Logo eu, que sempre verifico a validade de vistos, passaportes e documentos com antecedência, descobri que o passaporte da minha filha estava vencido! E o pior, não daria tempo de fazer um antes da viagem. Depois de alguns minutos de pânico, culpa e angustia, consegui voltar a raciocinar para providenciar um passaporte de emergência!

 

Passo a passo para fazer um passaporte de emergência

• Em primeiro lugar entre no site da Polícia Federal, preencha os dados: www.pf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

• Pague a GRU

• Se o passaporte for de uma criança, não esqueça de imprimir o Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores (veja o post que explica como ficou a autorização para menores no passaporte novo).

• Depois de pagar a GRU, o próximo passo é fazer o agendamento da data do atendimento. No caso de não haver datas disponíveis antes da viagem:

• vá até o posto da Polícia Federal que faz a emissão de passaportes com todos os documentos necessários, o protocolo e um documento que comprove a urgência do pedido (inclusive a passagem);

você deverá pagar uma taxa extra de R$ 77 (maio/2016) – a GRU desta taxa será emitida no posto de atendimento;

• O prazo para emissão do passaporte de emergência é até 24 horas após o requerimento.

 

 

Dicas importantes:

• Se possível, vá ao posto da Polícia Federal bem cedo, o horário de atendimento  é a partir das 7h (verifique o horário do posto da sua cidade antes de ir).

• Se a criança, tiver menos de 3 anos, a foto não é feita na hora, é preciso levar uma foto

• Ambos os pais precisam ir junto na hora de emitir o passaporte, para retirar, basta um dos pais e a criança, ambos portanto documento de identificação.

 

 

Leia também:

O que mudou no passaporte brasileiro que agora vale 10 anos

Viajar com filhos: o que você precisa saber sobre passaporte para criança

 

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi. O passaporte do meu filho está vencido mas o visto dos EUA só vence em 2022. Posso fazer um passaporte novo e usar o visto ainda válido do passaporte anterior ou tenho que fazer todo o traire para fazer um visto novo? Obrigada

    • Você não precisa fazer um visto novo! Faça o passaporte novo e quando for viajar para os Estados Unidos. Leve o passaporte novo e o velho com o visto válido. É bem tranquilo!

  2. Olá eu fui hoje no agendamento do passaporte do meu bebê,e a atendente me disse que eu não poderia pedir urgência no passaporte dele é que só chegaria dia 15/08 e minha viagem está marcada para 27/08 e o pior eu não tenho visto ainda,como faço?

  3. Oiii,

    eu tive que fazer o passaporte de emergência para minha bebê, mas estou preocupada com a entrada na União Européia com este tipo de passaporte para turismo. Você viajou a turismo também? Pra qual país? Foi tranquila a entrada:? Tem alguma dica para dar a respeito?

    Obrigada! Abraços, Carla

  4. Olá vou viajar e preciso do passaporte de emergência, já entrei no site, paguei a taxa de 257,25.
    Mas não votei nestas últimas eleições, preciso ir s um cartório e regularizar antes de ir a PF ?
    Moro em São Paulo e irei na unidade Lapa.

    Viajo daqui 28 dias, será que consigo o novo passaporte antes disso ?
    Está vencido desde 08/16
    Me ajude por favor !!
    Rodrigo

    • Ola! Não sei informar esta questão do voto, mas acredito que você precise regularizar antes de ir!

      O passaporte de emergência fica pronto em 2 dias.

  5. Ola, irei viajar prox mes para portugal dia 22 e preciso do passaporte para portugal de urgencia por conta que meu narado tera umas folgas eo
    Poderei ficar com ele. Porem nao tenho como declarar nada de urgência apenas qro o passaporte de urgencia para dar tempo pegar e marcar ir. ELES PODEM FAZER MESMO ASSIM MEU PASSAPORTE DE URGÊNCIA MESMO EU NAO DECLARANDO NADA Q E URGENTE.?

  6. Olá, ganhei uma viagem para cancún agora dia 06/07/2017, ganhei hoje de uma tia que já comprou tudo. Hoje (16/06) eu consigo fazer um passaporte a tempo?

  7. Olá, o passaporte da minha filha venceu e preciso fazer outro só que meu marido não está no país como faço só a minha autorização serve ou tem como ele mandar uma autorização de lá e consigo renovar o passaporte dela?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here