, um grande conhecedor da região. Foi um passeio delicioso, vimos muitos pássaros e paisagens lindas até chegar na Isola dell’ Amore (Ilha do amor), onde atracamos e fomos visitar o farol. A pequena trilha me lembrou muito a Ilha do Mel, no Paraná. Nos divertimos brincando e tirando fotos no pier de pedras na praia.
A segunda parada parada foi no antigo farol, onde fizemos um simpático pic nic, com vista para o Delta.
Depois passeamos pela ponte flutuante (construída sobre barcos). Também é possível fazer uma excursão de bicicleta entre Gorino e Lanterna Vecchia. O passeio dura aproximadamente 1 hora e custa 5 euros.
Antes de ir para o hotel fizemos um mini safari onde vimos veados, cavalos brancos selvagens, touros e outros animais.
No dia seguinte, para completar o passeio fomos visitar as antigas Salinas de Comacchio e vimos os primeiros flamingos cor de rosa. Depois eram dezenas e logo centenas de flamingos! Muito lindo!!!
Antes de voltar para Bolonha, ainda fomos conhecer o porto Porto Garibaldi, paramos em Comacchio (a mini Veneza) onde a Luiza se divertiu pelos canais e passamos pelo centrinho de Ferrara.
Onde ficar
Nós ficamos instalados em um hotel com uma super estrutura para família, que lembra muito os condomínios de Orlando. As casas tem 2 quartos, cozinha com estrutura, sala, mas tem serviço de café da manhã e jantar.
Mais informações: www.aironebiancoresidencevillage.com
Como conhecer a região do Delta Po
A Delta Adventure é especializada na região e oferece vários pacotes e maneiras de conhecer o Delta Po. As explicações e informações do nosso guia Antonio fizeram muita diferença. Ele e a Luiza conseguiram se entender bem em uma língua própria que misturava italiano, inglês, português e mimicas.
Passeio de barco: www.escursionineldelta.it (Lucio Cazzola)
Nossa viagem foi um convite do Blogville, uma ação de divulgação da Emilia Romagna. A passagem foi paga por nós. Leia mais sobre esta viagem:
Eu Viajo com Meus Filhos em Bologna #blogville
Nosso roteiro na Emilia Romagna
As melhores viagens com crianças: Bolonha
Outros posts sobre a Itália
Restaurantes em Roma para comer muito bem
Como ir de Roma a Veneza de trem