Mergulho em BonitoFazer flutuacão em Bonito era um sonho que estava entre os TOP 10. Mesmo tendo esperado muito por isto, o mergulho superou minhas expectativas! Gosto muito de mergulhar. Embora nunca tenha feito o curso, já fiz batismo em diversos lugares (maravilhosos) como Fernando de Noronha, Morro de São Paulo, Cuba e Tailândia.

Fizemos 2 flutuações, uma no Rio Sucuri e o outra no Rio Prata. Li bastante sobre cada uma delas em blogs (recomendo os posts da Clarissa do Dondeando por ai), em guias e conversei com amigos. Marcamos no Sucuri, mas chegando em Bonito, decidimos fazer no Rio da Prata também.

(só um detalhe, recomendo marcar tudo com antecedência. Como fomo durante a Copa do Mundo, alguns passeios tinham vaga, mas isto não acontece normalmente).

Simplesmente AMEI. é até difícil colocar em palavras como é legal.

bonito_2121Como é a flutuação?

A flutuação em Bonito é basicamente boiar em um rio azulado, transparente e cheio de peixes. São cerca de 30 metros de visibilidade. Os dois rios tem uma correnteza leve e não são fundo. Mas eles tem algumas diferenças entre si.

Ambos fornecem roupas de borracha, snorkel, máscaras de mergulho e colete salva-vidas (equipamento de segurança). Mesmo quem não sabe nadar pode fazer o passeio pois não é preciso nadar – apenas boiar. Por causa da roupa de borracha e do colete, qualquer pessoa boia naturalmente (não é preciso fazer nenhum esforço). Além disto, o rio tem pouco mais de 1 metro de profundidade.

Antes de começar a flutuação, entramos em uma piscina para nos adaptar as roupas, às máscaras e à temperatura da água.

Depois vamos na caçamba de uma caminhonete até uma trilha onde é possível ver macaquinhos, araras, cotias e outros animais. A caminhada até o rio leva 15 minutos mas é muito tranquila, com paradas para fotos e explicações sobre a fauna e a flora.

A refeição geralmente está incluída no pacote (depois do mergulho dá muita fome!!!!!)

No local onde é feito a flutuação também há opção de outras atividades.

Rio Sucuri - Bonito

No primeiro dia fizemos a flutuação no RIO SUCURI:

Características do Rio Sucuri

• ele é menor 1900 metros – cerca de 40 minutos

• a flutuação demora cerca de 40 minutos

• ele é mais frio: a água está a 20ºC

• ele fica mais perto do centro de Bonito

• há dois decks para saídas de emergências

• ele é mais estreito e a flora é mais verdinha – tem mais plantinhas 😉Flutuação Rio Sucuri

Por que começamos com ele? Porque um instrutor em um barco acompanha os turistas durante todo o trajeto e nós fomos com duas criancas pequenas (Pedro, 10 anos e Luiza, 5). Ou seja, se eles cansassem ou ficassem com frio, poderiam entrar no barco e fazer o restante do trajeto de barco.

Eles foram no barco? Sim, fizeram cerca de 20 minutos depois quiseram ir no barco pois estavam com muito frio.

Flutuação e mergulho em Bonito
Eu a Luiza fazendo flutuação em Bonito

 

Flutuação no Rio da Prata – Recanto Ecológico Rio da Prata

Depois de ter feito a flutuação no rio Sucuri fiquei com muito vontade de fazer o Rio da Prata. Mas fique preocupada com o fato de que ele é um passeio bem mais longo. Todo o trajeto, incluindo a trilha para chegar no Rio Olho D’Água e a preparação na piscina natural formada na nascente do rio, dura quase 4 horas e não tem o tal barquinho acompanhando – caso as crianças cansassem, isto seria um problema.

Pensamos em cancelar, fomos até a agência de viagens e um guia muito atencioso nos atendeu e explicou exatamente como era o passeio. Uma das nossas maiores preocupações era a temperatura da água, ele nos ajudou a  encontrar a solução: alugamos uma roupa de borracha comprida, um “long”, para as crianças.

Deu super certo. Foi a melhor coisa que fizemos.

bonito_2039No dia seguinte fomos para o Recanto Ecológioco Rio da Prata, que fica em Jardins, cerca de 60 km de Bonito. A Luiza estava se achando A mergulhadora com sua roupa de borracha. Quando o instrutor viu o tamanho dela ficou um pouco receoso ( o paseio é recomendado para 7/8 anos), mas depois acabou elogiando MUITO ela para todos os guias! Ele nos explicou que quem não sabe nadar fica muito ansioso – embora não seja necessário nadar.bonito_1040

Características do Rio da Prata

• quase 2500 metros

• a flutuação é feita de várias etapas: a primeira no Rio Olho d’Água, depois um trecho por uma trilha (para desviar uma área com corredeiras mais fortes), mas um trecho no rio Olho d’Água e , finalmente, o último trecho no Rio da Prata que é muito gelado – nesta hora é possível sair da água e terminar o passeio no barquinho.

• a água é 2 ou 3 ºC mais quente do que o Rio Sucuri e, acredite, isto faz diferença!

• no Recanto Ecológico Rio da Prata vimos mais variedade de peixes e eles eram maiores

• no último trecho todos que estavam no nosso grupo preferiram terminar o passeio no barquinho por causa da temperatura da água.

Restaurante Rio da Prata

Depois de voltar para sede tomamos banho, desta vez levei shampu, toalha e roupa e seca e almoçamos ali mesmo – a refeição servida no fogão a lenha está incluída no pacote!

Restaurante no Rio da Prata

Dicas finais:

• Vale muito a pena alugar uma camera para tirar fotos submersas!

• Não é possível fazer o mergulho sem reservar antes

• Leve repelente de mosquitos, toalha, shampoo, condicionador e roupa seca

Rio da Prata
Esta é a cor da água. #nofilter

Rio Sucuri:
http://www.riosucuri.com.br/
Rodovia Bonito, km 18 (MS)

 

Rio da Prata
http://www.riodaprata.com.br/
BR 267, Km 512, na Zona Rural de Jardim (MS)

 

OUTROS POST SOBRE BONITO:

• As melhores viagem com crianças: Bonito

• Restaurantes em Bonito

 

Resort no BrasilBaixe grátis: Guia De Resort No Brasil Com Crianças

Um guia gratuito digital com os melhores resorts do Brasil para você baixar no celular ou tablet

 

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi Patricia ! Eu de novo …. 😉
    Você poderia nos dar o nome da loja para o aluguel da roupa longa de borracha !
    Esta dica vale ouro !! Obrigada mais uma vez !
    Forte abraço !

    • Oi! Não lembrava do nome, mas fui ver a logo na roupa de borracha das crianças na foto, pelo que eu vi é Caiman! Fica bem próximo a paraça principal!

    • Oi Andreia! Ela vai conseguir aproveitarr alguns programas, mas talvez o ideal seja esperar uns 2 ou 3 anos! Ou ir agora, ver as Araras, o Balneário Municipal, o Aquário, e outros programas com animais e voltar mais tarde quando ela puder fazer rafting e flutuação!

      beijos

  2. Olá. Iremos a Bonito em Dezembro,e estou querendo muito fazer flutuação no Rio da Prata, mas as agências informaram que a idade mínima é 8 anos.Como foi a flutuação com sua filha mais nova?

    • Oi, acho que eu falei um pouco no post sobre isto. Sim, o mergulho é recomendado para crianças a partir de 8 anos. O que nós fizemos foi conversar com os instrutores antes do mergulho e explicamos que a Luiza faz natação há muitos anos (desde pequena) e já havia feitos mergulhos com máscara várias vezes (para crianças que não estão acostumadas a mascara pode ser motivo de agonia). Explicamos que estavamos seguros e eles liberaram. Se você se sentir segura em relação ao seu filho pode tentar conversar também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here