Documentos para criança viajar pelo Brasil com um adulto

Atualizado em

Filho de viajante, viajante é. Se você curte viajar, seus filhos tem 99,9% de chances de adorar colocar os pezinhos na estrada. Viajar ajuda as crianças a compreenderem melhor o mundo e favorece tanto a independência dos pequenos que, ás vezes, eles podem querer fazer suas próprias viagens.
Quando um menor de idade viaja dentro do Brasil acompanhado por um dos pais ou responsáveis, não é necessário ter uma autorização específica, basta embarcar com documento com foto de ambos. Porém, quando a criança precisa viajar acompanhada por outro adulto, sendo da família, ou não, alguns passos são necessários.
Então, a gente deixa um passo a passo para crianças menores viajarem dentro do Brasil acompanhadas por um adulto (parente ou não)*. Ah, se forem viajar mais crianças juntas, é necessário fazer uma autorização para cada criança, mesmo que sejam irmãos.
1- Um dos pais ou responsável deve fazer uma autorização (tem um modelo no final do post!) para a criança menor de idade viajar dentro do Brasil acompanhada de um adulto (sendo parente da criança ou não)
2 – Um dos pais ou responsável deve reconhecer esta autorização em cartório 
3 – No dia do embarque, é necessário ter em mãos a autorização e um documento com foto (lembre-se que certidão de nascimento não vale neste caso) da criança e do adulto que irá viajar com ela. 
E aqui, o modelo de autorização. Basta preencher com os dados e levar ao cartório. 
AUTORIZAÇÃO PARA CRIANÇA VIAJAR PELO BRASIL ACOMPANHADA DE PESSOA MAIOR
Eu, (nome completo de um dos pais ou responsável), identidade nº (número da identidade), (órgão expedidor), (CPF), residente na (endereço completo), (cidade), (estado), telefones (número de contato), AUTORIZO (meu) (minha) filh(o)(a) (nome completo da criança), (data de nascimento), a viajar para a cidade de (destino da viagem), (estado), no dia (data), e retornar a (destino do retorno ou não), no dia (data), acompanhado do (nome completo do acompanhante da criança), identidade nº (número da identidade do acompanhante), (órgão expedidor), residente na (endereço completo do acompanhante), (cidade), (estado), telefones (número de contato do acompanhante).
(cidade), (dia) de (mês) (ano).
________________________________________ 
(assinatura do genitor ou genitora)
*Crianças viajando acompanhadas por parentes de até 3º grau (tios diretos, avós) não precisam de autorização de viagem. Basta apenas que o acompanhante esteja portando a certidão de nascimento da criança, único documento pelo qual os tios e avós comprovam o parentesco direto, e um documento de identificação.

**Aqui neste link da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo tem várias informações interessantes sobre crianças viajando sozinhas. 

19 comentários

  1. ResponderIranir Barbosa de Souza

    Oi boa tarde! Eu moro com meu irmão de criação, minha cunhada e seu bebê de 8 meses. Quero levar ela pra conhecer seus parentes. Como coloco na declaração? Não sou irmã de sangue dele. Outra coisa eu vou ter que tirar a indetidadevdi livia pra poder mostrar no dia da viagem? Essa declaração precisa ser reconhecida pela segunda vara da criança e adolescente ou só reconhecer no cartório é suficiente? Tira minha dúvida por favor! Obg!

    1. ResponderPatrícia Papp

      Ola! A autorização pode ser tirada no cartório! É bem simples!

      Para embarcar você vai precisar da identidade dela sim!

      Da trabalho mas vale a pena! beijos e boa viagem

  2. Responderrafaella viana

    oi minha filha tem cinco anos e vai viajar de onibus com minha mae para outro estado ,mas minha filha nao tem identidade ela pode viajar so com a certidao de nascimento?

  3. ResponderLúcia plácida dos Santos gil

    Quer viajar de ônibus com minha sobrinha mesmo estado ela tem cinco anos preciso de autorização dos pais registrada em cartório?

  4. ResponderANDREIA PAULINA

    Oi bom dia minha filha tem 8 anos é vai viajar com minha irmã pró interior como faço pra fazer uma declaração qual os dados que tenho que coloca é ela pode viajar só com a certidão de nascimento obrigada..

    1. ResponderPatrícia Papp

      Se nos documentos delas for possível comprovar que ela é a avó (certidão de nascimento), não precisa de autorização para viagens dentro do território nacional.

      Lembrando que para voar é preciso documentos com fotos.

  5. Responderrosangela

    Minha filha qui no caso no documento só tem o nome do pai pois nao sou mãe de sangue mas crio ela dês de um 1 mês ela vai viajar com minha mãe..meu marido que é pai dela consegui fazer uma autorização para ela viajar com a avó

  6. Responderneidy

    Vim visitar minha mãe e aq mim deparei com uma situação difícil, tenho uma prima q é usuária de drogas ela já tem dois filhos no abrigo ,e tem um BB q tem menos de dois anos ,ele vive nas ruas com ele agora precisou ser internada ,emfim eu queria levar a criança comigo já q ela ,neim à avó tem condições de criar ,mas a criança não tem registro eu moro e. Outro estado .oq eu faço?

  7. Respondervilma

    Boa tarde, meu filho vai viajar com a tia. Tenho uma duvida, para fazer a delaraçao eu tenho q levar os documentos originais da pessoa q vai viajar ? Desde já aobrigada

    1. ResponderPatrícia Papp

      Ola. Para fazer a autorização não precisa levar os documentos originais da tia, mas precisa os dados. Precisa fazer em um cartório e reconhecer a assinatura dos pais.

      Para embarcar, sim, precisa dos documentos originais da tia.

  8. ResponderMicheline

    Tenho um afilhado de oito meses e a mãe está passando por dificuldades e quer que eu leve ele pois tenho uma condição melhor e vai ajudar bastante ela. Estou indo embora pra Maceió e ano que vem ela vai com os outros dois filhos! Como que eu faço para levar o bebê junto comigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *