Eu Viajo com Filhos

Califórnia de motorhome com crianças

Viajar pela Califórnia de motorhome com a minha família foi uma das melhores coisas que eu já fiz na vida. Se eu fosse fazer uma lista das 100 coisas para se fazer antes de morrer, essa viagem entraria com destaque!

 

 

 

Nosso trajeto durou cinco dias (e quatro noites). Saímos de San Francisco e pegamos a Highway One rumo à Los Angeles, onde terminamos essa viagem inesquecível feita em janeiro deste ano (2015). Escolhemos fazer apenas parte da viagem de RV (como eles chamam motorhome) por alguns motivos que vou listar abaixo:

  1. O motorhome tira um pouco da sua liberdade de locomoção. É preciso planejar cada passeio com antecedência, evitar horas de muito movimento nas cidades grandes e encontrar lugar para estacionar, o que não é muito simples.
  2. Queríamos viver experiências diferentes na viagem: usar transporte público, experimentar o Uber; além de encurtar o trajeto San Diego/San Francisco para aproveitar mais tempo em cada cidade.
  3. Não somos uma família aventureira, que costuma acampar, fazer fogueira, enfrentar animais selvagens, pescar ou cozinhar com alimentos encontrados na natureza. (OK, estou exagerando um pouco).

 

 

Conclusão: apenas os itens 1 e 2 eram preocupações reais. Quanto ao know how em viagens aventureiras, não se preocupe. Encontramos muito mais estrutura do que poderíamos imaginar, APPs, informações em blogs, campings incríveis, estradas excelentes, pessoas disposta a ajudar, vagas para estacionar…

Mas vamos voltar ao roteiro… Não adianta eu descrever aqui as paisagens maravilhosas que encontramos pelo caminho. Só indo lá pra ver de perto mesmo! Encontramos colônias de leões e elefantes marinhos e baías lindas, tudo muito mágico. A cada curva, era um festival de “OHHHHHHH”!!!!!

 

Nosso roteiro pela Califórnia de motorhome

1ª noite – KOA, em Santa Cruz – Monterey

Nossa primeira noite foi em um camping da rede KOA, em Santa Cruz – Monterey Bay. Se tivéssemos imaginado a estrutura que encontramos lá, teríamos nos programado para ficar mais tempo. O lugar é lindo e tem muitas atrações para as crianças. Bicicletas e triciclos, trenzinho, piscina aquecida, lanchonete, loja de conveniência super completa, parquinho… Tudo que um bom hotel pode oferecer.

2ª noite – no centro de Carmel

Passamos o dia viajando tranquilamente, paramos no Monterey Bay Aquarium (simplesmente incrível, conto em outro post os detalhes) e chegamos a noitinha em Carmel, a cidade mais charmosa do trajeto. Como queríamos jantar em um bom restaurante (La Bicyclette) e tomar um vinho gostoso, optamos por estacionar o motorhome na rua (bem no centro da cidade) e dormir por ali mesmo. Foi uma experiência muito divertida e totalmente segura.

3ª noite – Santa Bárbara

Depois de fazer a parte mais bonita da Highway One, chegamos a esta cidade linda. O marido já tinha morado aqui, então aproveitamos para passear e rever a UCSB (onde ele estudou), a casa onde morou e os lugares da cidade que nos traziam saudades e boas lembranças. O nosso camping aqui não tinha nada de especial, era mais um estacionamento de motorhomes, mas cumpriu o seu papel.

4ª noite – Malibu

 Para a nossa última noite, reservamos uma vaga com vista para o mar de Malibu. Não tinha a mesma estrutura do KOA, mas a localização não podia ser melhor. Aproveitamos o dia para visitar o Getty Museum e nos arriscamos pelas avenidas movimentadas de Los Angeles com o motorhome. Foi uma experiência que misturou momentos de tensão com boas risadas, mas acabou dando tudo certo! A noite assamos marshmallows na churrasqueira (cada vaga tem a sua!) e tivemos uma deliciosa noite com o barulhinho do mar ao fundo. Na manhã seguinte, o único imprevisto desagradável de toda a viagem: trancamos o RV com a chave dentro. Para resolver o problema, tivemos que chamar um chaveiro que nos cobrou a bagatela de U$ 250.

Camping KOA

Alguns pontos a destacar:

  1. Viajar de motorhome é muito legal, mas você precisa ter um certo desapego ao luxo e conforto. O banheiro é pequeno, o chão molha todo na hora do banho e é preciso bastante intimidade com toda a tripulação para usá-lo (não preciso entrar em detalhes, certo?). Claro que vocês podem usar os chuveiros dos campings, mas isso também exige que a sua família seja assim um pouco “desencanada”!
  2. Nem pense em levar um guarda-roupas completo para o motorhome. Apesar de ter muitos armários, o ideal é ter algumas peças chave para que tudo fique mais organizado. Você pode deixar a maior parte da bagagem nas malas (o porta-malas é enorme) e levar para dentro apenas o mínimo necessário. Leve chinelos para não ficarem andando com o sapato sujo dentro do motorhome, isso ajuda a manter tudo mais limpinho.
  3. Faça um supermercado básico e aproveite a facilidade que é poder matar a sua fome e a das crianças a qualquer hora em qualquer lugar.
  4. Não esqueça de comprar itens de limpeza (esponja, detergente, odorizador de ar, lencinhos umedecidos e papel toalha não podem faltar).
  5. Se você nunca fez uma viagem assim antes, aconselho começar aos poucos, de 4 a 7 dias é o tempo ideal para testar.
  6. Leia muito antes, planeje, se informe. Os posts da Claudia do blog Felipe, o Pequeno Viajante me ajudaram muito!
  7. Alugue o seu motorhome de uma empresa reconhecida, que possa te ajudar e dar suporte no caso de algum problema. Tivemos uma ótima experiência com a Cruise America.
  8. Faça reserva em alguns campings com certa antecedência. É possível dormir na rua (sempre há sinalização quando o local não permite estacionar RVs), em estacionamentos do Walmart (e outros estabelecimentos) e até em casas de família que oferecem estrutura para isso. Mas vale a pena aproveitar os bons campings, principalmente se você está com as crianças.
  9. Na hora de contratar, você escolhe se quer que o motorhome venha com os kits de lençol, acolchoado, travesseiro e toalhas. Há também o kit de pratos, copos, talheres, panelas… Como iríamos passar pouco tempo, pegamos o pacote completo.
  10. Compre uma lanterna, ela vai ser essencial para a exploração noturna dos lugares onde vocês vão parar.
  11. Por último: a única coisa que não pode faltar na sua bagagem é bom humor. Poucas coisas na vida são tão divertidas quanto juntar a família em uma aventura como esta. Não deixem que coisinhas pequenas atrapalhem essa experiência tão legal que vai ficar marcada para o resto da vida na memória de todos!

 

Outras viagens de motorhome