Não tem nada mais encantador para quem vai a uma estação de esqui do que ver aqueles pequeninos de 4, 5 anos descendo a montanha em fileira com os bracinhos abertos, na maior tranquilidade. Enquanto para um adulto aquela engenhoca toda parece, a princípio, um convite à “pagação” de mico, para as crianças há algo de natural naquela posição e movimentos. Acho que, quanto mais cedo, mais facilidade para adquirir equilíbrio em cima daqueles trambolhos (né não?).
A maioria das estações de esqui tem aulas para crianças a partir de 4 anos e, em muitos lugares, já existem técnicas especiais para ensinar snowboard desde os 3 anos. Em Valle Nevado, o ski resort do Chile, há todas essas opções. A Escuela de Nieve (Escolinha de Neve) aceita crianças de 4 a 9 anos.
Sabia que existem seguros de viagem especiais para quem vai esquiar? Leia mais aqui.
Há uma próxima aos resorts e outra no Bajo Zero, que funcionam das 11h às 13 e das 14h às 16h. Por lá, as crianças aprendem a esquiar com instrutores especializados e num espaço mais lúdico e preparado para elas. Quando cansam, podem entrar numa área reservada, com banheiros e brinquedos. Já as mais velhas podem entrar nas aulas coletivas com os adultos. Mas, caso a criança não queira ir na escolinha (veja nossa experiência mais abaixo), há também a opção de reservar uma aula particular.
Uma novidade recente da estação é justamente o Programa LTR ou sistema Learning to Ride, que ensina aos pequeninos a partir de 3 anos a prática do snowboard. As aulas acontecem no Bajo Zero em uma área específica. Aqui você encontra a tabela de preços de todas as opções de aulas na estação.neve
Em viagens com crianças para o Valle Nevado, fazer seguros de viagem é indispensável! Compare diversos planos e escolha o mais adequados no site do Seguros Promo.
Como foi a nossa experiência
No ano passado fomos com a pequena Alice para uma semana de esqui em Valle Nevado. Era setembro, mês em que a pequena completaria 4 anos, idade mínima para a frequentar a Escolinha de Neve. Perfeito, não fosse um pequeno porém. Chegando lá, aconteceu algo que não estava no script. Do alto dos seus 95 centímetros, Alice bateu o pé e disse: “Não vou, não vou e não vou.” Fomos até a escolinha, mostramos a ela o local, apresentamos o pessoal que fica com as crianças, mas não teve jeito.
É claro que jamais forçaríamos ela a fazer algo que não queria. Por um momento, cheguei a pensar: “E agora, o que faremos com ela aqui por 1 semana?”. Mas aí entra a flexibilidade NE-CES-SÁ-RIA a toda e qualquer família viajante: vamos improvisar. Alugamos o equipamento de esqui para ela, fomos até uma área tranquila ao lado da escolinha, colocamos o esqui e começamos a brincar. Brincadeira, mesmo, todo mundo caindo, escorregando, testando. Aos poucos, Alice se soltou e, em pouco tempo, já estava firme em cima do esqui e deslizando de um ponto a outro.
Ainda assim, nada dela querer ir para a escolinha. Então, à tarde, contratamos um professor particular para ela, o Gastón, por 1 hora. Foi a melhor decisão que tivemos, pois ele a levou até o espaço da escolinha e lá ensinou o básico para ela. O cara foi muito bacana, superindico! Provando a minha tese inicial, aprender a esquiar foi muito fácil para ela. Como os próprios instrutores dizem, as crianças têm uma postura natural, o corpo se encaixa e eles simplesmente deslizam. (Enquanto isso, os pais babões “morrem” de amor).
Essa foi nossa estratégia para os demais dias: contratamos mais 2 aulas particulares de 1 hora e revezamos com brincadeiras e tempo livro de esqui. No Bajo Zero, existe uma outra escolinha e, ao lado, uma pista de treino para iniciantes com o que eles chamam de “tapete mágico”, que transporte os esquiadores montanha acima sem precisar de teleférico (esse mesmo tapete tem nos espaços da Escolinha de Neve). Ali, ficávamos a vontade para brincar com ela. No fim, deu certo, aproveitamos um monte, Alice adorou e nós pudemos revezar e curtir também.
Para fechar, então, dou as seguintes dicas para quem vai com crianças pequenas pela primeira vez a uma estação de esqui:
- Ajuste sua expectativa. Pode ser que a criança estranhe, não queira a princípio ou não fique à vontade de ir para a escolinha. O jeito é relaxar, improvisar e deixar ela se ambientar.
- Não saia esquiar no dia em que chegarem ou mesmo no dia seguinte. A criança precisa de um tempo para se ajustar à altitude e o esforço pode deixá-la com dor de cabeça ou sonolenta.
- Não compre passe para a semana toda. Deixe para comprar por dia, pois você nunca sabe os dias que os pequenos irão efetivamente usar as pistas.
- Esquiar cansa, e muito! Não ache que as crianças aguentarão ficar o dia todo com o esqui. O limite da Alice era de 1 hora pela manhã e pouco mais de 1 hora à tarde. Nos intervalos, vocês podem brincar na neve ou na guardería dos hotéis.
Esperamos voltar em breve para ver como Alice se sairá em sua segunda temporada de esqui! 🙂
Leia também:
- Valle Nevado com as crianças – primeiros passos
- Valle Nevado – como fazer uma mala para a neve
- Valle Nevado Com Crianças: Como É Alugar Apartamento No Ski Resort
- O Que Fazer Com Crianças Em Santiago: Museu Interativo Mirador
- Como alugar um apartamento no Ski Resort Valle Nevado
- Santiago com Crianças – exposição Andy Warhol
- Vídeo da nossa viagem
- Valle Nevado – Hotel Puerta del Sol
Confira as promoções para reservas antecipadas neste mês no site do Valle Nevado
Em viagens com crianças para o Valle Nevado, fazer seguros de viagem é indispensável! Compare diversos planos e escolha o mais adequados no site do Seguros Promo.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”11″ ideal_para_lbl=”Pratica de Esportes” tags=”ValleNevado,fim_do_post,esportes” theme=”card-large” coupon=”viajocomfilhos5″ show_logo=”false”/]
Não conhecemos a neve ainda. Pode ser que agora em julho a gente conheça!
É o primeiro post que eu leio em dezenas de sites que consigo atividades para crianças de menos de 4 anos. Minha filha terá na época da viagem 3 anos e 10 meses e mede tb 95cm (picurrucha). Que bom saber que vou poder fazer alguma atividade com ela.
Oi Bianca, obrigada pelo comentário!
Desejo que a viagem seja muito boa!
beijos
Uma outra duvida. Pelo que já li em vários blogs a estação que tem mais atividades para as crianças é o de Farellones, mas gostaria de apenas conhecer Valle Nevado. Existem passeios que só vão ao Valle rapidinho para conhecer e depois descem para Farellones ou tenho que contratar particular ? Fazendo isso terei tempo de aproveitar bem o parque Farellones ou você não recomenda fazer os dois no mesmo dia?
Priscila, obrigada pelo excelente post!!! Crianças não são assuntos tratados com mais facilidade mesmo. Até que encontrei no seu mais detalhes que precisava. Mas, ainda tenho uma dúvida. Estamos indo agora dia 17 pro Chile e esquiar está nos planos com nossa garota de 10 anos. Pergunto: ela pode fazer aulas e esquiar junto de nós em Valle Nevado? É que se não, um de nós tem que ficar junto dela enquanto pratica o esporte. Obrigada. Lucia
Boa tarde! Você conhece alguma agência de transporte em Santiago que forneça cadeirinha para bebês (no caso, minha filha vai ter 1 ano e 2 meses na data da viagem)? Queria fazer vários passeio com ela, inclusive para o Vale Nevado e Farelones, mas todas que contatei sugerem que eu a leve no braço.