Ruta Pueblos Blancos com crianças

Ruta Pueblos Blancos com crianças

 Google Maps

Em junho do ano passado fizemos uma parte da “Ruta de los Pueblos Blancos”. A “Ruta” é linda, mas o mais especial foi ter levado o Kai conosco. Na época ele tinha 5 meses e meio.

Antes de mais nada vou explicar um pouquinho o que é a “Ruta de los Pueblos Blancos”. É uma rota que percorre 20 municípios das províncias de Cádiz e Málaga (sul da Espanha). Atravessa áreas montanhosas como a da Serra de Grazalema, a Serrania de Ronda e os Alcornocales. Nela você descobre cantinhos lindos que, juntamente com a cor branca das casas, constroem um mosaico único.

Ruta de los pueblos blancos_Mães e pais que viajam com filhos_Paisagem_Casas

O nome vem do antigo costume dos habitantes de caiar as fachadas de suas casas e, depois, decorar com vasos de flores coloridas, criando um espetáculo de cores para os olhos, que se junta ao sol dourado e o céu azul. Lindo mesmo!

Ruta de los Pueblos Blancos_Espanha_Mães e pais que viajam com filhos

A “Ruta de los Pueblos Blancos” mistura a arquitetura das casas caiadas em branco, os pátios floridos, as ruas sinuosas, estreitas e empinadas.

Arcos de la Fronteira e Medina‐Sidonia são dos mais famosos. Ainda que fora da “Ruta”, Véjer e Conill de la Frontera sao cidadezinhas muito charmosas e também compartilham a mesma tipologia urbana.

A rota que fizemos foi: LisboaIsla Canela – Jerez – Medina Sidonia – Tarifa – Barbate – Vejer de la Frontera – Conil de la Frontera – El Puerto de Santa Maria – Sevilla – Lisboa. Toda a rota durou uma semana e, aproximadamente, 1.300 km.

Como viajávamos com um bebe de 5 meses fizemos várias paradas. Como estas cidadezinhas estão uma ao lado da outra aproveitávamos as paradas para, além de “callejear” (termo utilizado na Espanha para dizer caminhar pelas ruas sem um destino fixo) dar de mamar, trocar o Kai e respirar um pouco de ar puro.

Ruta Pueblos Blancos_Tarifa_Mães e pais que viajam com filhos

Dois hotéis que vale a pena ressaltar: Hotel Isla Canela Golf e o 100%Fun em Tarifa. O primeiro é um bom hotel com um campo de golfe bastante bem cuidado. O segundo foi uma boa surpresa! Pessoal super atencioso, ótimo café da manha e um terraço grande que está aberto nos meses de verão e nos dias quentes sem vento para jantar. Mesmo não tendo vistas para o mar (na praia Valdevaqueros, paraíso do kitesurf, não tem nenhum hotel à beira‐mar) a atmosfera é perfeita.

Ruta de los Pueblos Blancos_Praia Valdevaqueros_Kitesurf_Mães e pais que viajam com filhos

A praia de Valdevaqueros é linda, com muitos kites e, logicamente, muito vento! Só tem um bar/restaurante que é bem legal. No mesmo espaço estão as escolas de surf, kite, windsurf e um espaço genial com almofadonas para se jogar no chão.

Ruta de los Pueblos Blancos_Praia Valdevaqueros_Mães e pais que viajam com filhos

Além da salada de tomate e o “cazón” (ou “tubarão vitamínico”) adobado típicos da zona tenho que falar de um restaurante de Barbate que serve atum: El Campero. Quando terminamos de almoçar neste lugar parecia que nunca tínhamos experimentado atum antes! Isso sim é que é atum! De todas as maneiras possíveis sem desperdiçar nenhuma partezinha dos “glubglub”. Incrível e super recomendado! O Kai ainda não comia e por isso, como bons pais, voltaremos para que ele possa comer este manjar dos Deuses! 😛

Ruta de los Pueblos blancos_Mães e pais que viajam com filhos_Barbate_El Campero

Ruta de los pueblos blancos_prato_mães e pais que viajam com filhos

E como o mais importante não é o destino senão o caminho…aqui vão algumas fotos das paisagens que encontramos durante a nossa viagem!

Ruta de los Pueblos Blancos_Mães e pais que viajam com filhos_Girassois

 

Ruta de los Pueblos Blancos_rebanho_Mães e pais que viajam com filhos

 

 

* Ana Pagliuso é mãe do Kai, de 1 ano.

4 comentários

  1. ResponderJuliana Bertola de Carvalho

    Oi Ana! Estávamos aqui em casa decidindo nosso próximo roteiro de viagem quando encontrei este post. Amei o roteiro que você fez! Também vamos com nosso bebe, ele terá 10 meses na data da viagem..
    Preciso começar a organizar tudo, mas de cara tenho algumas duvidas, você poderia me ajudar?

    Pretendemos no final da viagem ficar mais dois dias em Barcelona, então pensei em alugar o carro em Lisboa e devolve-lo em Sevilha e de la seguir para Barcelona de trem ou avião.. Sera que é possível devolver o carro em Sevilha? Você acha que vale a pena ou fica muito cansativo com o bebe?

    No Caminho de Lisboa ate Isla Canela vocês pararam para dormir no meio do caminho ou foram as 10h direto?

    E quais cidades vocês usaram como base ou pararam para passar a noite?

    Muito Muito Obrigada e escreva mais posts com seus outros roteiros de viagem, Adoramos!!!! =)
    Juliana

    1. ResponderAna Pagliuso

      Oi Juliana! Muito obrigada pela tua mensagem. Vamos lá com as respostas 😉
      – Alugar carro em uma cidade e deixar em outra, principalmente se estão países diferentes, será mais caro. Talvez seja melhor devolver o carro em Lisboa mesmo e daí pegar um voo à Barcelona (com tempo conseguirá voos baratos). Para o bebe, será menos cansativo devolver o carro em Sevilha. Não se esqueça de alugar a cadeirinha para o bebe!
      – Trem Sevilha Barcelona: se realmente querem ir de trem, eu te aconselharia fazer Sevilha/Madrid, dormir uma noite em Madrid e depois fazer Madrid/Barcelona. Será mais econômico pegar um voo de Sevilha à Barcelona.
      – Utilizamos Tarifa como base, dormimos 3 noites lá, e outros dias dormimos uma noite em cada cidade.
      – Lisboa – Isla Canela são somente 3:15 horas e, por isso, fizemos direto. As 10 horas que está no mapa seria se tivéssemos feito toda a rota sem parar. 😉
      – Barcelona…sou suspeita para falar desta cidade. Morei lá muitos anos e, simplesmente, adoro! Bonita, limpa, fácil de se movimentar e a comida é ótima. Tem muitas coisas para fazer com os pequenos…hoje sai um post sobre Barcelona e, durante as próximas semanas, irei postando mais informações. Fique de olho!
      Espero que as respostas te ajudem. Se precisar mais informações é só perguntar! 🙂
      Boas viagens e bom final de semana!

  2. ResponderJuliana Bertola

    Ana, muito muito obrigada pelas informações!!! Ajudaram bastante! Fico bem mais segura de fazer a viagem seguindo um roteiro de quem já foi com um bebe também! =)

    Vou ficar ligada nos próximos Posts!!! Sempre publique suas experiencias, por favor… rsrs temos muitos roteiros para planejar!!

    Obrigada!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *