Se o Chile está nos seus planos de viagem com os filhos, inclua na programação de Santiago uma ida ao Museo Interactivo Mirador – MIM. Um museu infantil totalmente dedicado a Ciências, onde a regra é mexer em tudo, literalmente. Ótima atração para crianças de todas as idades e – por que não? – adultos também. Fomos em setembro com nossa filha Alice, de 4 anos, e adoramos!
Como nossa ida ao Chile incluía outros destinos, e ficaríamos apenas 2 dias em Santiago, resolvemos priorizar uma atração infantil da cidade. A dúvida era entre o Parque Bicentenário, o KidZania e o MIM. O KidZania é uma minicidade enorme onde as crianças experimentam as atividades dos adultos, proposta próxima ao Museu de Los Ninos, em Buenos Aires, onde já fomos com Alice. O Parque Bicentenário fica na região de Vitacura e tem uma área de lazer enorme para as crianças. Já tinha lido sobre o Museu Interativo Mirador no blog Chile para Crianças da Cinthia Marino e fiquei muito interessada, mas quem nos ajudou a decidir foi uma amiga de Santiago que iria nos acompanhar no passeio com seu filho Leon, de 3 anos. MIM, sem dúvida.
Fomos no sábado, chegamos perto das 11 horas e não tinha fila nenhuma. Mas no decorrer da manhã foi enchendo bastante. O local é enorme e dividido por espaços temáticos. Logo na entrada, por exemplo, as crianças podem tocar um piano com os pés, brincar nos espelhos ou acionar o ar para subir um balão. São inúmeros “brinquedos” onde as crianças experimentam na prática conceitos de Fluídos, Estática, Mecânica, Eletromagnética, etc. Para os pequeninos, tem um espaço especial, chamado Explora MIM Mundo.
Existem ainda algumas atrações que têm horários predefinidos e vagas limitadas (como o cinema 3D, oficina de tipografia e escavação paleontológica). Logo na entrada do museu, tem um balcão com os horários, onde você deve reservar e pegar os tíquetes. Não é preciso pagar a mais.
O museu tem uma lanchonete e um restaurante na área externa, além de uma cafeteria lá dentro. Optamos por um lanche rápido ali dentro mesmo, pois estava em nossos planos ir ao restaurante Liguria ainda naquele dia. Saímos de lá umas 16 horas, pois sentimos que Alice e Leon já estavam cansados. Com crianças maiores, o tempo para conhecer e mexer em tudo pode ser maior.
Serviço:
Av. Punta Arenas, 6711, La Granja
O museu fica um pouco afastado do centro, considere isso na sua programação. Fomos de carro, mas existe opção de metrô (linha 5, estação Mirador) + ônibus ou taxi ou caminhada (8 quadras, segundo indicação de como chegar do site do museu). Para quem vai de carro, tem estacionamento gratuito.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30 (bilheteria fecha às 17h30). Segunda-feira fechado.
Crianças menores de 2 anos não pagam. Para maiores de 2 anos até 12 anos, o ingresso custa 2.700 pesos chilenos (em torno de R$ 10). Maiores de 12 anos e adultos até 60 anos pagam 3.900 pesos chilenos (em torno de R$ 15). Preço bastante acessível pelo que oferece, na nossa opinião.
* Se necessário, o museu oferece empréstimo de carrinho de bebê e cadeira de roda.
Leia também:
5 atrações com crianças em Santiago
Santiago Com Crianças: Dica De Hotel
O MIM é muito interessante mesmo, inclusive para adultos. Fomos com nossos filhos, que tinham 7 e 12 anos. O único problema foi o acesso. Fomos de metrô e pegamos um táxi. Mas na volta tivemos problema em encontrar táxis, pois não há ponto perto do museu ou disponível no estacionamento e tivemos que procurar na rua. O lugar é um pouco afastado. Quanto a alimentação, existe uma lanchonete para lanches rápidos dentro do museu, mas o restaurante que fica no pátio tem comida de qualidade muito ruim.
Ótima dica. Precisamos voltar para Santiago logo, tem muita coisa bacana para as crianças e adultos!