Roteiro na Alemanha – Rota Romântica

Roteiro na Alemanha – Rota Romântica

Sonhamos em viajar com a família pela Alemanha há alguns anos. Escolhemos fazer a Rota Romântica (Romantische Strasse) de carro porque é uma região do país muito simpática, com pequenas cidades medievais, castelos e centros históricos com ruas pequenas e casas bonitinhas. As estradas do país são muito boas e as distâncias entre as cidades são relativamente curtas.

Roteiro na Alemanha

Escolhemos fazer nossa viagem pela Alemanha no inverno porque as crianças queriam ver neve e sabíamos que em fevereiro neva bastante e ao mesmo tempo as estradas estão sempre limpas (sem neve).Alemanha

Nós fizemos o roteiro na Alemanha em 5 dias, mas a Rota Romântica pode ser feita mais lentamente.

Roteiro na Alemanha – Rota Romântica (Romantische Strasse)

1º dia – Frankfurt – Rothenburg ob der Tauber

Chegamos por Frankfurt (há um voo direto SP- Frankfurt da Latam) na hora do almoço e fomos pegar nosso carro na Sixt (alugamos pela RentCars no Brasil).

Frankfurt é uma cidade grande, mas a saída com o GPS foi tranquila, logo pegamos a estrada A3. A velocidade média nas estradas principais (autobahn) é maior do que no Brasil e a manutenção é excelente. A viagem entre Frankfurt e Rothenburg dura menos de 2 horas. Nós fizemos uma parada não prevista quando vimos um mall (shopping) e uma casa de ponta cabeça na beira da estrada.

Roteiro na Alemanha

A casa maluca Verruckten Haus é um local que pode ser visitado, aberto ao público, tudo dentro dela está de cabeça para baixo! Mas quando nós chegamos, ela já estava fechada.

Roteiro Alemanha

Ao lado fica um outlet com ótimas marcas, o Wertheim Village. O shopping é super simpático, a arquitetura lembra as cidadezinhas da Rota Romântica e os contos de fada. Foi uma ótima parada pois aproveitamos para comprar calças de ski, luvas e até um sapato para frio que estavam em promoção, além de fazer xixi e comer um cachorro quente.

Roteiro na Alemanha

Chegamos em Rothenburg ob der Tauber um pouco depois das 6 da tarde.

Roteiro na Alemanha

Rothenburg é uma cidade medieval pequena e fooooofa, com o centro histórico rodeado por muros! Lembra um conto de fadas, com casinhas coloridas e simpáticas, ruas estreitas por onde só passam pedestres e lojinhas com enfeites de Natal. Nos instalamos no Rappen, um hotel que fica próximo ao centrinho (ao lado da Gallows Gate) e jantamos no restaurante do próprio hotel, um dos mais recomendados da cidade, um ótimo local para experimentar a culinária local. Comemos schneetzel (bife à milanesa), spetzli (que adoramos) e experimentamos a cerveja local.

Roteiro na Alemanha

Hotel Rappen

Ficamos muito bem acomodados no Rappen Hotel, o apartamento tinha 2 andares e dois banheiros (adoro quando os quartos têm mais de um banheiro), com acolchoados bem quentinhos.

Alemanha com crianças

2º dia – Rothernburg

Acordamos e vimos floquinhos de neve pela janela, uma neve fininha, mas já foi o suficiente para todos ficarem empolgados. Tomamos café da manhã no restaurante do hotel. Sabe quando todos os ingredientes são de ótima qualidade? Pães, queijos, café, chás, croissant quentinho… hummmm…

Alemanha

Nossa primeira visita foi à Walter Friedel Bakerei – uma panificadora conhecida por causa das schneeballen (bolas de neve), um doce, espécie de bolacha tradicional que lembra “cueca virada”. Uma delícia com café! O próprio Walter nos recebeu e mostrou como elas são feitas! Um privilégio para quem curte fazer massa em casa, como nós!

Roteiro na Alemanha

Depois fomos passear pela cidade. Rothenburg é daquelas cidade onde é uma delícia passear, se perder e se encontrar nas ruelas.

Tiramos foto na Siever’s Tower /Plönlein, cartão postal da cidade, visitamos a igreja St. Jakobs, passeamos de um lado ao outro e depois fomos visitar uma das lojas de enfeites de Natal que também tem um mini museu contando a história dos enfeites (Kaethe Wohfahrt Christmas Village).

Roteiro na Alemanha

Almoçamos e tomamos café no centrinho simpático.

Depois do almoço visitamos dois museus:

Rothenburg Museum (antigo Reichstadmuseum): o museu mais importante da cidade, localizado em um antigo convento, que conta a história da cidade e tem um acervo com armas e armaduras. O mais impressionante são as espadas usadas até o por papas há mais de 3 séculos.

Mittelalterliches kriminalmuseum: museu da justiça e do crime, que mostra diversas formas de punições e tortura nos tempos medievais.

Quando anoiteceu fizemos um tour guiado pela cidade, o Nightwatch Man Tour. É a segunda vez que faço um tour deste estilo e tenho achado muito interessante. É uma maneira muito bacana de aprender mais sobre a cidade.

Roteiro na Alemanha

Jantamos em outro restaurante muito recomendado e tradicional, o restaurante do Hotel Reichsküchenmeister.

Leia mais detalhes sobre os passeios em Rothenburg ob der Tauber!

3º dia – Rothenburg – Fussen (Castelo Neuschwanstein)

Partimos logo após o café da manhã com croassaints quentinhos. Optamos por pegar estradas secundárias que passam por pequenas cidades e vilarejos da Rota Romântica. Esta rota pode ser feita de bicicleta. Muitas pessoas dormem em varias destas cidades ao longo da estrada, mas nós paramos apenas para conhecer.

Região do castelo no verão, bem verdinho e diferente de quando estivemos lá, quando tudo estava branquinho. © Bayerische Schlösserverwaltung (Photo: Fotostudio Samer, Peter Samer, Füssen)
www.neuschwanstein.de

Chegamos no Neuschwanstein perto das 3 da tarde. Na baixa estação conseguimos comprar ingressos na hora, mas vale a pena comprar com antecedência no site para evitar filas.

Alemanha

A visita guiada pelo castelo tem hora marcada e áudio com opção em português (de Portugal). Embora seja em grupo, é relativamente rápida, não é cansativa.

Alemanha

Fussen fica a poucos quilômetros do castelo e assim como as outras cidades da Rota Romântica, é pequena, simpática e tem um centro por onde não passam carros. Nos instalamos bem próximos ao pequeno centrinho, em um hotel chamado Hotel Fantasia, e fomos jantar. Escolhemos um pequeno restaurante italiano com pizzas e massas caseiras.

Alemanha

4º dia – Fussen – Munique

Alemanha

Após tomar café da manhã no hotel fomos caminhar mais um pouco pelo centrinho de Füssen, aproveitamos as promoções de inverno para comprar um jaqueta bem quente. Em seguida, pegamos a estrada e fomos pra Munique. A viagem durou menos de 2 horas.

Alemanha

Roteiro na Alemanha com crianças

Munique é uma cidade grande, mas não tivemos problemas em nos localizar e chegar até o hotel com o GPS. Nos instalamos no Cocoon Haupbanhoff, um hotel divertido e bem localizado. Depois saímos para passear pelo entro histórico onde ficam algumas das atrações mais famosas, como a praça Marienplatz.

Alemanha

Almoçamos na Augustiner Bräu Mündhen,  uma cervejaria onde as mesas são compartilhadas que serve receitas alemãs tradicionais. Um dos pratos que pedimos foi schnitzel, que é um bife à milanesa.

Alemanha

Alemanha

5º dia Munique

Começamos o dia com um brunch em um restaurante tradicional e delicioso que fica em uma loja incrível, a Dallmayr. Prato cheio para quem é fã de gastronomia, pois tem ingrediente de muita qualidade como cafés, chocolates, temperos e especiarias.

Alemanha

Depois fomos caminhando até o Museu de Ciências e Tecnologia (Deutsches Museum) onde passamos horas nos divertindo nos 4 andares do museu. Voltamos para o hotel caminhando pela Sendliger Strasse, uma rua com muitas lojas e cafés.

Roteiro na Alemanha

A noite fomos em outro restaurante tradicional, o Augustiner-keller.

Alemanha

6 dia – Munique

Saímos cedinho de Munique e estava nevando muuuuito, a cidade estava branquinha. Como era domingo, não havia quase ninguém na rua. Levamos meia hora para ir do centro até o aeroporto!

Confira as tarifas dos nossos hotéis nesta viagem:

Rothenburg ob der Tauber – Rappen Hotel

FussenHotel Fantasia

Munique – Cocoon Hauptbahnhof

 

Outros posts da viagem na Alemanha com crianças:

 

Agradecemos ao turismo de Rothenburg ob der Tauber por nos receber e nos acomodar no Hotel Rappen.

 

Alugue seu carro pela RentCars – nós alugamos um Vivaro da Opel com capacidade para 9 pessoas e bagageiro beeem grande.

 

Planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

 

Patricia Papp é mãe do Pedro e da Luiza e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

4 comentários


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Todas as cidades são fofas, com castelos, lojas de Natal (e museu) e lojas de brinquedos. Na região um programa bem legal seria ir no parque do Playmobil em Zirndorf (Nuremberg). Em Munique recomendo o museu de Ciências e Tecnologia.

  1. ResponderVanessa

    Olá!
    Sobre a rota romântica de carro, como fizeram para estacionar o carro?
    Pelo q percebi as ruas eram estreitas e provavelmente não poderia passar carro.
    Estacionaram fora das cidades? Foi fácil? O estacionamento é muito caro?

    Fiquei com essas dúvidas…
    Grata, Vanessa


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi, nosso carro era gigante e não tivemos problemas, nos viramos bem. Nas cidades paramos perto do hotéis, em Munique nem usamos o carro, ficou no estacionamento do hotel. As ruas são bem estreitas mesmo, durante a estadia nas cidades, não usamos, apenas para viajar entre elas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *