Calçotada
Para que for à Barcelona durante os meses de inverno aproveite “a temporada de calçots“! Uma espécie de alho poro, com todo o respeito aos calçots, que se come assado com molho romesco (para os mais puristas o molho é o salvitxada parecido ao romesco. Um delicioso molho de tomate, pimentão doce vermelho, amêndoas, …). O típico para fazer calçotadas é reunir os amigos em uma casa grande com um bom jardim e assar os calçots ali ou ir a um dos vários restaurantes que servem “menú calçotada” na Catalunha.
A primeira calçotada que fui, há 12 anos, foi para comemorar o aniversário de um grande amigo (que hoje é o padrinho do Kai). Eu tinha chegado fazia pouco tempo em Barcelona e quando me explicaram o que era não entendi muito bem, mas decidi aceitar o convite. Fomos a um restaurante perdido no meio da Catalunha em frente ao Monastério de Poblet (os calçots são típicos da região de Valls, interior da Catalunha, ainda que podem ser encontrados em qualquer parte desta Comunidade Autônoma).
Então começou a “festa”! Vejo em cima das mesas os “Porrones” com vinho tinto, umas telhas e umas tigelinhas com um molho laranja. Ir “de calçotada” é toda uma arte… os calçots se comem tirando a primeira capa, queimada, e molhando-os na tigelinha de molho. Uma vez o calçot tem o molho você tem que erguer o braço, olhar para cima e come-lo “pendurado”. É mais fácil ver a foto do que explicar… Foi amor a primeira vista! Depois dos calçots, geralmente, é servido carne à brasa (tradicionalmente utilizam a brasa que foi usada para assar os calçots para assar a carne). Amei a comida e, principalmente, a festa!
Há duas semanas alugamos uma casa (Les Planeses) no norte da Catalunha com um grupo de amigos e, é claro, a criançada! A casa era incrível, com um parquinho muito legal para as crianças, piscina, um jardim enorme com lindas vistas, uma churrasqueira “à brasileira” e os espaços interiores eram limpos, organizados e amplos.
Onde comer calçots
As calçotadas são um excelente programa gastronômico, cultural e divertido! Na cidade de Barcelona é possível encontrar bons calçots no restaurante Can Portell. Para aqueles que estão estão de carro há muitos restaurantes apenas a 1:30 horas de Barcelona como, por exemplo, a Masia Bou e o restaurante que comentei antes, em frente ao monastério, Hostatgeria de Poblet.
Quando forem, contem-nos se gostaram!
Boa noite Ana,
Cheguei em Barcelona tem 10 dias e vou permanecer na cidade até Agosto por conta do trabalho do meu marido. Eu gostaria de fazer algum curso intensivo de espanhol (já fiz alguns módulos no Cervantes do Brasil), mas tenho uma filha de 3 anos que está comigo. Vc conhece algum curso que aceite crianças de 3 anos ou que tenha alguma atividade para crianças enquanto os pais estudam??
Me indicaram uma babá, mas não quero deixar minha filha com uma pessoa estranha. Tenho medo.
Obrigada pela sua atenção.
Abs,
Maitê
Olá, Maitê..
Morei perto de Barcelona por 6 anos, como fui para trabalhar não sei te informar sobre o curso, mas quanto a babas se te indicaram pode confiar pq se tem algum lugar que sabe cuidar de criança sem nenhuma discriminação e a Espanha os adultos até q não mas as crianças esses s são bem cuidadas todos ficam observando é só vc prestação quando estiver em um lugar público. Kkkk bjs
Boa noite Maite,
Espero que aproveitem muito a cidade!
A BabyDeli, na Av. Pau Casals, 6, tem atividades para os pequenos (escrevi um post aqui sobre esta loja). Dê uma olhada nos museus, como a Fundació Miró, porque eles também contam com atividades deste estilo.
Depois nos conta se deu certo.
🙂
Olá,
Estava tentando lembrar o nome dessa iguaria que comi tem uns anos em Barcelona.
Adorei encontrar no seu blog.
Obrigada
Monica