As Melhores Viagens com crianças: Imbassaí (Bahia)

As Melhores Viagens com crianças: Imbassaí (Bahia)

A segunda etapa das nossas férias foi em Imbassaí, na Bahia.  Imbassaí  é  linda e fica no município da Mata de São João. Para chegar na praia é necessário passar pelo rio. Ele é tão gostoso que muita gente acaba ficando por ali! Passei por esta praia quando foi inaugurada a Linha Verde (estrada que liga a Praia do forte até Mangue Seco) em 1993.

 

imbassai6

20 anos depois, algumas coisas mudaram. A praia tem muitos restaurantes simpáticos, as principais ruas foram pavimentadas, há uma ciclovia ligando praticamente toda a vila, um mega condomínio de luxo, e um resort, o Grand Palladium.

Continua sendo muito charmosa, as ruas tem nomes como Alameda das Amendoeiras, dos Hibiscos, dos Buganvílios e o rio continua dando um clima muito especial para ela. A vila é muito mais rústica do que a vizinha Praia do Forte, embora alguns restaurantes tenham filias nas duas praias. Franceses, italianos, espanhois se encantaram e acabaram ficando por lá. As culturas misturadas criam sabores e arquiteturas muito especiais.

Para chegar na praia é preciso passar pelo rio e andar por uma pequena trilha (calçada). Quando a maré está baixa, é possível atravessar o rio caminhando. Outra opção (bem mais divertida) é ir de barquinho. São 5 minutinho até chegar nos restaurantes (bares de praia). A estrutura deles é bem completa: cardápio variado, cadeira, guarda-sol, banheiros limpos.  A faixa de areia é larga. O mar é um não é agitado, mas tem uma área de ondas bem pequenas.

imbassai2imbassai4

Um de nossos almoços foi no Braz, um restaurante que fica na beira do rio. As crianças aproveitaram para dar um mergulho e acharam a água uma delícia. Não queriam mais sair.

imbassai5imbassai7

ONDE COMER

Fiquei com vontade de experimentar a comida de vários restaurantes porque eles eram muito bonitinhos! Não deu tempo de ir em todos mas tivemos uma boa amostra e nenhuma decepção. O jantar mais barato foi no Guaya’s. O cardápio parecia ótimo mas como eu estava com pouca fome e acabamos comendo a pizza, que era MUITO boa!

O almoço mais gostoso foi no Terra Brasil, que também tem uma filial na Praia do Forte.

O destaque do 3 Marias foi o sorvete de limão, o melhor que já comi na vida. Também jantamos lá, ele é mais sofisticado. Meu prato (um curry de camarão) estava uma delícia, mas a conta foi meio salgada.

imbassai8

A maioria dos restaurantes tem uma opção prato kids.

ONDE FICAR

Nós optamos por alugar uma casa. Além de ser bem mais econômico, achamos que seria mais confortável para a dinâmica da família. Eram 4 crianças em idades diferentes, na casa elas podiam entrar, sair, comer, dormir, cada um na sua hora.

Novamente usamos o Alugue temporada. A casa correspondia a descrição do site. O único problema que tivemos foi que faltou água na casa no fim de semana. Conversando com os vizinhos e com o caseiro entendemos que o problema era de abastecimento da praia.

Casa Imbassaí

Para quem prefere resorts, O Grand Palladium certamente é uma ótima opção. É um hotel all inclusive (todas as refeições e bebidas estão incluídas na diária), além de oferecer recreação para as crianças e estrutura completa.

Imbassaí também tem diversas opções de pousadas e hotéis, estas são algumas delas:

Vilangelim Eco Pousada

Pousada Araças Village

Hotel Pousada Imbassaí

Vila Imbassaí

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

20 comentários

  1. Pingback (citações em outros sites/blogs): As Melhores Viagens com Crianças – Dicas | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  2. Pingback (citações em outros sites/blogs): Dicas de praias na Bahia | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  3. ResponderNatalia

    Pati, vc recomenda imbassaí para o Reveillon? Estou pensando em ir com a família ficar numa casa alugada tb. Vi no tripadvisor que o mar é bem mexido, é isso mesmo?

    1. Responderpatipapp

      Ola! Recomendo sim! Alguei um casa deliciosa. O mar é mesmo agitado, não é ideal para banhos relaxantes. Em compensação, o rio é. Se vocie estiver de carro vai poder passear pelas praias próximas, como a Praia do Forte. Uma casa com piscina também pode ser bem gostoso para as crianças (depois da praia os meus continuavam na piscina até de noite). Uma dica: quando for alugar a casa pergunte se as vezes falta água na casa para que você possa se preparar. Faltou água na nossa casa pois o reservatório não estava cheio!!!

  4. ResponderNatalia

    Pati, vc recomenda imbassaí para o Reveillon? Estou pensando em ir com a família ficar numa casa alugada tb. Vi no tripadvisor que o mar é bem mexido, é isso mesmo?

    1. Responderpatipapp

      Ola! Recomendo sim! Alguei um casa deliciosa. O mar é mesmo agitado, não é ideal para banhos relaxantes. Em compensação, o rio é. Se vocie estiver de carro vai poder passear pelas praias próximas, como a Praia do Forte. Uma casa com piscina também pode ser bem gostoso para as crianças (depois da praia os meus continuavam na piscina até de noite). Uma dica: quando for alugar a casa pergunte se as vezes falta água na casa para que você possa se preparar. Faltou água na nossa casa pois o reservatório não estava cheio!!!

  5. ResponderChristina

    Estou devorando a secao Bahia do seu blog. Fico na Bahia de 12/01 a 25/01, chegando e saindo de Salvador. Como estou indo com uma crianca de 3 anos e meio e outra de 8 meses (na epoca da viagem), vou pegar leve e estou pensando em soh fazer a tal Linha Verde/Estrada do Coco, sei la como chama. Acha que eh tempo demais para a regiao? Alias, como voce conhece bem a Bahia, em termos de praias tranquilas pra criancas, eh mais jogo o norte ou o sul da Bahia? Vamos alugar um carro. Vi que as praias Imbassai, Praia do Forte e Itacimirim sao todas proximas – voce acha que vale a pena ficar em apenas um local e ir de carro para as praias proximas, ao inves de pular de praia em praia? Queria evitar trocar muito de acomodacao. To vendo apartamento pra alugar. Desculpe tantas perguntas, mas to perdidinha organizando essa viagem. 🙂

    1. Responderpatipapp

      Oi Christina, tudo bem? Se você gosta de praias vai amar estas férias na Bahia. Vamos por partes:
      • as praias do norte tem mais infra-estrutura de forma geral. A Linha Verde é uma estrada boa, você pode circular entre Praia do Forte, Imbassai e as outras praias numa boa. Eu fiz isto este ano, Saia de Imbassai, passava o dia no Forte e voltava no fim da tarde. Se tivesse mais tempo como você iria para outras praias, mais para o norte ainda (Mangue Seco é deslumbrante) e para Itacimirim, por exemplo. Imbassai tem varios restaurantes gostosos e a PRaia do forte tem uma estrutura SUPER legal.

      • No sul há diversas opções excelentes, de forma geral, elas tem acesso mais complicado. Por exemplo ITacare ou Taipus de Fora, Boipeba ou Morro de São Paulo. TODAS são lindas e você consegue fazer bons passeios a partir de cada uma delas. O clima destas praias é mais pé na areia. Mas a estrutura é mais fácil na região da PRaia do Forte.

      • A região TRancoso, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro é um pouco diferente. TRancoso é caro e badalado nesta época. As 3 tem bastante turismo. O acesso para Arraial e TRancoso não é tão simples quanto Praia do Forte, nem tão complicado quanto Barra Grande. Igualmente lindas.

      A boa notícia é que não faltar boas opções!!!

      beijos e boa viagem

  6. Respondererica

    pati, estou pensando em locar essa casa que vc ficou… é muito longe da praia?
    aliás, ali por perto, tem alguma praia mais tranquila para ir com crianças?

    1. Responderpatipapp

      Oi Erica, sim a casa é longe da praia. NA verdade, em Imbassai poucas casas ficam perto da praia porque entre ela e o mar, tem um rui. É preciso ir de carro. A casa era bem “alternativa”, rua de areia, um pouco longe do centro, mas muiiito gostosa. As crianças ADORAM o nadar no rio. A praia não tem mar tranquilo, mas é gostosa, com bastante areia e opcnao de ficar perto ou longe da muvuca. A praia do Forte fica relativamente perto (20 minutos), lá tem praias bem tranquilas apra crianças e também agito. Adoro aquele trecho do litoral!!!

  7. Pingback (citações em outros sites/blogs): As viagens de 2013 | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  8. Pingback (citações em outros sites/blogs): As melhores praias do Brasil com crianças: palavras de Blogueiros! | Viajando com Pimpolhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *