Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /srv/users/serverpilot/apps/0default/public/wp-includes/wp-db.php on line 3215
Golden Circle na Islândia - Eu Viajo com Filhos
Golden Circle na Islândia

Golden Circle na Islândia

O Golden Circle (Círculo Dourado) é um conjunto de atrações naturais na Islândia que fica muito próximo à capital Reykjavik.

Golden Circle

O roteiro tem a forma de um círculo (daí o nome) e pode ser iniciado de Reykjavik. São cerca de 300 km passando por Geysir, Gullfoss e Thingvellir. Nós fizemos de carro (alugamos para toda a estadia – confira nosso roteiro completo), saímos de casa depois do café da manhã e passamos o dia todo conhecendo as atrações, fizemos com bastante calma. É importante lembrar nosso grupo tinha 12 pessoas, incluindo duas crianças de 2 anos, ou seja, paramos para comer, fazer xixi, trocar fralda, etc.

O que ver no Golden Circle

Geysir

Nós optamos por começar o circuito do Golden Circle pelo parque onde ficam os gêiseres.

Golden CircleO Geysir é um local onde há um gêiser ativo (Strokkur), que entra em erupção a cada 5-15 minutos. A primeira vez que vemos é fascinante! As crianças sabiam o que ia acontecer, mas mesmo assim adoraram. A água sobre cerca de 30 metros. O gêiser original (Geysir), que dá nome o local, não está mais ativo.

Um gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor de ar.

No local há vários pontos com água borbulhantes, pequenas corredeiras de água muito quente e pequenos laguinhos de água azul. É possível fazer uma pequena caminhada e a paisagem é linda.

Roteiro na Islandia - GeyserA atração é gratuita, o estacionamento também.

Há um centro de visitantes com restaurante, lanchonete, banheiros e uma loja maravilhosa (pena que os preços sejam inacessíveis).

Gullfoss – a maior cachoeira da Islândia

A Islândia tem muitas cachoeiras lindas, uma diferentes da a outra. Mas a Gullfoss se destaca pelo volume da água. Mesmo para quem está acostumado com as Cataratas do Iguaçu, ela é impressionante.Golden CircleA Gullfoss é conhecida como “Golden Waterfall”. Há várias trilhas no local, e a cachoeira pode ser vista de vários ângulos. É possível ir até a boca, onde estão as grandes quedas. Quando a água corre, forma um cânion muito bonito.

No centro de visitantes há lanchonete, banheiros e outra loja maravilhosa.

 

Thingvellir

Roteiro na Islândia - PingvellirO Parque Nacional Thingvellir (Pingvellir) é o grande destaque do Golden Circle e tem muita importância histórica e geológica. Patrimônio da Humanidade desde 2004, o local já foi sede do parlamento islandês, é onde fica a casa do Primeiro Ministro e é considerado um lugar sagrado por muitos.Golden Circle

Em Thingvellir podemos ver o encontro das placas tectônicas da América e da Ásia, ou seja, é ali que os continentes se encontram. Quer dizer, se separam, pouco a pouco a cada ano (deriva continental).

Há algumas trilhas que podem ser feitas pelo parque, todas pavimentadas, entre e através das placas. No caminho há a cachoeira Öxarárfoss, mirantes e no alto das rochas, um centro de visitantes e um museu.

Golden Circle - Thingvellir

É aqui que acontecem os mergulhos

Uma das atividades muito bacanas para fazer em Thingvellir é mergulhar entre as placas tectônicas. A água é geladérrima, 3ºC! Mas o mergulho é feito com roupas especiais (mergulho seco), a única parte do corpo que entra em contato com a água é o rosto! O Nuno e o Pedro mergulharam e adoraram a experiência. Todo o programa durou cerca de 3 horas. É caro mas é uma experiência única.

Vale a pena reservar com antecedência: Silfra Dive

Golden Circle

No centro de visitantes há uma lanchonete e banheiros, com uma vista panorâmica impressionante.

O estacionamento em Thingvellir é pago.

As estradas

Golden CircleAs paisagens da Islândia são muito bonitas e diferentes do que estamos acostumados, muitas formações rochosas diferentes. As estradas são boas e bem sinalizadas, mas não são muito largas (não são highways com pistas duplas ou triplas). Não vimos nenhum acidente. Há vários pontos onde os carros e vans param para tirar fotos e apreciar a paisagem.

Quem já viu fotos da Islândia no verão e no inverno deve ter percebido que o cenário muda bastante. Enquanto no verão há muito verde e vários arco-íris, no inverno, é tudo branco! O país tem muita estrutura para neve, mas os dias são mais curtos e o frio é intenso. Em compensação, é no inverno que podemos apreciar a aurora boreal!

 

Confira os outros posts desta viagem pela Islândia de carro

Se você também gosta de roadtrips, viagens de carro, como nós, alugue seu carro pelo nosso parceiro RentCars.

Tá planejando uma viagem com a família? Não esqueça de fazer seguro viagem. Contrate seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

 

Patricia Papp é mãe do Pedro (15 anos) e da Luiza (9 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *