A viagem de trem com o Andean Explorer entre Puno e Cusco no Peru é simplesmente fantástica. São quase 400 km de paisagens belíssimas em um trem incrível. A viagem dura 10 horas e é feita durante o dia justamente para que a experiência dos cenários e das degustações possam ser aproveitadas.
Os principais destaques são:
• o vagão panorâmico, todo de vidro
• as refeições (café da manhã, almoço e lanche) com diversos ingredientes da culinária peruana servidos a la carte
• degustação e aula de pisco sour (bebida alcoolica típica do Peru)
Durante a viagem também acontecem desfiles de moda e shows de música no vagão onde fica o bar. Ou seja, há diversas atrações durante todo o trajeto.
As instalações do vagão são bastante sofisticadas: nas mesas na frente das poltronas há luminárias charmosas, vasinhos com flores, taças de vidro e talheres de prata.
O trem passa por montanhas, planices, vilarejos e um grande mercado onde se vê de tudo: animais, produtos típicos, oferendas, artesanatos. Realmente impressionante. Ele faz algumas paradas, mas a única onde muitos passageiros descem é em Juliaca, onde há um pequeno mercado com artesanatos típicos.
A experiência das crianças:
Eu sempre digo que as crianças adoram meios de transporte que não sejam carro: barco, trem, tuk tuk, ônibus de dois andares, qualquer local onde eles possa ter uma experiência diferente do dia a dia. Sem dúvida um trem como o Andean Explorer é uma ótima opção de passeio em família. Para as crianças é oferecido um menu infantil, filminhos e jogos eletrônicos.
Serviço:
https://www.perurail.com/trains/belmond-andean-explorer/
De novembro a março: segunda, quarta e sábado
Saída: 8h Chegada: 18h
US 161
Crianças pagam 50% da passagem
Leia também:
antes de ir conversei com a Patricia, do blog Turomaquia que já fez esta viagem e me deu muitas dicas!
E a altitude para criança? A partir de que idade é recomendado?
Oi Marcela, cada criança reaje de uma maneira diferente. Algumas sentem muito menos que os pais, outras ficam sem nenhuma energia nos primeiros dia e precisam dormir. Leia os relatos da Michely, que foi com o filho pequeno (tinha 3 anos): http://asaventurasdoheitorpelomundo.blogspot.com.br/2013/11/peru-dia-1-caminho-de-cusco.html Conversei com uma amiga que contou que no Vale Nevado (Chile) a filha precisou dormir no primeiro dia para se habituar, mas fora isto foi bem tranquilo. A filha tinha 3 anos também! Acho que o esprírito aventureiro dos pais conta muito 😉 A Natalie do blog Sunday Cooks, também fez um post sobre Peru com filhos: http://sundaycooks.com/2014/01/15/peru-com-criancas-dicas/ beijos