Vale dos Vinhedos e Gramado: hotéis, restaurantes e passeios.

Vale dos Vinhedos e Gramado: hotéis, restaurantes e passeios.

Nossa amiga Fabiana, está programando uma viagem, com sua filhinha de 2 anos, parar o Vale dos Vinhedos e Gramado e nos pediu dicas de passeios e hospedagem. Convidamos nossa expert de assuntos gauchescos, Alexandra Aranovich, autora do Guia Essencial de Gramado e Canela e dos blog Destemperadinhos Café Viagem, para nos ajudar. Confiram as dicas dela!

VALE DOS VINHEDOS 

RESTAURANTES, PASSEIOS E VINÍCOLAS

1. VINÍCOLA MIOLO – o visual é encantador e fica em frente ao SPA do Vinho. Se encontrar, leve o RAR Pinot Noir (edição comemorativa da Randon).
Funciona de segundas a sábados das 8 às 18h e domingos das 9 às
17hs.
 Tel.:(54) 2102-1540 / (54) 2102-1537. Tem um restaurante que funciona apenas mediante reserva (no mínimo 25 pessoas), a Osteria da
Mamma Miolo. RS 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos.
2. VINÍCOLA VALDUGA  – vinícola grande. Tem dois restaurantes lindos com cardápio típico da
região: o
Luiz Valduga e o Maria Valduga. É possível se hospedar na charmosa Villa Valduga. Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos Bento
Gonçalves/RS Fone/Fax: (54) 2105.3122. Almoço: das 12h às 15h Jantar: somente para
grupos de, no mínimo 20 pessoas – das 20h às 22h30, com reservas
antecipadas  
www.villavalduga.com.br 
3. Massas no MAMMA GEMA – cantina dos mesmos proprietários do Primo Camilo em Garibaldi. Excelente! Para almoço. Localização: em frente ao hotel Vila Michelon. Mais detalhes aqui: Destemperadinhos no Mamma
Gema 
4.  Galeto na CASA DI PAOLO Considerado o “melhor galeto do Brasil” segundo o Guia Quatro Rodas. RST 470, KM 221,06 – Entre Bento e Garibaldi (quase na entrada do Vale dos Vinhedos).
Diariamente, das 11 às 15h Tel./Fax: 54.3463-8138
 www.dipaolo.com.br
5. Grelhados no CANTA MARIA dos mesmos proprietários do Di Paolo. Rodízio de comidas típicas da região e
grelhados. Rodovia RST 470 km 217 – Ao lado da Pipa Pórtico.
Diariamente, das 11h30 às 15h30. 
De segunda a sábado, das 19 às 23h. A La Carte: das 15h30min
às 17 horas. Tel./Fax: 54 3453.1099 /
www.cantamaria.com.br
6. Fortaia do DEL FILIPPI– simples, sem frescura e delicioso. Experimente a fortaia do rodízio. Rodovia RST 470 km – (em frente à estrada para o Vale dos Vinhedos).
Diariamente, das 11h30 às 15h e das 19h30min às 23 horas. Tel: 54
3463-8065 – Cel. 54 9972-3980
7. Passeio de MARIA FUMAÇA trem que percorre a região com muita cantoria italiana. É preciso reservar umas duas horas do seu dia para esse passeio.
Ligue (ou chegue bem cedo ao local) e agende. Giordani Turismo – Rua 13 de
Maio, 581 – Loja 109 – Bento Gonçalves – RS – Brasil – Fone: (54) 3455.2788



HOSPEDAGEM

Pousada Borghetto Santana – a hospedagem mais charmosa da região. Perfeita para uma lua de mel.
Don Giovanni – Oferece quartos ou cabanas. Os jantares, com pratos elaborados pela proprietária, costumam ser dos Deuses
Villa Michelon – o hotel mais apropriado para quem leva a família na bagagem. O espaço ao ar livre tem um imenso playground, fazendinha e horta. www.villamichelon.com.br
Dallonder Grande Hotel Bento Gonçalves o hotel mais tradicional da região. www.dallonder.com.br
Hotel e SPA do Vinho – o mais novo e “luxuoso”. Não cheguei a visitar por dentro. Na próxima ida ao Vale vou tomar um capuccino por lá (foi a recomendação que recebi da vizinhança local). www.spadovinho.com.br

Leia outros posts com hotéis em Gramado:

GRAMADO

Sem exageros, e guardadas as devidas proporções, a região é uma espécie de Disney dos Pampas, com vários parques e programas que encantam a família inteira. Sou fã de carteirinha (já deu para perceber, não é?) e viajo com meus filhos para lá desde que eles tinham meses. De Porto Alegre, onde moramos, são cerca de 120 quilômetros de distância. Caminhar ou pedalar pelas ruas principais e praças das cidades é uma delícia. Contudo, considere a necessidade de um automóvel para conferir as atrações mais distantes como o incrível Zoológico de Gramado, o Alpen Park, o Ecoparque Sperry, entre outros.
Uma boa dica é evitar as altas temporadas ou feriadões. Nesse período, as tarifas dos hotéis sobem, e a multidão de turistas se multiplica por todos os cantos. Nas demais épocas, a Serra Gaúcha reserva só alegrias. Eu, particularmente, indico alguns programas, restaurantes e hotéis que valem a viagem a Canela ou Gramado e espero que apreciem tanto quanto a minha família.
Leve o carrinho de bebê, a bola de futebol, a canga para estender nos gramados e aproveite um dos passeios mais family friendly do Sul do Brasil. Ah, e leve um casaquinho, é claro. E se você não está muito habituado ao frio e mora em outras regiões do país, leve um casacão, principalmente para as crianças. Gorros, meias, calças compridas podem ser úteis também pra quem não está acostumado a temperaturas mais baixas. Caso você tenha muuuuita sorte, pode até nevar. 

RESTAURANTES MUITO ALÉM DO ARROZ E FEIJÃO

Nem cogite uma dieta. Para aliviar a consciência, caminhe ou alugue uma bicicleta. A culinária é com certeza uma das maiores atrações locais, repleta de sabores caseiros, alemães, italianos e suíços. Galeto, polenta, foundue, massas, queijos, vinhos, pinhão, pães e bolos artesanais (afinal, você precisa de energia para aguentar o frio, ora). Além de ser a cidade dos chocolates.
Impossível partir sem uma overdose de fondue, chocolate quente, trufas, e sorvetes artesanais. E uma dica: fuja dos turísticos cafés coloniais. O melhor café será com certeza o do seu hotel.
Nos finais de semana, as melhores opções com crianças estão escondidas na zona rural (e fora dos guias turísticos comuns): o Bêrga Motta do Ecoparque Sperry e o imperdível Sabor Rural.
Se o dia amanhecer lindo, corra para uma dessas florestas encantadas. No Ecoparque,  o contato com a natureza é inspirador, com direito a trilhas e cascatas. Não se preocupe, o passeio é seguro e muito bem sinalizado. O Sabor Rural é uma espécie de fazendinha. Depois do churrasco e da excelente comida campeira, as crianças podem correr pelo campo atrás das ovelhas e galinhas, pescar, andar a cavalo ou simplesmente sorrir para os papais, posando para lindas fotos em clima bucólico.
Duas pizzarias disputam o título de melhor pizza e decoração temática: a Toca das Bruxas de Canela e o Porto dos Piratas de Gramado. Aliás, no Porto dos Piratas você jura de pés juntos que está numa refeição com personagens da Disney (eu não disse que a Disney era aqui?), tudo por conta da decoração perfeita que simula um porão de navio.
Quando a refeição não incluir extras – como trilhas, pescaria ou sala de recreação –  assugestões variam das saborosas polentas da Cantina 28, passando pelas massas do famoso Pastaciutta, o galeto da Di Paolo (considerado o melhor do país pela Revista Veja!), o charmoso Josephina, até a comidinha caseira e baratíssima do Lá em Casa em Canela.
Para lanchinhos, sorvetes e outras guloseimas, os eleitos são: Caracol Chocolates da Rua
Coberta
, Casa da Velha Bruxa e as maravilhas caseiras feitas pelos colonos em fornos a
lenha na Praça das Comunicações. Divirta-se!

