O Golden Circle (Círculo Dourado) é um conjunto de atrações naturais na Islândia que fica muito próximo à capital Reykjavik.
O roteiro tem a forma de um círculo (daí o nome) e pode ser iniciado de Reykjavik. São cerca de 300 km passando por Geysir, Gullfoss e Thingvellir. Nós fizemos de carro (alugamos para toda a estadia – confira nosso roteiro completo), saímos de casa depois do café da manhã e passamos o dia todo conhecendo as atrações, fizemos com bastante calma. É importante lembrar nosso grupo tinha 12 pessoas, incluindo duas crianças de 2 anos, ou seja, paramos para comer, fazer xixi, trocar fralda, etc.
O que ver no Golden Circle
Geysir
Nós optamos por começar o circuito do Golden Circle pelo parque onde ficam os gêiseres.
Um gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor de ar.
No local há vários pontos com água borbulhantes, pequenas corredeiras de água muito quente e pequenos laguinhos de água azul. É possível fazer uma pequena caminhada e a paisagem é linda.
Há um centro de visitantes com restaurante, lanchonete, banheiros e uma loja maravilhosa (pena que os preços sejam inacessíveis).
Gullfoss – a maior cachoeira da Islândia
A Islândia tem muitas cachoeiras lindas, uma diferentes da a outra. Mas a Gullfoss se destaca pelo volume da água. Mesmo para quem está acostumado com as Cataratas do Iguaçu, ela é impressionante.
No centro de visitantes há lanchonete, banheiros e outra loja maravilhosa.
Thingvellir
Em Thingvellir podemos ver o encontro das placas tectônicas da América e da Ásia, ou seja, é ali que os continentes se encontram. Quer dizer, se separam, pouco a pouco a cada ano (deriva continental).
Há algumas trilhas que podem ser feitas pelo parque, todas pavimentadas, entre e através das placas. No caminho há a cachoeira Öxarárfoss, mirantes e no alto das rochas, um centro de visitantes e um museu.
Uma das atividades muito bacanas para fazer em Thingvellir é mergulhar entre as placas tectônicas. A água é geladérrima, 3ºC! Mas o mergulho é feito com roupas especiais (mergulho seco), a única parte do corpo que entra em contato com a água é o rosto! O Nuno e o Pedro mergulharam e adoraram a experiência. Todo o programa durou cerca de 3 horas. É caro mas é uma experiência única.
Vale a pena reservar com antecedência: Silfra Dive
No centro de visitantes há uma lanchonete e banheiros, com uma vista panorâmica impressionante.
O estacionamento em Thingvellir é pago.
As estradas
Quem já viu fotos da Islândia no verão e no inverno deve ter percebido que o cenário muda bastante. Enquanto no verão há muito verde e vários arco-íris, no inverno, é tudo branco! O país tem muita estrutura para neve, mas os dias são mais curtos e o frio é intenso. Em compensação, é no inverno que podemos apreciar a aurora boreal!
Confira os outros posts desta viagem pela Islândia de carro
Se você também gosta de roadtrips, viagens de carro, como nós, alugue seu carro pelo nosso parceiro RentCars.
Tá planejando uma viagem com a família? Não esqueça de fazer seguro viagem. Contrate seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.
ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!