Viajar com filhos é sempre uma oportunidade de descobrir algo novo! Desta vez, a surpresa da viagem foi aprender kite surf. Confesso que nunca tinha passado pela minha cabeça que eu seria capaz, por outro lado, quando o Pedro demonstrou interesse em fazer as aulas, eu e o Nuno incentivamos muito!
Quando chegamos na praia de Barra Grande e vimos os kites flutuando na paisagem, fomos contagiados com a vontade de (pelo menos tentar) fazer aquilo também. Nunca surfei, nem velejei, mas parceu divertido tentar.
No hotel pedimos informações sobre aulas e aluguel de equipamento e nos indicaram a Bel e o Bosco que, além de serem ótimos professores, tem muita experiência com crianças. Lá fomos nós.
As primeiras aulas de kite em Barra Grande (Piauí)
Encontramos a Bel na praia. Como ela estava dando aula não conseguimos falar muito com ela, mas foi o suficiente para cair na real: para aprender, são necessárias cerca de 10 horas!!! No primeiro momento a informação foi meio desanimadora, mas depois pensei: se o Pedro começar agora, isto vai abrir um mundo de possibilidades, ou traduzindo: imagina em quantas praias alucinantes ele vai pode fazer kite na vida!!!
Eu, o Pedro, o Nuno e minha irmã decidimos tentar. Combinamos de conversar melhor sobre as aulas na escola Kite Escola Parasíso, no fim da tarde. Lá conhecemos o Bosco, que nos explicou os detalhes, o tempo, as expectativas. Aliás, descobrimos que é essencial agendar as aulas com antecedência, principalmente na alta estação.
Realmente são cerca de 10 horas. No entanto, o curso pode ser feito aos poucos. Você continua de onde parou. Como no nosso roteiro estavam incluídas mais duas praias onde tem muito kite surf (Jericoacoara e Guajiru), decidimos fazer!
Marcamos a primeira aula para a manhã do dia seguinte.
A primeira hora, embora seja na areia, é teórica. Desde o princípio usamos equipamento de segurança completo. Começamos entendendo o equipamento e, em seguida, aprendemos a equilibrar a pipa no ar. Claro que as crianças, em geral, dão um banho nos adultos. Quando olhei, o Pedro já estava todo seguro, manuseando o kite.
O Bosco e a Bel são super especializados em ensinar crianças pois eles tem um trabalho com crianças da região, transformando alguns deles em campeões nacionais e até internacionais.
Terminamos a segunda hora de aula já na água , fazendo body drag (sendo arrastados pelo vento na posição de super-homem). Saí do mar quase entorpecida por aquela sensação. Acho que foi uma das sensações mais legais que tive na vida.
Cada um vai no seu ritmo, o Pedro, por exemplo, já evoluiu mais rápido do que eu 😉
Marcamos novas aulas para o dia seguinte. Fomos evoluindo “um pouquinho por dia”, todos os dias conhecemos outras pessoas que iam e viam, de todos os níveis. O astral é muito bacana. Fomos embora de Barra Grande com 6 horas de aula.
Kite Surf na Praia do Preá – Jericoacoara (Ceará)
Quando chegamos em Jeri, fomos direto nos informar sobre as aulas de kite por lá. O esquema é super organizado, para quem está hospedado na Vila Kalango, é muito tranquilo: tem transfer do hotel para a praia do Preá (onde fica a escola) no começo do dia e no fim da tarde. Lá há dezenas de professores, muitos são gringos de todas as partes do mundo – também é preciso agendar a aula com atencedência. Fizemos 2 horas de aula (no outro dia o vento não estava bom e não pudemos fazer aula) e evoluímos mais um pouco. Minha irmã já estava conseguindo ficar de pé na prancha, eu ainda não.
Kite Surf em Guajiru
Em Guajirú nos indicaram o Jailson. Alugamos um buggy e fomos fazer as aulas na Lagoa do Jegue. A experiência de fazer a aula na lagoa, ao invés do mar, foi muito boa pois ela é rasa e não tem ondas. Principalmente na fase de tentar ficar de pé na prancha. De repente o Jailson começa a vibrar: “Olha o Pedro, olha o Pedro”, olho para trás e vejo ele atravessando a Lagoa, de pé da prancha, com muito estilo!!! Foi o máximo!!! Logo depois eu estava ficando de pé também. Talvez não por tanto tempo, nem com tanto estilo, mas rolou!!! Fiquei muito feliz! O Nuno foi logo depois!
Mais duas horinhas teriam sido perfeitas! Foi o que faltou para podermos praticar tudo o que aprendemos. As tais 10 horas fazem todo o sentido! Não vejo a hora de viajar para um destino que tenha kite!!!
Sobre a segurança
Crianças a partir de 7 anos podem ter aulas. O equipamento de segurança inclui colete salva vidas, capacete e é usado o tempo todo. Nos 3 locais achei os professores muito cuidadosos com o Pedro. As aulas (tanto para os adultos como para as crianças) são indivuais. Durante as primeiras 3 ou 4 horas, os professores ficam ligados por ganchos com os alunos (no mar e na areia) e tem radios (walktalks) para ficar em contato com o pessoal que está na terra. Em nenhum momento senti que o Pedro estava sendo colocado em risco ou estava recebendo pouca atenção.
Contatos:
(Lembrando que é muito importante agendar a aula com antecedência):
Kite Escola Paraíso/ Kite School Barra Grande
http://www.kiteschoolbarragrande.com/ j.bosconeto@hotmail.com Tel.: (86) 3369.8053 Cel.: (86) 9962.9762
Rancho do kite
http://www.ranchodokite.com.br/ info@ranchodokite.com.brTel.: (88) 3669-2080
Cel.: (88) 9969-8306 Guajiru Kite Center (Jailson) https://www.facebook.com/guajiru.kitecenter Cel.: (85) 9984-3561 Cel.: (85) 9995-5786
Outros posts desta viagem:Barra Grande (Piauí)
Barra Grande: restaurantes e hotéisGuajiru, Flecheiras e Lagoinha
Nossa, muito boa as suas dicas.
Sou praticante do esporte e tenho uma filha de 7 anos, que completará 8. O sonho dela é velejar comigo, estava buscando referências para que ela aprende-se no tempo certo e de forma segura
Parabéns, a você e aos seus filhos, p mundo de possibilidades pode ser o mundo real, basta estarmos abertos e dispostos a vida!
Com certeza vocês vão adorar fazer este programa juntos!!!