 

Para ler mais sobre hotel em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Natal Luz em Gramado, clique aqui
Para ler sobre o Snowland com crianças pequenas, clique aqui  
Para ler sobre Gramado e Canela com crianças, clique aqui 
 

23 comentários

  1. ResponderAlexandra

    Ficou lindo e completinho. Que vontade de passar o final de semana lá. Recomendo alugar carro (para quem vem de avião) e dormir no mínimo 2 noites no Vale dos Vinhedos e outros 4 dias (no minimo) em Gramado. As cidades são próximas – em torno de uma hora de distância. Não deixe de percorrer o Caminhos de Pedra (rota próxima do Vale dos Vinhedos) e almoçar no Nona Ludia ou na Casa Vani. Um jantar na vinícola Don Giovanni também é um programão (reservar!).
    Beijos
    Alexandra do
    @cafeviagem
    @destemperadinho

  2. ResponderFabiana Carvalho

    Que bacana todas estas dicas. Não tenho costume de navegar em blogs, mas confesso que estou encantada com a qualidade do teu blog. Muito obrigad pela tua atenção! Passarei a ser sua leitora de carteirinha. Moro em Cuiabá/MT e se precisar de alguma dica daqui conte comigo. Vou ao Vale e Gramado em setembro.
    Um bj
    Fabiana Carvalho

  3. ResponderAnonymous

    Olá.
    Primeiramente, parabéns pela qualidade das postagens do Blog.
    Eu e meu marido estamos planejando ir para a Serra Gaúcha nos próximos dias, pois estaremos de férias até o dia 10.07.
    Queremos conhecer o Vale dos Vinhedos, Gramado e Canela.
    Assim, gostaríamos de sugestões de roteiros, incluindo passeios, hospedagens e alimentação, pois vamos de carro, uma vez que residimos em Florianópolis.
    Aguardo sugestões.
    Grata.
    Abs.,
    Mariana.
    (marianapolli@hotmail.com)

  4. ResponderAnonymous

    Olá.
    Primeiramente, parabéns pela qualidade das postagens do Blog.
    Eu e meu marido estamos planejando ir para a Serra Gaúcha nos próximos dias, pois estaremos de férias até o dia 10.07.
    Queremos conhecer o Vale dos Vinhedos, Gramado e Canela.
    Assim, gostaríamos de sugestões de roteiros, incluindo passeios, hospedagens e alimentação, pois vamos de carro, uma vez que residimos em Florianópolis.
    Aguardo sugestões.
    Grata.
    Abs.,
    Mariana.
    (marianapolli@hotmail.com)

  5. ResponderMarcia Farias

    Olá.

    Moramos em Caxias do Sul, estamos organizando nossa ida para Foz do Iguaçu e encontrei o teu blog. Amamos Gramado, Canela e o Vale dos Vinhedos. Vim dar algumas dicas:
    1) Templo Budista: fica em Três Coroas, a uns 30 minutos de Gramado. o lugar é liiindo, transmite uma paz maravilhosa. Mega indico.

    2) Caminhos de Pedra, que fica em Bento Gonçalves. Tem atraçoes legais, como a Casa da Ovelha, Casa dos Coelhos, Casa da Erva Mate e tantas outras atrações..

    espero que gostem!

  6. ResponderMarcia Farias

    Olá. Descobri o blog de vcs pois estamos organizando a nossa viagem para Foz do Iguaçu com a nossa filha e vim dar algumas dicas de Gramado e região, pois moramos em Caxias do Sul.
    1) Templo Budista: fica em Três Coroas, em torno de 1/2 hora de Gramado. O lugar é lindo, transmite uma paz. a Pietra adorou ( ela foi com 2 anos e 1/2)

    2) Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Tem coisas lindas..a casa da ovelha, casa dos coelhos, casa da erva-mate, sem contar restaurantes, casas de artesanato e muuita natureza.

    Ficam as dicas!

  7. ResponderAnonymous

    Já estive na Serra Gaúcha 2 X, uma delas com minha filhote qdo elaestava com 5 anos. ela aaaamou! Super recomendo. Deixei o registro desta viagem com muitas dica no meu blog penaestradacomdonamaricota.wordpress.com.

  8. ResponderAnonymous

    Olá,
    Este ano resolvi fazer algo muito diferente. Sou do Ceará, e aqui carnaval é regra.. Mas, resolvi mudar esses costumes e proporcionar ao meu filho de 5 anos algo muito mais construtivo e saudável. Vamos passar o carnaval na serra gaúcha, e estou super ansiosa para que chegue logo o dia do embarque. Mas, tenho muitas dúvidas, e se possível, gostaria de uma ajuda sua com algumas dicas.
    Não sei se é melhor alugar um carro ou fazer estes passeios (caminhos de pedra, vale dos vinhedos, gramado e canela) com o carro alugado ou por empresas de turismo. O que seria melhor? Já está chegando o dia, e eu e meu esposo estamos ainda sem saber o que fazer.. Muitas empresas cobram muito, e outras bem inferior. Não tenho referências… Podes me ajudar?
    Dalila
    dalilafernandesrocha@gmail.com

    1. ResponderMarcia Farias

      Boa noite Dalila!

      Como vcs são como viajantes? Para mim, responder essa pergunta é essencial..Com certeza, nós faríamos tudo de carro. Vcs fazem no tempo de vcs, parando qdo querem, onde querem. Para nós isso ajuda muito ao viajar com kids.

      Várias cias aéreas tem parceria com locadoras de carro..Verifiquem isso ( dá apra economizar uma grana) O mesmo serve para cartões de crédito…É sempre bom dar uma olhada!

      Vcs já sabem os passeios que farão? Não sei se está na lista mas vcs não podem esquecer de dois: Parque Temático Florybal…é muito legal, todo focado em dinossauros. Tbm adoro as lojas de choco deles. Tem tbm o parque Snowland, é novo, ainda não visitamos mas é algo diferente, ainda mais para cearenses.

      Espero ter ajudado!

  9. Responderkarla

    Em minhas últimas viagens tenho optado por me hospedar em apartamentos, acho que é uma tendência para quem busca informalidade e economia nas viagens com a família. E nesta cidade maravilhosa, sugiro uma excelente opção de hospedagem próxima dos principais pontos turísticos, apartamento novo, com decoração impecável, muitas opções de restaurantes ao redor, acomoda até 7 pessoas. Super indico!!!! http://www.aluguetemporada.com.br/imovel/p3849231

    1. ResponderPatrícia Papp

      Nós sempre alugamos casas pois muitas vezes é mais confortável! Já alugamos inclusive do Algue Temporada e fizemos post aqui. Também usamos o Air BnB! Acho que é uma boa opção em muitos casos!

  10. Responderandrea

    Eu pretendo ir em janeiro p gramado e vou ficar dois dias tb em Bento Gonçalves com meu marido e dois filhos de 9 anos. Vi algumas hospedagens e me interessei pela pousada borghetto e a don giovanni que fazem o estilo mais rústico. Já fiz as cotações, porém estou em dpuvida porque uma tem a vista linda e bem próxima aos vinhedos e a outra dentro de uma vinícola, mas parece bem simples a acomodação e distante. Gostaria de uma dica quanto à isso se possível, e também uma indicação de qual o melhor piquenique da região entre o da Laurentis ou Cristofoli por gentileza.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *