Renovação do Passaporte

Atualizado em

Hoje de manhã eu e o Nuno fomos renovar o passaporte da Luiza (Quando a criança tem até 1 ano, ele é válido por apenas 1 ano). Fazer (ou renovar) o passaporte hoje em dia, pelo menos aqui em Curitiba, é MUITO TRANQUILO. Você agenda o horário no site da Polícia Federal, chega lá, assina, tira a impressão digital e a foto e pronto. Crianças menores de 3 anos devem LEVAR A FOTO. Por que? Para que ninguém perca tempo convencendo uma criança pequena a ficar quietinha na cadeira olhando concentrada para uma camera fotografica digital.

Bom, nós não levamos a foto, porque na frente do predio da Policia Federal TINHA uma bodeguinha que tirava fotos na hora. Mas não tem mais. Como não queríamos perder tempo, tentamos fazer a renovação mesmo assim. A mocinha que nos atendeu (na hora) não era nada simpática e tinha ZERO boa vontade e ficou bem irrirada com o fato de que não tinhamos foto, mas disse que poderia TENTAR tirar foto dela. A primeira deu SUPER ERRADO, ela avisou: “O sistema só deixa 3 tentativas”. O critério do sistema de aprovação da foto é um eixo dos olhos e nariz que deve ser acertado.

A segunda foto ficou bem horroozinha, mas o sistema aceitou.

Missão cumprida. Em uma semana o passaporte está pronto.


Informações importantes sobre como retirar o passaporte de um menor

Assim como para os adultos, é preciso fazer o agendamento online no site da Polícia Federal, preencher o formulário, separar a documentação original e pagar uma taxa. O menor deve estar presente com sua certidão de nascimento original e acompanhado dos pais, que devem levar documento de identidade original. Menores de 3 anos devem ter uma foto 5×7 colorida e atual. É preciso, ainda, preencher o Formulário de Autorização para Obtenção de Passaporte para Menor. O passaporte tem validade de um ano para crianças menores de 1 ano, dois para menores de 2, três para menores de 3 e quatro para menores de 4. A partir dos 5 anos de idade, o passaporte passa a ter a mesma validade que o de um adulto, ou seja, cinco anos. Não é tão complicado nem demorado quanto parece. Basta acessar o site www.dpf.gov.br e seguir os passos.

Dica: os novos passaportes não têm um campo onde aparece a filiação. Para evitar problemas em voos internacionais, é necessário levar a carteira de identidade e a certidão de nascimento para a checagem no posto da Polícia Federal dos aeroportos.


Fonte: Crianças a Bordo, Como Viajar com seus filhos sem Enlouquecer

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *