Praia Barra Grande (Piauí) com Crianças

Praia Barra Grande (Piauí) com Crianças

Confesso que eu ainda não tinha ouvido falar muito sobre as praias do Piauí! São apenas 66 quilômetros de litoral, mas Barra Grande representa o Estado em grande estilo! Fomos passar o reveillon com a família e com as crianças e eu voltei desejando que a praia ficasse a 100km da minha casa para eu poder voltar sempre!

Por que Barra Grande?

Meus pais queriam muito conhecer o Delta do Parnaíba, e Barra Grande é um ótimo ponto de apoio. O Delta faz parte da ROTA DAS EMOÇÕES um roteiro que começa em Jericoacoara, passa pelo Delta do Paranaiba e vai até os Lençóis Maranhenses e atrai muitos turistas, principalmente europeus.

A praia fica a 75 km de Parnaíba e é uma grata surpresa. Linda, águas claras e quentes, tranquila, com muitos restaurantinhos e pousadas simpáticos. Chove muito pouco na temporada de chuvas (entre março e junho). Na maré baixa se formam piscinas naturais, perfeitas para crianças pequenas. Tudo simples, mas no melhor estilo gringo. Franceses, italianos, venezuelanos, belgas vieram, se encantaram e foram ficando. Então, a pequena vila tem gente do mundo inteiro por todos os lados. A rua principal, chamada rua das pousadas, é de areia. Passam poucos carros e a de noite é onde todo mundo se encontra. Muitas pessoas de Jericoacoara tem se mudado para Barra Grande, provavelmente as duas tenham muito em comum, mas com 2 ou 3 décadas de diferença.

Barra GrandeNa beira da praia algumas barracas servem petiscos e refeições básicos como peixe, camarão, caranguejo.

Barra Grande  é muito conhecida por ser um ótimo lugar para fazer kitesurf pois venta bastante, isto faz com que ela tenha fluxo de turismo durante o ano todo. Aliás, o vento pode ser um aspecto que incomoda um pouco. Por outro lado,  na beira do mar, nunca fica quente demais!

 

Kitesurf em Barra Grande

Chegando lá resolvemos fazer aulas de kite surf, e o Pedro (11 anos) quis fazer junto. Nenhum de nós tinha nehuma experiência ou noção, e não tinha marcado as aulas com antecedência (quem é mais descolado marca antes, principalmente em um feriado grande). Na pousada nos indicaram a Bel e o Bosco como sendo os melhores professores da região. Lá fomos nós encontrá-los na praia. A gente achava que em uma hora estaria de pé, navegando. Claro que não é nada disto. Crianças a partir de 7 anos já podem fazer aula (veja o post completo Aula de kite surf para crianças). Eu AMEI!!!

Aula de Kite Surf para Crianças em Barra Grande - Piauí

Pedro tendo as primeiras aulas de kite surf com a Bel que tem muita experiência em ensinar crianças

Natureza e Passeios

O principal passeio na região é o Delta do Parnaíba. Quem estiver hospedado em Barra Grande pode contratar um transfer que pega no hotel, faz o passeio e depois traz no hotel de novo. É um programa que dura o dia todo. Vale muito a pena! Vou fazer um post sobre os detalhes do passeio.

Natureza Barra GrandeFlutuando em Barra Grande

Outro programa legal, que as criancas adoram é a Ilha dos Cavalos Marinhos! Começa com um passeio de barco, a certa altura, todos podem descer do barco e “descer o rio” flutuando por cerca de meia hora com coletes salva vida.  O rio é bem raso e a temperatura é uma delícia. Dura cerca de meia hora. É MUITO LEGAL.

Depois voltamos para o barco para ir até a ilha onde ficam os cavalos marinhos. O barqueiro pegou um (lindo) para nos mostrar. Cavalo Marinho em Barra Grande

Na volta, uma charrete nos levou para o hotel.

 

Hotéis e Pousadas em Barra Grande

Barra Grande tem bistrozinhos e restaurantes muito simpáticos, como ficamos uma semana por lá, experimentamos váááários. Veja o post: Barra Grande: Restaurantes e Hotéis

Hotel Pousada Chic Chic

Outros posts desta viagem:

 

Guajiru, Flecheiras e Lagoinha

 

 

 

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

10 comentários

  1. ResponderAix Rizzo

    Bom saber destes encantos no Piauí. Me parece um Estado um tanto esquecido em relação ao turismo. Já ouvi até pessoas acharem que o Piauí não tem praia, litoral… O posto dá uma visão diferente disso tudo!

  2. ResponderMirtes Aquino

    Ah, então o meu sonho tem nome: Rota das Emoções!!! Adorei!
    Vou acompanhar tudo direitinho, quem sabe um dia desses não dá certo? E o kite surf… acho que minha filha ia pirar!

  3. ResponderPaulo

    Barra Grande é mesmo muito legal!
    Pequena correção: a cidade próxima, assim como o Delta, se chama Parnaíba (e não Paranaíba) e nunca foi capital do Piauí (a antiga capital era Oeiras, no interior).

  4. ResponderVerônica

    O litoral do Piauí é lindo, realmente.
    O nome da cidade não é Paranaíba, mas PARNAÍBA, que é também o nome do rio, e nunca foi capital do Piauí. A antiga capital era Oeiras.

  5. ResponderRSM

    Estou pensando em ir para Barra Grande nas férias em abril 2015, mas como é fora de temporada estou com duas dúvidas. A primeira é em relação ao clima nessa época do ano por lá: será que chove muito ou ainda rola de visitar? E como vai estar fora de temporada, será que vai estar demasiadamente vazia, com restaurantes e bares fechados, ou coisas do tipo? Pois tem lugares que ficam meio deprê fora de temporada, dando a impressão de estarem até abandonadas e como Barra Grande não é um destino muito conhecido fico com esse receio. Eu até prefiro praias mais tranquilas do que as mais famosas e badaladas, mas só que deserto demais pode ser meio deprê.


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi Rejaine, tudo bem?
      Pelo que eu entendi, por ser um destino de kitesurf, sempre tem movimento na praia. Mas para tirar a dúvida, você podia conversar um pouco com o pessoal da pousada que pretende ficar!

  6. ResponderMarina

    Patricia, duvida gde na escolhea das ferias de julho, 20 dias, com a familia – marido e filho de 11 e 9.

    O q vc acha?
    Ir para maceio ->sao miguel->patacho->maragogi ->carneiros

    Ou

    Fazer a rota das emocoes de lencois a fortaleza.

    Gostamos de descobrir lugares novas, pouco explorado durante a viagem. Ter uma vivencia especial, com publico local e a natureza.

    Estivemos recentemento em Alter do Chao, No Para, em um barco com estrutura, doemindo em redes, vivendo a simpliciade de um lugar maravilhoso. Umaviagem muito bacana pra vc ir com seus filhos caso ainda nao esteve.

    Obrigada
    Marina


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Que legal Marina! Você poderia escrever um post com sua experiência em Alter!!! EStá convidada!

      Sobre julho, acredito que a Rota das Emoções é uma boa opção para este período. Em julho pode chover mais no nordeste, mas em Fortaleza, o tempo fica bom!!! Já viu nossos posts de Barra Grande no Piauí? Gostei muito da região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *