São Francisco do Sul, Santa Catarina

São Francisco do Sul, Santa Catarina

São Francisco do Sul, em Santa Catarina, é uma das mais antigas vilas do Brasil. Além de um Centro Histórico charmoso, a região é formada por lindas praias. Fundada em 1504, à margem da Baía da Babitonga, a cidade abriga um casario colonial açoriano e paisagens distintas, com várias opções de lazer para adultos e crianças. Veja abaixo uma listinha de programas imperdíveis:

Centro Histórico de São Francisco do Sul, em Santa Catarina

Centro Histórico de São Francisco do Sul, em Santa Catarina

Praias

A região é formada por várias praias, com estilos e paisagens bem diferentes. Ficamos hospedados em Itaguaçu, um lugar muito tranquilo e vazio (mesmo na alta temporada). Uma delícia para quem quer paz e sossego. Para quem prefere estrutura (bares, restaurantes, lojas, supermercados), a dica são as praias da Enseada e Ubatuba. A Prainha é reduto de surfistas, com mar aberto, muitas ondas e uma longa extensão de areia. É lá que ficam as principais baladas de São Chico. Capri também é uma opção para quem quer relaxar. Localizada entre a boca da barra e a praia do Forte, possui praia calma, com poucas ondas e pouco movimento. É lá que fica o Iate Clube, que tem um restaurante bem gostoso aberto para não-sócios.

Praia de Itaguaçu, em São Francisco do Sul

Praia de Itaguaçu, em São Francisco do Sul

Praia de Itaguaçu, São Francisco do Sul

Praia de Itaguaçu, São Francisco do Sul

Centro Histórico de São Francisco do Sul

São mais de 400 casinhas  que compõem o patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O Mercado Municipal, a Igreja Matriz Nossa Sra. da Graça e o Museu do Mar são os destaques.

Vista da baía

Vista da baía

Museu Nacional do Mar

Foi criado em 1993 com o objetivo de valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. Reúne todos os tipos de embarcações, como canoas, jangadas, saveiros, traineiras e baleeiras. São mais de 60 barcos em tamanho natural divididos por 15 espaços temáticos, como a Sala da Amazônia, ambientada com um espelho d’água, vitórias-régias, animais da região e canoas indígenas.

Morro do Forte

No topo do Morro João Dias fica o forte Marechal Luz, que começou a ser erguido em 1909. A subida de pode ser feita a pé, de bicicleta ou de carro. Lá de cima a vista é linda e há quatro canhões de 1910. Todos os sábados às 8h tem a cerimônia de troca da Bandeira Nacional, feita por militares com uniformes da época. É possível participar da cerimônia com agendamento prévio, mas a visita é liberada todos os dias das 8h às 18h e o valor é de R$ 2 por adulto. Crianças não pagam.

Forte Marechal Luz

Forte Marechal Luz

Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul

Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul

Leia outros posts sobre Santa Catarina 

10 praias em Santa Catarina 

Litoral de Santa Catarina com Crianças 

Beto Carrero e arredores 

Fernanda Ávila é jornalista, autora do Guia Nova York com Crianças, e mãe da Marina (13) e Olivia (7). Morou em Nova York e Lisboa e é sócia da Pulp Edições.

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *