Segundo a recomendação médica, eu não deveria mais passar muito tempo em casa, sozinha com a Beatriz. O verão tá aí, os dias de sol são lindos e a Suécia possui um sistema que oferece às mamães e papais um lugar muito legal para se frequentar enquanto o bebê não completou 1 ano e pode ir para creche. Digo isso porque aqui não existe creche para menores de um ano. O governo incentiva os pais a ficarem com seus filhos por 12 meses. Trata-se da “Öppna Forskolan”. Se procurar a tradução achará algo como “Pré-escola aberta”, e é isso mesmo que ele é. O lugar está aberto para nós, que estamos com crianças pequenas em casa. Lá podemos jogar, cantar, brincar e incentivar o bebê a explorar sua curiosidade e aprender. O objetivo é desenvolver um grupo pedagógico com estreita cooperação dos visitantes adultos. Mas quem são os visitantes? Ora bolas, NÓS, os pais! Ou seja, é um lugar onde nós ficamos com os bebês, realizamos variadas atividades, passamos nosso tempo e de quebra, encontramos outros pais que vivem a mesma fase. As instrutoras (além de profissionais, são mães), são especializadas, falam bem inglês e estão ali, para nos ajudar no que for. A criança não precisa “estar matriculada”. Você decide quando e quantas vezes quer participar, sem precisar notificar com antecedência. É um ponto de encontro onde os pais acompanham o desenvolvimento dos seus bebês e as atividades são gratuitas. Na entrada, fica o “estacionamento de carrinhos de bebê”:
Depois tem um hall onde deixamos os sapatos – esse é um costume daqui, andamos em casa descalços ou de meias! Em seguida vem essa sala onde no inverno penduramos os casacos. Esses são baixos pois são para crianças.
Sala de troca de fraldas: Adivinha quem é o bebê que está ali desejando descobrir os pézinhos?

Pequeno refeitório: Aqui, papais, mamães e bebês podem almoçar tranquilamente.

Cozinha: Podemos trazer nosso almoço e esquentar aqui, preparar um lanche, a mamadeira, enfim, todos os acessórios a disposição. Mas claro, sujou – limpou! Eles costumam comer uma panqueca com uma geléia de morango (suponho) e chantilly. Meu marido já comeu no trabalho, mas eu ainda não provei.
Second Hand: No Brasil o conceito de brechó é diferente daqui da Europa. É super comum comprar roupas de segunda mão em ótimo estado. Nesse espaço as mães podem deixar as roupas de seus filhos para vender e comprar de outras mães, a um preço super camarada.
Aqui fica a sala de atividades para bebês de 0 a 12 meses. Existem vários brinquedos específicos para essa fase e também brincadeiras que as “tias” propõem. Pais e mães participam sempre!

Salinha de leitura. A gente senta e fica a vontade para contar estórias para os bebês.

Baby Café: Quarta-feira é o dia do baby café, com atividades para bebês de 0 a 8 meses (não entram crianças de outras faixas etárias das 8 às 12h). Se quiser, tome um café e saboreie um pedaço de torta. Também tem suco, leite e chá. No cantinho, tem um cofrinho onde depositamos moedas de 50 centavos.
Frequentar esse espaço foi a primeira medida que tomei para não ficar sozinha demais. Eu recomendo para qualquer outro estrangeiro solitário. A recepção foi calorosa e eles não se incomodam em falar em inglês, tanto pais como as profissionais. No primeiro dia, eu era a única de cabelo escuro, todos eram suecos daqueles loiríssimos. Isso não fez diferença na forma como me receberam. Procuraram me enturmar, conversar e Beatriz deu vários sorrisos. Mas depois já vi que outros estrangeiros passam por lá vez ou outra. Já fiz alguns contatos, com mães e pais que moram aqui perto de casa. Aliás, é uma comunidade. Quem frequenta esse lugar mora aqui no nosso bairro, então, acabaremos nos encontrando no supermercado, na farmácia, na clínica, com certeza… É importante lembrar que ali não é uma “creche” e ninguém cuidará de seu bebê. Existe apenas uma proposta de atividades orientada pelas profissionais, mas cada um cuida de seu rebento! Nem preciso dizer que aprovei né? Fiz um vídeo de uma atividade dos pequeninos (0 a 8 meses). A música é em sueco, mas Beatriz curtiu assim mesmo 😉

12 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilhosa iniciativa! Quem sabe alguém se empolga e se habilita em começar um espaço assim aqui no Brasil… Eu sonho com momentos assim para meus sobrinhos todos, junto com meu filhote… Mas não pensava em fazê-lo tão cedo…

    Esta semana começa a adaptação do meu bebê na escola… infelizmente aqui ainda estamos só com os 4 meses para a licença nas empresas privadas…

    Abraço e ótima semana!

    Lilian
    (http://rodrigoelilian.blogspot.com; http://viajemaispormenos.blogspot.com

  2. Super bacana ! Aqui em Londres nao tem nada igual a esse lugar.
    Mas felizmente, tem varias coisas bacanas para fazer com os pipolhos como o gymboree, programaspara kids nos museus, playground indorr como Eddie catz

  3. Aqui na Finlândia também temos estas escolas abertas para os pais, mas não têm limite de te . Eu levo minha filha porque acho importante que ela conviva com outras criancas, já que nao temos família perto e ela nao tem o convivio com as priminhas.
    Uma coisa que sinto falta e vi que aí tem é alguém que oriente nas atividades. Aqui nao tem. Acaba sendo apenas um lugar cheio de brinquedos e mães perdidas sem saber muito bem o que fazer. 🙂 Acho que é a cultura, mas as criancas tambem brincam sozinhas ou no máximo, com o irmaozinho/priminho. Nao sao muito de interagir com outras criancas que nao conhecem, entao minha filha nem sempre consegue brincar com outra crianca. E olha que ela tenta, persegue a coitada até ela cansar ou até elas comecarem a brincar juntas. :-)))
    Mesmo assim, acho que vale a pena frequentar sim.
    E adoro também os brechós, acho muito legal poder se desfazer das roupas que nao servem mais e comprar outras praticamente novas por um preco super em conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here