Nossa viagem pela Islândia com crianças foi planejada com antecedência e muito cuidado, nosso grupo tinha 12 pessoas, sendo 8 adultos, 2 bebês de 2 anos (toddlers), 1 criança de 9 anos e uma adolescente que fez 15 na Islândia! Nossa primeira ideia era fazer a volta na ilha, de motorhome, mas não queríamos que a viagem fosse corrida ou que ficasse puxado, afinal eram 12 pessoas com ritmos diferentes. Acabamos decidindo que nosso roteiro seria o sul da Islândia. Nossa viagem durou 9 dias! Vou detalhar os passeios e também detalhes sobre o país, as atrações e as cidades por onde passamos. Para começar, vou contar como foi nosso roteiro para quem tiver interesse em planejar uma viagem de carro pela região Sul e Sudeste da Islândia.
Fomos em julho. Os dias são longos, o que propicia passeios até mais tarde. Anoitece perto das 11 da noite e o dia nasce lá pelas 3 da manhã. Não é uma época apropriada para ver a aurora boreal, mas em compensação vimos muuuuuuiiiiitos arcos-íris! O clima era friozinho, entre 10-13ºC. Tivemos sorte e pegamos muitos dias de sol, mas os dias nublados ou com vento frio, são muito comuns, mesmo nesta época.
Nosso roteiro na Islândia com Crianças
1º dia – Reykjavik
Chegamos em Reykjavik na hora do almoço, alugamos um carro (na verdade 3!) e fomos para nosso apartamento (foi a primeira vez que fiquei em um apartamento alugado pelo Booking) que ficava em uma rua bem central, cheia de lojas e restaurantes e pessoas passeando na rua, a Laugavegur. Jantamos ali mesmo em um restaurante italiano que recomendo: Rosso Pomodoro.
Leia nosso post sobre Reykjavik com crianças
2º dia – Reykjavik – Golden Circle
Aproveitamos a previsão de dia ensolarado para fazer o Golden Circle (o Círculo Dourado), a atração mais conhecida da Islândia. Como alugamos carro não precisamos pegar transfer ou contratar o passeio no hotel. São 300 km de atrações e paisagens lindíssimas. Em cada uma das paradas ficamos cerca de uma hora e meia/ duas horas, então não fica cansativo. Começamos pelo Geyser, que está ativo e entra “explode” a cada 10 minutos (aproximadamente), depois passamos e pela Gullfoss, uma cachoeira gigante, e terminamos o passeio no Parque Nacional de Pingvellir. Em Pingvellir (Thingvellir) fica o encontro das placas tectônicas da América e da Eurásia. É um loca muito bonito e também cheio de história (local sede do Parlamento Islandês durante muitos séculos). No último dia da nossa viagem, voltamos a este local para fazer o mergulho entre as placas tectônicas.
3º dia – Reykjavik
Aproveitamos para conhecer a cidade. Começamos pelo Perlan, um museu de história natural com um observatório da cidade perfeito para ir com crianças. O museu é interativo e prende atenção das crianças, explica muito sobre os vulcões, os geisers e os animais marinhos. O grande destaque é um túnel de gelo! A tarde fomos conhecer a igreja Hallgrimskirkja que é um dos cartões postais de Reykjavik e caminhamos pela cidade. Terminamos o dia com uma visitar rápida no National Museum. Jantamos em um restaurante pequeno e simpático, com preços razoáveis (para o padrão na Islândia), o Salka Valka.
4º dia – Kerid/ Seljalandsfoss/ Gljúfrabúi/ Skogafoss/ Vik
Saímos cedo com destino a Vik. No caminho fizemos várias paradas. A primeira foi para para conhecer Kerið, um vulcão que está inativo. Dentro de sua cratera se formou um lago de água azul.
Depois passamos por diversas cachoeiras, todas lindas e uma diferente da outra. Neste dia estava nublado e chovendo em alguns momentos, mas não deixamos de conhecer nenhuma. Todas são de fácil acesso (as atrações ficam muito próximas ao estacionamento – não há trilhas longas ou complicadas. Em todos os locais vimos pessoas de todas as idades, lembrando que no nosso grupo havia 2 bebês e meus pais). A maioria dos estacionamentos das atrações tem banheiros públicos e uma vendinha com café e bolachinhas (lanches rápidos).
• Seljalandsfoss – Além de ser muito bonita, é possível passar por trás dela – as crianças e bebês adoraram a brincadeira. A gente acaba se molhando bastante! O video clip da música Sorry do Justin Bieber foi gravado na região, e começa aqui.
• Gljúfrabúi – Uma cachoeira “escondida”. Para chegar até ela é preciso atravessar uma fenda na pedra. As crianças foram e se molharam bastante, claro que adoraram!
• Skogafoss – Muito bonita! Ao lado da cachoeira há uma escadaria de quase 500 degraus. Vale a pena subir para ver a queda lá de cima!
No final do dia chegamos em Vik, onde nos hospedamos em um super hotel com design escandinavo (existe isto ou eu inventei???), o Hotel Kria, sem dúvida, o mais top da viagem.
5º dia – Vik (Skaftafell/ Vatnajökull/ Fjaðrárgljúfur)
Acho que este foi um dia mais inesquecível da viagem! O Pedro estava fazendo 15 anos, quando abrimos a janela, a vista era maravilhosa e o dia estava ensolarado. Depois do café da manhã saímos rumo a 3 atrações deslumbrantes:
• as geleiras de Skaftafell
• os icebergs de Vatnajökull
• Canions Fjaðrárgljúfur
Confesso que quase pulamos os cânions, já eram 7 da noite e tinha sido um dia intenso, de muitas belezas, muitas emoções e bastante estrada. Mas valeu muito a pena não ter desistido! A entrada dos cânions fica praticamente na estrada (desvio de poucos km) e a caminhada é linda, mesmo morro acima!
Distância Vik – Vatnajökull: 190 km (com direito a várias paradas no caminho para tirar fotos das paisagens vulcânicas e casas com telhado de grama).
6º dia – Reynisfjara/ Hvolsvöllur
Começamos nossa volta com muitas outras atrações no caminho. Em Vik fomos visitar a Black Sand Beach que tem algumas formações rochosas muito interessante e puffins (pássaros típicos que parecem uma mistura de pinguim com tucano.
A segunda parada foi em Reynisfjara, outra praia de pedras pretas, onde há colunas de basalto interessantíssimas e divertidíssimas para crianças! Todo mundo parecia macaquinhos (ou cabritos montês) subindo nas pedras e tirando fotos.
Nossa hospedagem esta noite foi em uma região rural, uma guest house cercada por propriedades com cavalos lindos e cachoeiras, claro!
7º dia – Hvolsvöllur
Dia de descanso e de carregar as baterias. Aproveitamos para passear na região, fazer carinho nos cavalos, visitar mais cachoeiras e também organizar as malas. Cozinhamos em casa.
8º dia – Eyrarbakki/ Thingvellir/ Blue Lagoon/ Keflavik
Saímos logo após o café da manhã, passamos pelo vilarejo Eyrarbakki e voltamos ao Thingvellir, desta vez para fazer snorkling nas placas tectônicas. A temperatura da água varia entre 2 e 3ºC. A roupa é especial para a temperatura, na verdade, a única parte do corpo que entra em contato com a água é o rosto. Por baixo da roupa de borracha há uma roupa térmica, e por baixo, roupas normais (camiseta de manga comprida e moleton, que não chegam a molhar). Foi intenso e emocionante!
De lá fomos direto para a Blue Lagoon – a atração mais famosa da Islândia! São águas termais, quentes e azuis. Dizem que faz muito bem para pele e combate o envelhecimento por causa da sílica e de outro minerais. O local é abastecido pelos resíduos de uma indústria geotérmica próxima e tem uma estrutura muito bacana com grandes vestiários, banheiros, estacionamento, etc. É um programa caro mas divertido! É realmente muito gostoso ficar relaxando naquela água. No ingresso está incluído uma bebida e uma “máscara” de sílica para pele.
Nosso hotel era em Keflavik, escolhido estrategicamente por ser perto da Blue Lagoon e perto do aeroporto. Muita gente reserva uma noite para ficar nesta região pois é mais prático do que ficar em Reykjavik.
Confira as tarifas do hotel Keflavik by Keflavik Airport
9º dia – Dia de ir embora
Tomamos café da manhã no hotel (muito bom por sinal) e fomos para o aeroporto, muito próximo do hotel!
Acompanhe todos os detalhes da nossa viagem, aguarde os próximos posts!
- Perlan Museum
- As Melhores Viagens Com Crianças: Reykjavik
- Blue Lagoon (Reykjavik – Islândia)
- Golden Circle na Islândia
Se você também gosta de roadtrips, viagens de carro, como nós, alugue seu carro pelo nosso parceiro RentCars.
Tá planejando uma viagem com a família? Não esqueça de fazer seguro viagem. Contrate seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.
ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!